Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel - controle de estoque de medicamentos


Ir à solução Resolvido por DJunqueira,

Posts recomendados

Oi pessoal!

Alguém pode me ajudar?
Tenho um projeto de conseguir doação de medicamentos (novos e usados) para tratamento de cães e gatos resgatados das ruas.

Consegui uma planilha de controle de estoque no google e comecei a cadastrar os medicamentos recebidos na aba "Itens de Estoque", e logo depois eu lanço a "entrada" destes remédios.

Diversas pessoas terão "estoques" em casa de parte da medicação, essas pessoas são os "locais de estocagem (Márcia e Cintya)".
Na aba itens de estoque eu consigo ver a lista que tudo que a farmácia tem, mas eu gostaria de uma aba nova que desse a listagem de estoque por "locais de estocagem".

Ai apareceria o nome da dona do estoque, tipo "Márcia" e logo abaixo todos os medicamentos que estão nesse local, e por aí vai ...

Será que tem jeito de fazer?

Farmácia Solidária 2.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas vezes a solução mais simples acaba sendo a melhor, seguindo essa linha eu inseri uma Segmentação de Dados na planilha/aba Entradas de tal forma q você pode rapidamente selecionar os itens em estoque por este filtro. No final desta tabela tb inseri uma linha totalizadora.

 

Aproveitei a oportunidade p/ fazer uma pequena alteração no layout de algumas planilhas, espero q goste.

 

Na planilha/aba Protetores automatizei a numeração da tabela através de fórmula.

 

Muito embora eu considere uma redundância acabei montando uma TD na planilha chamada Locais com aba destacada em vermelho p/ visualização dos "Locais"/nomes das pessoas.

Farmácia Solidária 2.xlsx

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! Não acredito! FICOU PERFEITO MARAVILHOSO MUITO MELHOR DO QUE EU ACHAVA SER POSSÍVEL!!!

 

Muito obrigada!  :D  :D  :D  :D

 

Adorei a foto fofa, e a bandeirinha para sinalizar a validade, fiquei horas mexendo nela hoje e procurando no google para colocar uma formatação condicional tosca e horrorosa nessa coluna *rs*. Que função você usou para a bandeirinha?!

 

Adorei a aba "Locais" era exatamente o que precisava! O único porém (e pode ser um problema daqui de casa, entre a cadeira e o monitor) é que esta aba não esta levando em conta a aba de "saida", teria um jeito da aba de "locais" só mostar o estoque atual? Pegando as entradas e subtraindo das saídas?!

 

Outra coisa que já seria um abuso, mas teria como você adicionar outros 6 locais de estocagem?! Pode colocar siglas (A1, B2 ...) só para eu poder adicionar outros nomes depois que o projeto crescer, tentei fazer por aqui mas o tico e teco não permitiram rs

 

:lol:  :lol:  :lol:  ADOREI!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Legal q gostou :D

 

A bandeirinha é por conta de formatação condicional, mas preste atenção q redefini a formatação de Texto p/ a coluna p/ uma formatação específica de data (mm/aaaa), foi por isso q as bandeirinhas estão funcionando.

 

Vou ver como resolvo a questão do estoque atual, não tinha entendido q você queria esse resultado...

Para calcular o saldo final terei q inserir um novo campo de código de entrada na planilha entradas, pois o correto é q você saiba não só a quantidade de cada remédio, mas tb validade, fabricante, condição, etc. Assim cada saída tb vai passar a se referir ao lote específico de entrada.

 

Pô, deu bem mais trabalho do q eu estava esperando, mas o final saiu legal :)

Ficou assim:

  1. você vai ter q ter MUUUIITO CUIDADO p/ não colocar uma Código Lote errado, o melhor seria mesmo automatizar, sendo q você tb não vai poder apagar entradas de lotes antigas. P/ automatizar tem q fornecer mais informações s/ se quem vai ficar atualizando a planilha entende o suficiente p/ não fazer besteira e se é cuidadoso o suficiente tb;
  2. Na planilha Entradas duas colunas foram ocultas, elas calculam o somatório das saídas e o saldo do estoque;
  3. A planilha Locais agora tem a coluna Estoque;
  4. Criei uma nova planilha/aba chamada Estoque por Lote. Nela você pode ver todos os medicamentos em estoque assim como clicando nos botões de +/- você pode saber quantos e quais lotes você tem de determinado medicamento. Tb pode selecionar um código de medicamento no controle de Segmentação de Dados p/ focar em apenas um deles;
  5. Na tabela Saídas inseri a coluna Qtd estoque e uma validação na coluna Qtd Saída em q se o estoque ficar negativo a planilha acusara erro de entrada de dados e a respectiva célula na coluna Qtd estoque ficará vermelha;
  6. Alterei o layout da planilha Saída p/ acomodar uma tabela dinâmica acima dela, assim quem for anotar a saída de determinado medicamento poderá saber quais são os lotes disponíveis p/ preenchimento da coluna inicial Código Lote.

