Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
A tempos tava querendo montar um pc então comprei um kit contendo placa mãe Asus M5a78l-m LX/BR + processador AMD Fx-6300 + 4gb de memória DDR3 Kingston, foi montado tudo certo, o pc funcionou, deu pra formatar, instalar programas, mas quando fui usar começaram os problemas. 

Primeiro o computador travava dentro de minutos, verifiquei que o processador tava chegando a 55ºC e o chipset tava fervendo, comprei o cooler Hyper T4 da Cooler Master pois o cooler que vem com o AMD FX6300 é meio fraco, mesmo com o Hyper T4 o problema continuou, entrei em contato com o vendedor, o kit foi enviado para a assistência, afirmaram que não há defeito e me mandaram de volta, ao chegar, o problema persiste. Vi na internet alguns orientando para desabilitar a função Turbo Core pois essa placa tem uma certa incompatibilidade com esse processador, o fiz e o processador ficou em temperatura normal, máximo 45ºC mas continua travando com o uso e agora fica imagem distorcida ou colorida quando trava. 

Outro fato é que o chipset continua fervendo ao usar, e já aconteceu de estar funcionando o pc e quando mexi o gabinete de lugar travou, outras vezes ele não iniciava, tirei e recoloquei o pente de memória daí iniciou, em outras não ligava com o gabinete em pé mas quando deitado liga. Desconfio do aquecimento do chipset, isolamento elétrico do gabinete, memória RAM com defeito ou defeito na placa mãe. 

Alguém sugere uma solução?

Grato

• Moderador
Postado

Essa placa específica tem dado dor de cabeça com os FXs mesmo. O Bios é o mais atual? Se não for, atualize e veja se ajuda. Se persistir o problema, tente trocá-la pelo menos pela GA-78LMT-S2P que é concorrente direta dela mas é melhor. Podendo, pegue a GA-970A-DS3P.

• Curtir 1
Postado

Vi em sites e fóruns muitas pessoas falando do mesmo problema com esse conjunto da Asus M5a78l-m LX/BR e AMD Fx-6300 mesmo. A versão da BIOS já veio a mais recente, a 1101. Obrigado pela sugestão das placas mãe, dei uma olhada nelas, mas antes de decidir comprar outra queria tentar fazer estabilizar o conjunto atual. Troquei a fonte de energia e estou testando pra ver como vai se comportar, depois vou testar a placa fora do gabinete pra tirar a dúvida da questão do isolamento elétrico.

• Curtir 1
Postado

Troquei a fonte nova que comprei pro pc, uma BlueCase 500w ( Modelo BLU 500 ATX) por uma C3 Tech 350W (Modelo PSN-350S2) usada, acabou que o pc tá funcionando desde ontem com a C3 Tech, passou o dia todo ligado hoje e não deu nenhuma falha mais. Montei com a placa de vídeo e tudo mais e tá tudo ok por enquanto.

Segundo o seguinte teste https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-BlueCase-de-500-W/2642a BlueCase não é nada recomendável, acho que tava aí o problema.

Recomendam algum modelo de fonte boa?

Tô usando:

Placa mãe Asus M5a78l-m LX/BR

Processador AMD Fx-6300 3,5Ghz

Cooler CPU Hyper T4 Cooler Master

4Gb memória Kingston DDR3 1333MHz

Placa de vídeo GeForce 9800 GT 1Gb

HD Seagate 1Tb

Drive DVD 

Leitor cartão

Placa wireless USB TP Link TL-WN722N

• Moderador
Postado

Troquei a fonte nova que comprei pro pc, uma BlueCase 500w ( Modelo BLU 500 ATX) por uma C3 Tech 350W (Modelo PSN-350S2) usada, acabou que o pc tá funcionando desde ontem com a C3 Tech, passou o dia todo ligado hoje e não deu nenhuma falha mais. Montei com a placa de vídeo e tudo mais e tá tudo ok por enquanto.

Segundo o seguinte teste https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-BlueCase-de-500-W/2642a BlueCase não é nada recomendável, acho que tava aí o problema.

Recomendam algum modelo de fonte boa?

Tô usando:

Placa mãe Asus M5a78l-m LX/BR

Processador AMD Fx-6300 3,5Ghz

Cooler CPU Hyper T4 Cooler Master

4Gb memória Kingston DDR3 1333MHz

Placa de vídeo GeForce 9800 GT 1Gb

HD Seagate 1Tb

Drive DVD 

Leitor cartão

Placa wireless USB TP Link TL-WN722N

Essa vale à pena: https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/49984/?parceiro=google&gclid=CIuNo8-7wMICFcxQ7AodSA0ARA

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Estou como mesmo problema, o pior é que comigo meu pc deu para reiniciar até na  tela da BIOS, simplesmente do NADA. alguém á conseguiu uma solução para este caso ou identificou realmente o problema??

Equip:

M5A78L-M-USB3

AMD Fx-6300 3,5Ghz

KINGSTON SV300S37A120G

AMD Radeon R7 200 Series

2x corsair 4Gb 1600 mhz

• 5 meses depois...
Postado

Também estou tendo problemas com esse processador. Eu troquei meu atlhon ii x2 270 por um novo fx6300 Black Edition na minha mobo mais uma Corsair CX600w nova. Também é uma Asus M5a78l-m LX/BR, com 2x4gb de ram corsair, ssd 60gb kingston e hd 500gb, e de video uma HD7850.

De vez em quando ele trava, ou da tela azul, mas quando tento ligar pra alguem no skype é garantido que trava.

Porém já joguei um monte GTA V, não travou com superaquecimento, com memoria carregada, rodei um destes programas que forçam a maquina e não deu erro nenhum.

Por enquanto voltei pro meu atlhon, ai não da problema nenhum.

Editando: Então, me dei conta que, apesar das minhas memórias serem do mesmo modelo (corsair CMV4GX3M1A133C9), elas são diferentes em relação ao numero de chips. Uma tem em um só lado e a outra tem dos dois lados.

Postado

No meu caso, a solução foi trocar a fonte de energia, inicialmente, quando os problemas estavam ocorrendo eu estava usando uma  BlueCase 500w ( Modelo BLU 500 ATX), uma fonte "genérica" que aparentemente não fornecia a potência exigida pelos componentes, principalmente pelo processador AMD Fx-6300 3,5Ghz o qual tem a fama de ser bem "beberrão" de energia. Ao trocar por uma C3 Tech 350W (Modelo PSN-350S2) os problemas acabaram. Ouvi dizer que o ideal seria uma de 450W reais, mas a de 350W reais já me quebrou um galho por enquanto, não ocorreram mais problemas.

• 10 meses depois...
Postado

@rafadm  Eu vou pegar também  um FX 6300+ a placa M5A78L-M LX/BR  Você que deve ter utilizado por um bom tempo sabe dizer se tem como fazer o turbo sem nenhum problema? eu acabei comprando um cooler T4 da cooler master, sabe se ele cabe na placa  ou atrapalha as memorias?

• Moderador
Postado
34 minutos atrás, Rafael Jones disse:

@rafadm  Eu vou pegar também  um FX 6300+ a placa M5A78L-M LX/BR  Você que deve ter utilizado por um bom tempo sabe dizer se tem como fazer o turbo sem nenhum problema? eu acabei comprando um cooler T4 da cooler master, sabe se ele cabe na placa  ou atrapalha as memorias?

Podendo fuja dessa placa-mãe.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!