Ir ao conteúdo

Acessar planilhas por botão

Posts recomendados

Postado

Eu preciso, em uma planilha bem complexa, fazer o deslocamento entre as várias sheets por Hiperlink.

Sei fazer isso da forma convencional, com um botão, como mostra o exemplo, bem simples.

Mas para tornar mais dinâmico o processo precisaria fazer usando macros com hiperlink ou algo semelhante,

E atribuindo a macro ao botão.

Alguém sabe com criar esta macro?

Segue um exemplo simples, onde um botão "Janeiro", na sheet "Resumo" desloca para a sheet "Janeiro".

https://www.sendspace.com/file/9i3i1x

• Membro VIP
Postado

Bom dia Antonio

Editei o teu título para facilitar a pesquisa na fórum.

No título deve se colocar apenas um resumo da dúvida.

Fiz o que você pediu usando apenas Macro, use-se uma coisa ou outra.

Não se esqueça de habilitar as macros quando acessar a planilha.

17_03_15_Acessar planilhas por Botão com Macro-Patropi.zip

Dê retorno.

[]s

Postado

Desculpe a intromissão, por qual razão você deixaria de usar o recurso puro do Hyperlink para simulá-lo em uma macro?

Não vejo ganhos na planilha ao realizar essa manobra.

Postado

Desculpe a intromissão, por qual razão você deixaria de usar o recurso puro do Hyperlink para simulá-lo em uma macro?

Não vejo ganhos na planilha ao realizar essa manobra

O uso da macro vai facilitar em pois o nome da sheet pode mudar. Assim, fica mais fácil mudar na macro do que ir de uma em uma ao usar o hiperlink padrão. Funcionou ok. Valeu pela dica.

Se tiver como capturar na macro o nome do botão acionado (Janeiro, Fevereiro, Resumo) me informe por favor.

Postado

Desculpa, continue sem entender.

Se você alterar o nome da aba, tanto no Hyperlink como na Macro você terá que realizar manutenção para que ele volte a funcionar novamente.

Continuo sem entender. @Patropi ? :D

Postado

Desculpa, continue sem entender.

Se você alterar o nome da aba, tanto no Hyperlink como na Macro você terá que realizar manutenção para que ele volte a funcionar novamente.

Continuo sem entender. @Patropi ? :D

É bem mais fácil ir na macro e fazer um search com substituições do que ir de botão em botão para alterar. A planilha original tem mais de 30 botóes. Mas afinal, tem como capturar na macro o nome do botão acionado?

Postado

O que você quer fazer com o nome do botão, exatamente?

Me diga que talvez eu consiga te ajudar com maior precisão.

Se eu descobrir o nome do botão acionado, que terá o nome da sheet, eu posso na macro desviar para a sheet correspondente.

Exemplo: Se nome-do-botao = "Resumo"

go to sheet Resumo

Se nome-do-botao = "Janeiro"

go to sheet Janeiro

Se nome-do-botao = "Fevereiro"

go to sheet Fevereiro

Postado

Na verdade você não precisa desse código.

Você pode fazer assim.

Sub CommandButton1_Click ()    Dim captura_nome As String    caputra_nome = CommandButton1.Name    Sheets(captura_nome).SelectEnd sub

Só que o código só passa a funcionar se o texto do botão for exatamente o mesmo do nome da planilha que você quer direcionar ;)

Postado

Na verdade você não precisa desse código.

Você pode fazer assim.

Sub CommandButton1_Click ()    Dim captura_nome As String    captura_nome = CommandButton1.Name    Sheets(captura_nome).SelectEnd sub

Só que o código só passa a funcionar se o texto do botão for exatamente o mesmo do nome da planilha que você quer direcionar ;)

Essa macro está dando erro. Quando atribuo a macro ao botão Resumo da planilha enviada, o Excel retorna com erro.

Tem algo errado e não sei o que é.

Help!

Postado

@Antonio CNSantos

Vai dar erro mesmo.

Você está usando uma imagem como botão na planilha e trabalhar com ela via macro é bem mais chato.

Minha recomendação é você usar controles ActiveX (na guia Desenvolvedor do Excel), se a sua guia não está ativada, acesse esse link e veja como ativá-la.

Com os controles ActiveX você terá o objeto da macro que sugeri, o CommandButton1.

Teste e retorne se deu certo ;)

Postado

@Antonio CNSantos

Vai dar erro mesmo.

Você está usando uma imagem como botão na planilha e trabalhar com ela via macro é bem mais chato.

Minha recomendação é você usar controles ActiveX (na guia Desenvolvedor do Excel), se a sua guia não está ativada, acesse esse link e veja como ativá-la.

Com os controles ActiveX você terá o objeto da macro que sugeri, o CommandButton1.

Teste e retorne se deu certo ;)

Acho que fiz o que você pediu, mas ainda dá erro.

Veja na planilha em anexo: https://www.sendspace.com/file/85z4cb

Na aba Janeiro, coloquei o botao Resumo com activex, com a macro.

Mas dá erro. O que pode estar havendo?

Postado

@Antonio CNSantos

Com razão! Me desculpe, passei a propriedade errada no comando.

Ao invés do CommandButton1.Name, use CommandButton1.Caption

Pronto, assim vai funcionar ;)

Teste e retorne. Se deu certo, não esqueça de curtir e marcar como resolvido!

Postado

@Antonio CNSantos

Com razão! Me desculpe, passei a propriedade errada no comando.

Ao invés do CommandButton1.Name, use CommandButton1.Caption

Pronto, assim vai funcionar ;)

Teste e retorne. Se deu certo, não esqueça de curtir e marcar como resolvido!

Valeu muito. Agora funcionou ok. Pena que não funcione com os botões sem activeX que são mais práticos para desenhar. Obrigadão

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!