Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Controlador de Fans Caseiro.


Posts recomendados

Reativando um belo Assunto pouco antigo, visualizando os projetos de alguns amigos do fórum, queria dividir opiniões com vocês aqui do fórum sobre esse tópico novamente, estou pensando em fazer um projeto e vai funcionar da seguinte maneira:

Fio preto da Fonte no fio preto do cooler.

Fio vermelho da fonte na esquerda da chave de 3 Posições.

Fio amarelo da fonte na direita da chave de 3 Posições.

Fio vermelho do cooler no meio da chave de 3 Posições.

Ficando assim:

Jogando a chave a esquerda, o cooler ficaria em 5 Volts.

Jogando a chave ao Centro, o cooler desligaria.

Jogando a chave a direita, o cooler rodaria 12 Volts.

Estou correto ? Caso meu projeto esteja errado por favor, me avisem.

Pretendo fazer esse procedimento 6 vezes, 6 botões para os 6 coolers do meu gabinete, alguém teria algo mais fácil a fazer para simplificar isso tudo ? Sendo que quero neste estilo 12V, D, 5V

Ou vou fazer 3 Chaves, 1 p/ fans dianteiro/laterais (ventilador), 1 p/ fans superiores/traseiro (exaustor)

Minha dúvida é a seguinte, uma chave ddividindo para 4 fans no caso, baixaria o rendimento ?

Obrigado a todos.

Fiz o.tópico com a dúvida para ddiscutirmos pois estou com o projeto no papel e irei comprar as peças amanhã (ainda não testei) e por isso venho para saber se vocês tem algo mais ccomplexo (SEM POTENCIOMETRO) tem de ser dessa maneira, acho mais bonito além de.usar os 12V dos fans que o potenciometro não usa.

Comprarei tudo amanhã é não.sei ainda se vi ou usar chaves ou interruptores gangorra, ambos de 3 Posições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma imagem pouco explicativa de como vai funcionar o circuito agora no início.

 

mut9NdN.png

 

Me desculpem pela péssima qualidade.

 

Lembrando, como são 6 Cooler's, utilizarei: 2 no Interruptor 1, 2 no interruptor 2, 2 no interruptor 3 e 1 no interruptor 4. Não sei se a ponte com os 6 cooler's vai dar certo já que ficarão em lugares destintos do Gabinete, por isso pretendo fazer o que vou citar abaixo na terceira linha:

 

Primeiro, resolvi fazer pontes para economizar espaços acho que não terei problemas certo ?

 

Segundo, os Cooler's ficarão ligados diretamente por fios e solda nos interruptores (Estou com os molex, posso pensar em faze-los),

 

Terceiro, ainda penso em colocar uma outra saída da fonte, deixando assim, 2 ou 3 interruptores para cada saída para não super-aquecer e para melhor ponte de divisão dos cabos.

 

Quarta, acho que vou colocar 1 led em cada fan, indicando aceso quando o mesmo estiver em rotação máxima 12V. (Só precisa saber se vai caber tudo onde quero por no gabinete)

 

Depois volto com mais informações para vocês, pretendo iniciar o projeto amanhã se eu conseguir encontrar as peças, já que aqui na minha cidade é uma bo@.

 

Se tiverem alguma opinião, crítica, dica, por favor fiquem a vontade pois sou leigo em eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!