Ir ao conteúdo

Acender Led com LDR 16f628A

WLS.UAM

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, Como faço para acender um LED quando estiver escuro usando um LDR com o PIC 16f628A

Nunca mexi com entradas Analógicas, li em alguns lugares que eu precisaria de ADC e nesse PIC não tem esse conversor.

Vi que esse PIC tem entradas Analógicas porém não tem o Conversor, alguem poderia me dizer  em que pode ser aplicado as entradas analógicas sem o conversor? (pois não compreendi rsrs)

Tem como utilizar o LDR com esse PIC, ou terei que comprar outro mesmo? Não quero controlar intensidade nem nada, apenas para teste quero que acenda o LED se a LUZ estiver muito baixa.

• Membro VIP
Postado

Dá sim amigo. Use as entradas do comparador. Estas são "analógicas" pois como o nome diz, você pode comparar com valores internos que o pic gera numa rede R2R. você pode até mesmo fazer um adc meia boca de 5 bits com esta entrada mandando alterar estes valores e monitorando o bit do comparador.

mas antes de retornar, por gentileza dê uma lida na seção "comparator" deste mc. Mó moleza

Ah sim me lembrei de outra alternativa... O ldr carrega um capacitor numa entrada smitch trigger e você monitora o tempo de carga esperando a entrada ir a 1

Tipo isso (é só a essência hein!.. ) :

unsigned int tmp;TRISA1=0;//torna saídaRA1=0;//descarregaTRISA1=1;//torna entradawhile (!RA1) tmp++;//aguarda carga do capacitor

mais luz, ldR= menor, carrega mais rápido, tmp=menor valor. Não vai ser linear mas você pode usar o valor de tmp como valor da 'escuridão'

claro, tem maneiras mais inteligentes usando timer, capacitor com corrente constante e etc. Mas acho que não seu momento... ainda

Postado

@WLS.UAM,

E se voce quiser inventar um pouco mais... tem como acender o Led, usando o próprio LED como sensor de luminosidade !!!! Mas isto já é um pouco mais avançado...

Paulo

• Membro VIP
Postado

pior que é mesmo @aphawk ! me lembro que vi isso há alguns anos e quase montei (na verdade acho que até montei num protoboard). Era tipo o lance do capacitor que mencionei né (isso que te inspirou né? kk) .Pesquisei mas não achei rapidamente o artigo. Linka aí pra nós vai !!!!...

abç

Postado

@Isadora Ferraz,

Sim, eu tive de montar para acreditar.... achava impossível isso funcionar, mas funciona mesmo !

Suas respostas sempre tem elementos inspiradores, aquela do cara que alimentou centenas com quase nenhuma comida foi ótima ..... :lol:

Seguem os links :

http://www.instructables.com/id/LEDs-as-light-sensors/

http://www.thebox.myzen.co.uk/Workshop/LED_Sensing.html

Achei meu post :

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1070076-simples-led-de-emergência-usando-o-próprio-led-como-sensor/?p=5862731

O legal é que o mesmo Led que serve de sensor é o Led que fica aceso no escuro... E se aparece alguma luminosidade o Led apaga na hora !!!! Isso sim é muito legal !

Paulo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...