Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reinicia sozinho só com alguns jogos


Posts recomendados

Minha configuração:

Processador FX 8350 (novo);

Cooler Master Seido 120V(novo);

Placa mãe gigabyte GA-970A-DS3P (nova)

Placa de vídeo GTX 970 4GB Gigabyte Windforce(novo);

Memoria Ram 2 x 4GB 1333MHZ Kingston (uns 3 anos, mas em bom estado);

HD Samsung 500GB 5400 rpm Sata 2 (uns 5 anos, mas em bom estado);

3 coolers Akasa Viper de 14cm, 5W cada (1 ano, em bom estado);

2 coolers de 12cm;

Fonte EVGA 600b 600W (nova) com 588W na linha 12V;

Filtro de linha Adella 2200W (novo, produto de qualidade);

Windows 8.1 64 bits com antivírus Windows Defender sempre verificando vírus e atualizado;

 

 

É o seguinte: estou com um problema difícil de solucionar. Algumas vezes meu PC deliga, a tela fica preta, depois de uns 3 segundos ele reinicia sozinho. Isso acontece somente quando está rodando alguns jogos, como Assassins Creed Unity, Watch Dogs, Amazing Spider Man 2, Batman Arckhan Origins e Injustice Among Us.

Antes, estava com cooler box do fx 8350 e ocorria com ais frequência. Agora, ocorre raramente, só que jogando Assassins Creed Unity e Watch Dogs a frequência é maior, mais ainda o unity, que ainda fica corrompido o save do Uplay.

Mas ontem, para meu desespero, reiniciou sozinho quando estava apenas assistindo uma serie online. Mas também foi só uma vez, isso depois de começar a passar sempre a escanear no Advanced System care. Depois disso não reiniciou mais. A partir de agora eu sempre passo esse programa quando ligo o Pc todo dia; pensei que havia solucionado, com o registro, o disco e o sistema sempre desfragmentado e limpo; mas sempre quando vou jogar alguns desses jogos, reinicia uma vez só. No caso do unity são várias vezes.

Já não sei mais o problema, pensava antes que fosse temperatura do processador, então comprei esse water cooler e continuou; desfragmentar sempre o disco e registro; e continuou. Os drivers da placa mãe e da placa de vídeo sempre atualizados. Todas as peças e seus contatos estão mais do que limpos. Tudo perfeitamente encaixado, pasta térmica, etc. Já executei o 3d Mark e não reiniciou; só quando roda esse jogos. Já fiz o stress do cpu e da gpu também não reinicia.

Tem um detalhe que me chamou atenção: na especificação da minha gtx 970 Windforce diz que o core boost é 1253MhZ, só que quando estou jogando e utilizando o msi afterburner reparei que o boost está 1329MHZ, valor do modelo G1 gaming edition. Fora o fato de minha placa não ter led (exclusividade do modelo G1), cheguei a pensar que essa minha windforce na verdade fosse uma G1 que não botaram o led, se enganaram e venderam como modelo Windforce. Fisicamente, a placa é a mesma windforce, a semelhança com a G1 é a entrada do cabo de led que tem (não era pra ter, o modelo windforce não tem essa entrada, um plugue branco), pois sim, a minha tem esse plugue, só não tem o cabo responsável pelo led. Acho que com esse cabo poderia dizer que venderam errado de modelo. Bom até aí, não tenho o que reclamar; a G1 é superior que o windforce; é ruim é se esse problema de reiniciar sozinho está relacionado com esse "erro" de modelo na venda, ou seja, no que eu tirei proveito dessa "falha" pode sair com um gosto amargo se a placa estiver com problema por conta desse episódio.

Bom, se o problema for esse, eu lavo minhas mãos. Aparentemente a placa está funcionando perfeitamente roda normal todos os coolers, sinal de vídeo limpo. Bom, deixo para vocês resolverem se isso está relacionado o reiniciar sozinho ou se é outro problema de hardware, energia ou sistema. Me ajudem é galera, que tá difícil... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou desconfiando da fonte, mesmo sendo de marca confiável pode ter erro de fábrica, tente medir com um multímetro cada entrada da fonte e ve se esta tudo ok

 

você poderia me dizer, mostrar um tutorial ou vídeo de como testa as entradas? Eu até tenho um multímetro, mas não sei medir essas entradas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, ohei lá no fórum pensava que fosse um tutorial, mas estava falando que era errado o uso do multímetro.

Bom de qualquer forma, não pode ser a fonte, a não ser se tem algum mecanismo de proteção que faça reiniciar quando utilizado toda a potencia aproximada. Só que ela aguenta até com folga minha configuração. Antes de comprar ela eu estava até na duvida se não seria mais jogo comprar a EVGA 500b de 500W. Muita gente disse que até esta supria a demanda de potencia do meu PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você conhece alguem que tenha um pc gamer + ou - parecido com o seu? Ai era só colocar sua fonte na conf dele e testar um desses jogos que reinicia o pc, ou pegar a fonte dele e por na sua máquina

 

Não, mas eu tenho uma placa de vídeo gtx 660, um processador phenom 2 X4 850 e uma placa mãe phinitonics n68m de reserva do meu Pc antigo, já ia até vender.

 

Ah, tinha um outro assunto que queria tirar uma dúvida rapidinho: essa minha Gtx 970 é bem fria, não passa de 65º, é seguro fazer overclock nela? Aumentar uns 300 MHZ? Até quantos MHZ seria mais seguro para ela durar? Ou qualquer valor pode comprometer o chip?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho essa placa mas vi em muitos lugares que só faz diferença em benchmarks, nos jogos sobem poucos fps, mas se quiser para testar e ver se é isso mesmo é só procurar um tutorial no youtube, se não mexer na tensão (exageradamente) não estraga a placa

 

Não, vou deixar como está mesmo, não tem muita diferença né, menos um problema. Já basta esse de reiniciar sozinho.

A propósito, eu vou colocar a GTX 660 para ver se reinicia. Amanhã à tarde eu dou o retorno, ok?!

Eu não tenho essa placa mas vi em muitos lugares que só faz diferença em benchmarks, nos jogos sobem poucos fps, mas se quiser para testar e ver se é isso mesmo é só procurar um tutorial no youtube, se não mexer na tensão (exageradamente) não estraga a placa

 

Outra questão que me gerou duvida é se minha placa Nvidia gtx 970 pode apresentar algum problema de compatibilidade com minha placa mãe GA-970A-DS3P, já que esta só tem suporte crossfire, não tem suporte sli. Isso quer dizer que pode haver algum problema em ela reconhecer minha gtx 970? Será que por isso reinicia automaticamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!