Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade placa mãe com linux


Luiz Bruginski

Posts recomendados

Boa tarde,

 

Estou querendo montar um servidor linux compacto e económico para fins de estudos e controle de versão(cvs/subversion).

Andei olhando e achei interessante os modelos a seguir

 

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/27343/placa-mãe-Sapphire-Pure-White-520360140G-com-Processador-AMD-Fusion-E-350-Suporte-a-ate-8GB-de-Memoria-DDR3-Som-Rede-e-Chip-Grafico-AMD-ATI-Radeon-HD6310-Integrados-Chipset-AMD----

 

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/58974/placa-mãe-Asrock-AD525PV3-Processador-D525-18GHZ-S_V_R_DDR3-90MXGHD0A0BAYZ

 

Porém informa no site dos fabricantes que só suportam SO windows, conforme links abaixo:

 

http://www.sapphiretech.com/presentation/product/?cid=2&gid=1047&sgid=1045&pid=1143&psn=&lid=1&leg=0#

 

http://www.asrock.com/mb/Intel/AD525PV3/index.br.asp?cat=Specifications

 

Se eu montar um servidor compacto com uma dessas placas poderá não reconhecer algum driver ?

Sou novato em instalação e configuração de linux e não sei se independente da especificação não constar suporte a linux, o linux por acaso não configura todos os drivers automaticamente sem precisar dos drivers dos fabricantes.

 

Att,

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@, embora o Linux siga boa parte do modelo econômico do Comunismo (todos podem usar, distribuir e modificar, e são donos), ele também é muito capitalista. Ou você acha que os programadores chefe do Kernel andam de carros esportivos por quê? rs. Além disso, há um "chefe geral", o Linus, ele quem manda, e não a comunidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só que o código no kernel não é de propriedade "da comunidade", cada parte é de propriedade de cada contribuidor. Outras pessoas podem redistribuir e modificar o trabalho sob a GPL, mas não podem mudar a licença, o único que pode fazer isso é o contribuidor original. Linus usou esse argumento para não mudar a licença do kernel da GPLv2 para a v3. Mas, voltando ao tópico:

Essa placa mãe é uma péssima escolha. Esse E350 é muito ruim. Melhor comprar uma placa-mãe e processador soquete AM1. Bem mais rápido, mais econômico e não vai sair tão mais caro assim.

Não anunciam compatibilidade com Linux porque não testam a placa com o Linux. Provavelmente funcionam normal, mas ninguém vai sair colocando casos extras de teste em coisas tão (relativamente) baratas assim, especialmente considerando que a maioria dos usuários são de longe usuários de Windows. É por isso que tem tanta placa por aí com BIOS bugada (até no Windows), debugar software desse tipo é muito dispendioso e é muito fácil de ter uma falha grave como resultado de algum erro.

Note que em placas de servidor e até em servidores pré-montados a situação é bem diferente, como esses equipamentos custam mais caro, precisam ser confiáveis e uma grande parte dos usuários usam SOs que não são o Windows, eles explicitamente mencionam suporte à Linux (normalmente algumas poucas distros, normalmente as que são mais comuns em ambientes do tipo) e devido ao custo elevado desses sistemas, é possível gastar mais recursos com validação do firmware (BIOS, etc), então eles muitas vezes possuem menos bugs estranhos do que uma placa de desktop normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, o que você procura é um desktop para linux, então ?

 

Meu caro, não esquenta com compatibilidade. Se é para subversion ou testar alguns aplicativos, pegue qualquer micro, até um notebook velho. Pelo o que eu entendi, é somente para seu uso e não será sua máquina principal de casa, correto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!