Ir ao conteúdo

Utilizar modem como somente roteador.

unknown_zodiac

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.

Possuo internet via anthena da empresa Unifique em Jaragua do Sul,S.C.

Esta mesma chega ao meu apartamente por um cabo ethernet que é ligado ao TP-LINK modelo TL-R460, conectado a porta WAN. Este mesmo não transmite wireless somente 4 portas LAN. Uma dessas saida LAN esta diretamente conectada ao um PC, funcionando normalmente.

Possuo um modem sobressalente: D-Link DSL2730R, que tem entrada p/ internet de telefone normal, 4 saidas LAN e antena wireless.

Segundo o técnico da empresa Unifique poderia se estar utilizando o meu modem como roteador.

O que gostaria e entendo que deveria estar fazendo, seria:

O cabo Ethernet que vem da antena plugado na entrada WAN do TP-Link.

Saida LAN 1, ao PC diretamente.
Saida LAN 2 ( ou qualquer outra) em uma das saidas LAN do D-LINK.

Simplesmente conectando os cabos deste modo não esta funcionando (a retransmição de dados, o PC da LAN 1 funciona normalmente).

Gostaria de saber se realmente existe a possibilidade de estar colocando este modem D-Link como somente roteador, tanto pra roteador wireless como LAN. Se o que esta faltando é alguma configuração em especifico.

Adiantando uma possibilidade de comentario que seria sobre DHCP. Ja vi em videos falando sobre esta parte. Que deveria desabilitar o DHCP no D-Link que servira como roteador e mudar o ip p/ por exemplo de 192.168.1.1 p/ 192.168.1.2. mas como podem observar nas fotos nao tenho como faze-lo ( se estou mudando na parte correta claro).

Desde ja agradeço o interresse.

post-502882-0-89623600-1421958734_thumb.post-502882-0-79876200-1421958740_thumb.

Postado

você está no caminho certo em seu raciocínio, só faltou um detalhe: os 2 roteadores devem estar na mesma sub-rede para que conversem, e isso se obtém configurando suas interfaces LAN. Faça o seguinte:

1) No PC conectado ao roteador da operadora, abra o prompt de comando e digite ipconfig. Anote o endereço IP do gateway padrão;

2) Acesse a interface de configuração do DSL-2730R e configure sua interface LAN na mesma sub-rede do IP anotado no passo 1. Exemplo: se o IP anotado no passo 1 foi 192.168.1.1, coloque 192.168.1.254 no D-Link e deixe seu DHCP desabilitado. Obs: o IP que você configurar aqui será o novo IP que irá usar para acessar este roteador;

3) Configure o Wi-Fi e poste o resultado.

Postado

Bom dia.

Funcionou perfeitamente.

Gostaria de esclarecer alguns fatos caso alguem encontre dificuldades semelhantes.

Em primeira mão estive tentando mudar o star IP que fica no DHCP, por isso comentava nas screens de que não havia a possibilidade de faze-lo.

Curiosamante ao tentar mudar o IP de 192.168.1.1 p/  192.168.1.2/192.168.1.3, tentar mudar mudar o IP e desativar o DHCP ao mesmo tempo ou mudar as configurações de wireless antes de trocar o IP, acarretavam em nao conseguir acessar a página de configuração do modem ou a senha de admin mudava sozinha. Bugs inexplicaveis.

Me ocorreu o erro (acho eu) que ao seguir um post fixo aqui desta mesma seção de redes sem fio:http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/848711-tutorial-como-configurar-meu-segundo-roteador-para-ser-um-ap-acess-point/ o nosso colega do post menciona em trocar o IP de 192.168.0.1 p/ 192.168.2.1. Eu sei que cada número corresponde a algo diferente só não de momento dizer o que é, se puder nos esclarecer a mais essa dúvida agradeço.

No mais obrigado pelo interresse no assunto.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...