Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Utilizar modem como somente roteador.


Ir à solução Resolvido por Véio do Rio,

Posts recomendados

Boa tarde.

 

Possuo internet via anthena da empresa Unifique em Jaragua do Sul,S.C.

 

Esta mesma chega ao meu apartamente por um cabo ethernet que é ligado ao TP-LINK modelo TL-R460, conectado a porta WAN. Este mesmo não transmite wireless somente 4 portas LAN. Uma dessas saida LAN esta diretamente conectada ao um PC, funcionando normalmente.

Possuo um modem sobressalente: D-Link DSL2730R, que tem entrada p/ internet de telefone normal, 4 saidas LAN e antena wireless.

Segundo o técnico da empresa Unifique poderia se estar utilizando o meu modem como roteador.

 

O que gostaria e entendo que deveria estar fazendo, seria:

 

O cabo Ethernet que vem da antena plugado na entrada WAN do TP-Link.

Saida LAN 1, ao PC diretamente.
Saida LAN 2 ( ou qualquer outra) em uma das saidas LAN do D-LINK.

 

Simplesmente conectando os cabos deste modo não esta funcionando (a retransmição de dados, o PC da LAN 1 funciona normalmente).

 

Gostaria de saber se realmente existe a possibilidade de estar colocando este modem D-Link como somente roteador, tanto pra roteador wireless como LAN. Se o que esta faltando é alguma configuração em especifico.

 

Adiantando uma possibilidade de comentario que seria sobre DHCP. Ja vi em videos falando sobre esta parte. Que deveria desabilitar o DHCP no D-Link que servira como roteador e mudar o ip p/ por exemplo de 192.168.1.1 p/ 192.168.1.2. mas como podem observar nas fotos nao tenho como faze-lo ( se estou mudando na parte correta claro).

 

Desde ja agradeço o interresse.

 

post-502882-0-89623600-1421958734_thumb.post-502882-0-79876200-1421958740_thumb.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

você está no caminho certo em seu raciocínio, só faltou um detalhe: os 2 roteadores devem estar na mesma sub-rede para que conversem, e isso se obtém configurando suas interfaces LAN. Faça o seguinte:

1) No PC conectado ao roteador da operadora, abra o prompt de comando e digite ipconfig. Anote o endereço IP do gateway padrão;

2) Acesse a interface de configuração do DSL-2730R e configure sua interface LAN na mesma sub-rede do IP anotado no passo 1. Exemplo: se o IP anotado no passo 1 foi 192.168.1.1, coloque 192.168.1.254 no D-Link e deixe seu DHCP desabilitado. Obs: o IP que você configurar aqui será o novo IP que irá usar para acessar este roteador;

3) Configure o Wi-Fi e poste o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

Funcionou perfeitamente.

 

Gostaria de esclarecer alguns fatos caso alguem encontre dificuldades semelhantes.

 

Em primeira mão estive tentando mudar o star IP que fica no DHCP, por isso comentava nas screens de que não havia a possibilidade de faze-lo.

 

Curiosamante ao tentar mudar o IP de 192.168.1.1 p/  192.168.1.2/192.168.1.3, tentar mudar mudar o IP e desativar o DHCP ao mesmo tempo ou mudar as configurações de wireless antes de trocar o IP, acarretavam em nao conseguir acessar a página de configuração do modem ou a senha de admin mudava sozinha. Bugs inexplicaveis.

 

Me ocorreu o erro (acho eu) que ao seguir um post fixo aqui desta mesma seção de redes sem fio:http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/848711-tutorial-como-configurar-meu-segundo-roteador-para-ser-um-ap-acess-point/ o nosso colega do post menciona em trocar o IP de 192.168.0.1 p/ 192.168.2.1. Eu sei que cada número corresponde a algo diferente só não de momento dizer o que é, se puder nos esclarecer a mais essa dúvida agradeço.

 

No mais obrigado pelo interresse no assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!