Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

EXCEL - LISTA SUSPENSA COM CONDIÇÃO


Ir à solução Resolvido por Basole,

Posts recomendados

Olá boa tarde, primeiramente gostária de pedir desculpa a todos caso esteja postando em local inapropiado, se for nescessário me informe que eu pago o topico e crio no local apropiado.

 

Vamos lá, segue em anexo uma planilha de exemplo do meu problema, não posso enviar a original por conta de dados confidencias da empresa.

 

O meu questionámento é sobre a Lista Suspensa, eu defini o espaço para lista de H2:H10, neste espaço temos valores dinamicos, que depende de outra variavel para aparecer ou não. Quando aparece esta tudo bem, o problema é quando não aparece e o espaço fica em branco(em branco=retorno da formula usada na coluna H.) gostaria de saber como retirar os "espaços em branco" da lista suspensa, que na realidade não estão em branco e sim retornando o RESULTADO  da formula.

 

DESDE JA AGRADEÇO A TODOS VOCÊS PELA ATENÇÃO E DEDICAÇÃO.

Pasta1.xls

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Os espaços ficam em branco porque a condição da coluna I é falsa. Nesse caso você teria que usar uma IF ELSE.

 

Por exemplo: IF (I3 = Compativel; A2) ELSE = A4

 

Então, quando a condição for verdadeira ele deve puxar um valor de outra planilha e se for falso você quer que ele exiba o que ? 

 

Desconsidere a minha sign. hauhauahuha

 

 

O'Neil , muito obrigado pela atenção, não sei se fui bem claro, a condição esta ok, o que eu gostaria mesmo de saber é como na LISTA SUSPENSA não aparecer os campos que a minha formula em H2:h10 retornou como vazio.

 

Mas respondendo sua pergunta, quando ela for VERDADEIRA vai buscar o nome que está na PLAN2, quando for falsa retoranrá vazio.

 

Que a lista suspensa interpreta como não vazio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa ver se entendi. No seu caso ai, quando a condição da formula na celula retorna FALSA o valor exibido é a propria formula ao invés de ficar o espaço em branco ?

 

É isso ?

 

Se for, faça o seguinte: Chegue na celula que está retornando a formula, mude o formato da celula para GERAL ou GENERAL (deve estar como Texto), depois selecione a celula, aperte F2 e depois ENTER. Ai a celula irá exibir o valor do resultado ligado à condição... ou seja, VAZIO (=IF(I3="Compatível";Plan2!A2;"")

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa ver se entendi. No seu caso ai, quando a condição da formula na celula retorna FALSA o valor exibido é a propria formula ao invés de ficar o espaço em branco ?

 

É isso ?

 

Se for, faça o seguinte: Chegue na celula que está retornando a formula, mude o formato da celula para GERAL ou GENERAL (deve estar como Texto), depois selecione a celula, aperte F2 e depois ENTER. Ai a celula irá exibir o valor do resultado ligado à condição... ou seja, VAZIO (=IF(I3="Compatível";Plan2!A2;"")

 

 

O'Neil o valor pra condição verdadeira é o nome que se encontra em PLAN2!A1:A9, quando a condição do SE for falsa, irá retornar vazio.

 

Mas o meu problema não está na condição, afinal ela esta funcionando de acordo. O meu problema se encontra na hora de gerar LISTA SUSPENSA, onde a mesma não interpreta o valor VAZIO como espaços em branco, e na celular B2, ao clica na lista , estarão os espaços em branco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu entendi o conteudo deste link nao atende o proposito deste topico

 

Olá Renato seja bem vindo a bordo. 

Sem o uso de macro e usando a lista de validacao de dados fiz uma sugestao, mas com uso de uma coluna auxiliar e formula matricial para filtrar as celulas com valores, veja se atende.

abx.

 

 

 

 

Pasta1-v1.xls

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basole, muito obrigado pela atenção e dedidação em me ajudar.

O que você fez realmente resolve, esta em anexo v2 da planilha, acredito que se você ver ja vai entender minha duvida.

Mas ela se resume em, terei uma lista para cada caso, são 20 casos. então teoricamente são 20 listas.

Pasta1-v2.xls

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Mas ela se resume em, terei uma lista para cada caso, são 20 casos. então teoricamente são 20 listas.

Renato sim, sem o uso do componente activex (combobox) por exemplo, e vba, pelos meus conhecimentos nao tem como evitar esses 'buracos' criados na lista suspensa por falta de dados entre as celulas.

abx. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato sim, sem o uso do componente activex (combobox) por exemplo, e vba, pelos meus conhecimentos nao tem como evitar esses 'buracos' criados na lista suspensa por falta de dados entre as celulas.

abx. 

 

Basole,  obrigado pela atenção novamente, usei o combo box delimitando espaço, ficou ótimo, porém, na tabela abaixo, essa formula que você me apresentou, me retorna 0 ou o erro #NUM!.

@Basole só mais uma observação, o que siginifica o { } que voce utiliza na formula, se eu retirar ele não funciona nada! O:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

É uma formula matricial, e o excel acrescenta essas chaves  "{ }" sinalizando-a.  

Para usa-la é necessário que selecione 1ª celula, clck na barra de formulas, aperte as teclas (Cltr+Shift+Enter) e por ultimo arraste até a ultima respectiva linha com formula da sua lista.

abx.

 

 

004.jpg

Pasta1-v3.xls

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!