Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, estou fazendo um controlador de rpm de um motor, usando o circuito abaixo no proteus, porém, ele não simula corretamente (o motor não gira)

OyhRM5l.png

Gostaria de saber se na prática, o circuito funcionará ou não. Ou se há algum erro ou componente incompatível com simulações.

Há em anexo, o arquivo compactado do projeto (Proteus 8)

Controlador de Motor Simulado.rar

Postado

O proteus não simula este tipo de circuito que toma vantagem de diferenças de componentes, neste caso as diferença entre os transistores nesse multiastavel, acontece também com o phase-shift, que baseia-se na diferença de capacitância entre capacitores iguais.. para o programa os componentes são exatamente iguais, não existe diferença entre o ganho de transistores do mesmo tipo, o que não é a realidade...

Por isso o oscilador não funciona simulando ele no proteus.. Mas não vi nenhum motivo para que ele não funcione na pratica...

OBSERVAÇÃO:se o objetivo do potenciômetro era mudar a frequência ele esta configurado de maneira errada..

Postado

Sim funciona!

Acontece é que em simuladores, eles tem uma funcao "DC SOLUTIONS" que simula o circuito no modo estavel, sem passar pelo modo inicial que acontece no T0 auando liga o circuito.

Osciladores dependem desse inicio antes da estabilidade DC para iniciar oscilaçao.

Esse circuito vai variar o PWM desde um valor baixo ate um valor alto! Aprox - 30% a 60%

Postado

@nick4xd,

Faça o seguinte : os resistores de coletor estão com valor muito alto, abaixe para 100 ohms.

Mude os resistores da base para 10 Kohms.

Aumente os capacitores para 1000 nF .

E para terminar, mude o valor do potenciometro para 100 Kohms.

Vai oscilar, mas coloque o osciloscópio no coletor de Q2 e de Q3 e vai perceber que não vai funcionar da maneira que voce queria....

Isto se deve ao modelo de motor , voce não colocou os valores corretos...

Primeiro, edite as propriedades do motor, e coloque 12V . Mude a resistência interna do motor para pelo menos uns 100 ohms, ou o transistor não vai saturar por falta de ganho.

Vai perceber que agora o controle da velocidade funciona, mas não chega a parar....

E espero que seu motor consuma bem pouca corrente, senão vai ter de trocar o transistor Q3 por um darlington de maior corrente.

Ah, uma ultima dica... no Proteus 8 só começa a oscilar se dar um clique para aumentar ou diminuir o valor do potenciômetro, já no Proteus 7 começa a oscilar sózinho .... vai entender !!!

Paulo

• Curtir 1
Postado

Ah, uma ultima dica... no Proteus 8 só começa a oscilar se dar um clique para aumentar ou diminuir o valor do potenciômetro, já no Proteus 7 começa a oscilar sózinho .... vai entender !!!

Paulo

Isso! Foi o que eu expliquei, o proteus pula o estado transitorio e começa ja estado permanente, na estabilidade.. Hehehe

Ja projetei alguns osciladores no LTspice, alguns funcionavam outros nao...

O ultimo que projetei foi um Colpittis de 100kHz com distorçao de senoide na ordem de 0.01% THD, nao quis funcionar no simulador nao kkkkk mas monto na pratica e funciona que é uma beleza! Rodei até FFT pra certificar os 0.01%THD, deu ~0.014%

Eu pelo menos confio no meu calculo, agora pra novato fica difícil nao poder contar com o simulador, tem que contar com a sorte kkkk

Postado

Obrigado pelas respostas.

As únicas diferenças entre o circuito acima e do circuito real, são: tensão e motor.

Estou usando uma pilha de 1.5V para alimentar um motor de 5V, e está em uma rpm muito elevada. Portanto, será na verdade, uma entrada de 1.5V para um motor de 5V.

• Membro VIP
Postado

Boa noite pessoal, estou fazendo um controlador de rpm de um motor, usando o circuito abaixo no proteus, porém, ele não simula corretamente (o motor não gira)

OyhRM5l.png

Gostaria de saber se na prática, o circuito funcionará ou não. Ou se há algum erro ou componente incompatível com simulações.

Há em anexo, o arquivo compactado do projeto (Proteus 8)

Jamais inverterá.

Pense porque?

Postado

Obrigado pelas respostas.

As únicas diferenças entre o circuito acima e do circuito real, são: tensão e motor.

Estou usando uma pilha de 1.5V para alimentar um motor de 5V, e está em uma rpm muito elevada. Portanto, será na verdade, uma entrada de 1.5V para um motor de 5V.

Ué ... mas vai alimentar o circuito todo com quantos volts ??? 1,5V, 5V ou 12V ?????

Tem de ajustar tudo no Proteus, senão esqueçe.... você colocou como 12V a tensão de alimentação ....

E com 1,5 V sei não, acho que não vai oscilar de jeito nenhum ....

Paulo

Postado

O circuito todo será alimentado com 1.5V

Isso porque o motor que vou usar, consome muito pouco. Peguei a fonte padrão do proteus e esqueci de alterar a tensão..

Acho que vou apenas incluir um 7805 na saída e manter os 12v na entrada

• Membro VIP
Postado

O circuito todo será alimentado com 1.5V

Isso porque o motor que vou usar, consome muito pouco. Peguei a fonte padrão do proteus e esqueci de alterar a tensão..

Acho que vou apenas incluir um 7805 na saída e manter os 12v na entrada

Aí fica complicado.

Postado

Ninguem ai comentou mas, esse circuito nao pode funcionar com tensoes altas, tipo 12V, pois juncoes BE geralmente só suportam 5 a 7V no maximo!

É ate bom alimentar ele com uma tensão baixa, porém nao estão baixa a ponto de nao oscilador, 1.5V ainda oscila pois o ganho das malhas ainda sao maior. porém deve tomar cuidado com os valores das correntes se quiser polarizar um transistor para controlar o motor! Nao vai poder usar transistor darlington com 1.5V!

Postado

sim!

Use aprox 47R nos coletores, (as resistencias de coletor devem valor aprox 5% ~ 10% as de base)

Mas com 47R vai dar uma corrente perto do limite do bc547, alem de gastar muita bateira, então aumente as de base tambem!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!