Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

erro com programação C no dev c


Italo_TI

Posts recomendados

Esse erro normalmente não tem nada a ver com o código, e sim com o sistema operacional. Provavelmente uma outra instância do seu programa ainda tá rodando, e você tentou rodar ele novamente.

Abra o gerenciador de tarefas do windows e finalize qualquer processo do seu programa que esteja rodando, ou simplesmente reinicie o computador.

 

Além disso, se quiser ajuda com o código evite postar ele numa imagem pois fica difícil de ajudar (eu teria que digitar tudo na mão pra compilar o código).

É bem mais fácil dar um ctrl-c e ctrl-v e colocar as tags 'code' do que tirar printscreen e postar imagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, o erro é esse.

 

'ld' é o linker do gcc. Ele retorna status 1 quando dá algum erro de linkagem no seu código... geralmente isso acontece quando o programa ainda tá sendo executado, você compila o programa, o linker tenta sobrescrever o arquivo e o windows diz "opa, peraí, o arquivo ainda tá aberto, amigo... não pode mexer nele agora". Foi por isso que eu pedi pra ver o gerenciador de tarefas.

 

Mas no teu caso aí, o teu compilador simplesmente não possui a biblioteca conio. Por isso quando o linker tenta achar a biblioteca, dá erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso eu não sei. A lib conio não faz parte do padrão do C na verdade... alguns compiladores implementam ele, outros não.

Eu não sei dizer se o gcc (o devc++ usa o gcc) implementa as funções da conio ou não.

 

Além disso parece que a conio é apenas um cabeçalho que faz uso de uma DLL do próprio windows pra algumas funções dela (pelo menos foi isso que o google me disse), e eu notei que você tá usando o windows 8... então existe também a possibilidade do windows 8 não ter suporte pra ela.

 

Se não for muito trabalho pra você, então tente reinstalar o gcc. Se não, acho melhor deixar a conio de lado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só ir na pasta onde o devc++ tá instalado que você acha ele lá... Na verdade, no windows o projeto se chama MingW... mas é baseado no gcc. O executável do compilador é gcc.exe se não me engano.

 

Edit:

Quando eu disse pra reinstalar o gcc eu quis dizer reinstalar o devc++. Foi mal.

 

Edit2:

Ah, falando em devc++... já pensou em usar outra IDE? Porque o dev é bem velhinho hein... provavelmente não vai resolver seu problema porque ele também é baseado no gcc, mas muita gente abandonou o devc++ e passou pro CodeBlocks. No momento não uso ele, mas já usei no passado... recomendo. É mais moderno que o devc++. http://www.codeblocks.org/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele usa o portátil do Mingw do GCC (GNU Compiler Collection)

atualmente, tu estais usando a versão 4.8.1 64bits dele (esta escrito no topo da imagem).

Notei que há chamada da biblioteca conio, esta tem muitas das suas funções pré-C'11

removidas após a reforma. Assim estou sabendo.

Então por exemplo; a função ->

void gotoxy( int _x, int _y );
<- teve seu protótipo removido.

Se existe a versão pré-C'11 disponível eu não sei, e não pesquisei também.

O que sei atualmente é que metade das funções ficaram disponíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só ir na pasta onde o devc++ tá instalado que você acha ele lá... Na verdade, no windows o projeto se chama MingW... mas é baseado no gcc. O executável do compilador é gcc.exe se não me engano.

 

Edit:

Quando eu disse pra reinstalar o gcc eu quis dizer reinstalar o devc++. Foi mal.

 

Edit2:

Ah, falando em devc++... já pensou em usar outra IDE? Porque o dev é bem velhinho hein... provavelmente não vai resolver seu problema porque ele também é baseado no gcc, mas muita gente abandonou o devc++ e passou pro CodeBlocks. No momento não uso ele, mas já usei no passado... recomendo. É mais moderno que o devc++. http://www.codeblocks.org/

po, valeu mesmo, eu dei uma pesquisada e vi que o devc++ não tem a biblioteca conio.h

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!