Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Estou com problemas sérios com minha conexão Vivo Speedy e de dedos cruzados para que alguém possa me dar uma luz!

O modem é um modem ADSL 2 ETH Coletek W-M1101 WH (fornecido pela própria Vivo). Ele está conectado a um roteador TP-Link Wireless TL-WR741ND (firmware recentemente atualizado para 3.17.0 Build 140410 Rel.58342n), ao qual está conectado fisicamente este PC de onde escrevo, rodando o Windows 7 Ultimate (Service Pack 1). Basicamente, o único objetivo de ter o roteador é, além de raras conexões via celular, utilizar a smart TV que fica em outro cômodo, a qual se conecta via wireless.

O problema que tenho tido se resume basicamente a uma conexão totalmente instável. Se pingo, digamos, o UOL, obtenho basicamente "Resposta de 200.221.2.45: bytes=32 tempo=XXms TTL=56", onde "XX" fica normalmente entre 35 e 45 ms, com alguns picos acima dos 100 ms aqui e ali; de repente, de forma aparentemente aleatória, a conexão "cai" e começam as mensagens de "Esgotado o tempo limite do pedido"; disso, começam as mensagens de "Resposta de 192.168.0.1: Rede de destino inacessível", às vezes se alternando com as de tempo esgotado, até que a conexão volta, e então começa tudo outro vez.

Alguns dias é possível ficar algumas horas conectado sem que isso ocorra; em outros dias (como hoje), mal dá para navegar por 5 minutos que sejam.

Nunca percebi nenhuma alteração nas luzes do roteador; nas do modem, às vezes a luz de Ethernet parece piscar mais, e às vezes a de DSL se apaga, mas, na maior parte do tempo, elas continuam acesas normalmente, como se nada estivesse errado.

Se ligo o modem e o roteador apenas para utilizar a TV, mas o PC fica desligado, a conexão fica totalmente estável quase que 100% do tempo. É só quando o PC também está ligado (seja sozinho ou ao mesmo tempo que a TV) é que o problema começa.

Se desligo o roteador e ligo o PC diretamente ao modem, a conexão também fica perfeita, sem nenhum problema.

Várias pessoas me sugeriram trocar o roteador, mas não consegui nenhum emprestado para testar a teoria, e (claro) não quero me arriscar a comprar um novo se o problema puder estar em qualquer outro ponto da equação toda. Além disso, como há essa questão de tudo funcionar bem com ele quando o PC está desligado, imagino que não seja óbvio o problema ser mesmo com ele.

Sugestões?

Desde já, muitíssimo obrigado!

Postado

@Psilord,

Li atentamente seu post e, apesar de você ter algumas impressões de que o problema pode ser o roteador ou que só ocorre quando o PC está ligado, te digo uma coisa: este problema que você está enfrentando é na sua conexão DSL. O motivo? O led do DSL jamais pode oscilar, e quando isso acontece significa que seu modem perdeu o sincronismo com o modem lá da outra ponta (da operadora). Portanto, pode ligar lá e abrir um chamado, informando perda de sincronismo no sinal ADSL. Isto pode ser problema nas conexões (poste, caixa interna, etc), cabeamento (interno ou externo), micro-filtro ou até no próprio modem; mas isso é tarefa pro técnico da operadora descobrir.

Espero ter ajudado.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...