Ir ao conteúdo

Usar a bateria do notebook para economizar energia prejudica a bateria?

Cintia Roma

Posts recomendados

Postado

Olá,

Não entendo nada de computadores ou eletrônica, mas tenho uma preocupação com o meio ambiente - e com a conta de energia que está aumentando.

O que tenho feito recentemente é carregar a bateria do notebook, desligar da tomada e só ligar de novo quando a bateria estiver baixa. Isto, em vez de deixar o computador ligado na tomada 100% do tempo.

Mas se vocês disserem que isso danifica a bateria, acho que o descarte dela causa mais dano do que o consumo... Alguém saberia me dizer???

Obrigada.

• Membro VIP
Postado

Uns 20 segundos a menos no chuveiro elétrico deve dar uma economia maior do que toda essa sua preocupação dai.. Mas cada um cada qual..

Qualquer bateria tem um número de ciclos carga descarga definido e limitado. Faz parte de sua vida útil..

Carregar a bateria e usá-la até descarregar consome ou usa um desses ciclos e, encurta alguma coisa na vida dela.. Se puderes mantê-la ligada ao carregador flutuador mesmo em uso, esse ciclo é poupado em parte. O fato de sua bateria estar recebendo energia, quando carregada, não aumenta consideravelmente a demanda pois não há consumo na carga da mesma, só uma pequena corrente chamada corrente de flutuação, e nessa hora quem alimenta seu note é a energia vinda da tomada.

Ademais cada transformação tem uma determinada eficiência. Carregar uma bateria para depois usar essa energia da mesma para alimentar o PC consome mais energia do que alimentar o PC diretamente da tomada, via carregador.. O processo de carga, armazenamento e descarga da bateria tem uma eficiência menor se comparada com a alimentação desse mesmo PC direto da tomada. Existe  alguma perda nesse processo de carga/descarga...

E lembre-se, 20 segundos de chuveiro elétrico, é disso que estamos falando..

Postado

Muito obrigada, Faller.

Com certeza, eu já pratico muitas outras medidas de economia de energia. A próxima vai ter que ser trabalhar menos kkkk

Um abraço,

Cintia

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...