 

Para inserir novos itens vá até a última linha e coluna e pressione o botão de tabulação. Melhor aprender afazer do q ficar dependente de outras pessoas. ;)

 

Sucesso p/ vocês e a cachorrada ;)

Farmácia Solidária 2.xlsx

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! Ficou mais que perfeita! Muito melhor do que eu tinha sonhado!  :D  :D  :D

 

Adorei a solução do lote! Quebrei cabeça pensando em um jeito de separar os remédios porque já estava virando confusão com tanta coisa do mesmo tipo, ficou perfeito demais! Vou até escrever o número do lote nas caixinhas dos remedios, para ajudar a organizar.

 

Não entendi essa parte do automatizar o lote, mas acho que do jeito que está tá ótimo! Eu sou a unica que faz os lançamentos na planilha, para não virar bagunça. As meninas sempre me passam o que receberam e só eu faço o lançamento.

 

Só fiquei com uma dúvida, quando incluir um novo código de medicamento na aba de itens de estoque ou um novo local de estoque, como faço para eles aparecerem  no controle de segmentação de dados das outras abas? E como faço para inclui-los naquelas tabelinhas que aparece onde você clica no nome dentro do quadradinho ao invés de ir pelo filtro!?

 

:lol:  :lol:  :lol: 

 

Feliz demais, vou fazer o primeiro inventário e lançar tudo já certinho

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal q gostou, realmente ficou bom. :lol:

 

A parte de automatizar significaria gerar um código eventualmente até por VBA dependendo de quem ou quantas pessoas preenchem os dados da planilha, mas se é só você e p/ você tá ok...

 

Os itens de estoque irão aparecer nos controles de Segmentação de dados sempre q você atualizar a respectiva tabela dinâmica. As TD estão vinculadas a Entradas de estoque.

 

Penso q você se refere as listas q surgem nas células quando você clica nas setas p/ preenchimento das tabelas, elas se alimentam dos dados das próprias tabelas e você não precisa se preocupar com nada oculto.

 

Na planilha/aba Saídas você deve tomar cuidado p/ não selecionar mais de um medicamento por vez (e especialmente todos eles) referente a TD, pois isso poderia dar erro de sobreposição com a tabela de entrada de dados a partir da linha 100.

 

Vou viajar semana q vem, assim sendo não estarei por perto p/ tirar outras dúvidas.

 

Abraço e boa sorte com a nova planilha.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membro VIP

Bom dia Carol ina

 

seja bem-vinda ao fórum!

 

Para baixar a planilha no teu computador, basta você clicar no link da mensagem numero 4 deste tópico, que é do DJunqueira,

Na parte de baixo tem o link em azul com a inscrição --> Farmácia Solidária 2.xlsx

 

Se foi útil, clique em Curtir

 

Dê retorno.

 

[]s 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 1 ano depois...

Bom dia D junqueira!

Estou precisando muito da sua ajuda

TRabalho numa ONG e vou informatizar a farmácia, peguei a sua farmacia solidaria como exemplo, mas tem algumas coisas que estou em dúvida... não entendi direito o menu suspenso, como faço para criar, e como faço para colocar numa coluna toda...

Os medicamentos, na planilha de entrada, eu seleciono o remedio e ele automaticamente preenche o código e descrição, mas o fabricante ele não está buscando

E outra duvida, em relação a lista suspensa, como faço para ter a opção de selecionar ou digitar

 

CONTROLE FARMACIA.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 23/01/2015 às 03:37, DJunqueira disse:

Legal q gostou, realmente ficou bom. :lol:

 

A parte de automatizar significaria gerar um código eventualmente até por VBA dependendo de quem ou quantas pessoas preenchem os dados da planilha, mas se é só você e p/ você tá ok...

 

Os itens de estoque irão aparecer nos controles de Segmentação de dados sempre q você atualizar a respectiva tabela dinâmica. As TD estão vinculadas a Entradas de estoque.

 

Penso q você se refere as listas q surgem nas células quando você clica nas setas p/ preenchimento das tabelas, elas se alimentam dos dados das próprias tabelas e você não precisa se preocupar com nada oculto.

 

Na planilha/aba Saídas você deve tomar cuidado p/ não selecionar mais de um medicamento por vez (e especialmente todos eles) referente a TD, pois isso poderia dar erro de sobreposição com a tabela de entrada de dados a partir da linha 100.

 

Vou viajar semana q vem, assim sendo não estarei por perto p/ tirar outras dúvidas.

 

Abraço e boa sorte com a nova planilha.

Bom dia, nossa que planilha top, esta de parabéns, você conseguiria me ajudar a adaptar essa planilha pra uma casa de repouso de idosos, pra controlarmos os medicamentos, uns sao trazidos pelos familiares, e outros conseguimos em farmacias gratuitamente, resumidamente seria um controlar os medicamentos de cada paciente, como se cada paciente fosse um local de estoque 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!