Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Guii Arantes

Um número racional é um número que corresponde a uma razão (ou fração) de dois valores inteiros: um numerador e um denominador.

Recommended Posts

PERGUNTA 1

  1. Um número racional é um número que corresponde a uma razão (ou fração) de dois valores inteiros: um numerador e um denominador. Supondo que um número racional seja representado pela seguinte estrutura:
     

    public class Racional {    private int numerador;    private int denominador;    public int getNumerador() {        return numerador;    }    public void setNumerador(int numerador) {        this.numerador = numerador;    }    public int getDenominador() {        return denominador;    }    public void setDenominador(int denominador) {        this.denominador = denominador;    }}


    Implemente o TAD Racional para representar e realizar operações aritméticas em números racionais representados pela estrutura racional. Considere que o numerador e o denominador receberão somente valores inteiros positivos.

    O TAD Racional deve implementar as seguintes operações:

    Construtor: Recebe dois números inteiros representando os valores do numerador e denominador. O construtor deve criar o objeto conforme a forma reduzida da fração correspondente. Por exemplo, se o usuário entrar "4/6", deve-se armazenar "2/3". Utilize a operação MDC abaixo para fazer a transformação necessária.
     

    private int mdc(int x, int y) {        if (y == 0) {            return x;        }        return mdc(y, x % y);}


    http://www.brasilescola.com/matematica/fracao-equivalente.htm


    Apresenta: Retorna o numerador e o denominador como uma fração. Por exemplo, caso o numerador seja 2 e o denominador seja 3, deverá ser retornado o valor “2/3” (colocando uma '/' entre eles).
     

    public String apresenta() {    //Implementar}


    Obs.: Caso o denominador seja 1, deverá aparecer o número na forma inteira. Por exemplo, caso seja 2/1, deverá aparecer somente o valor 2.

    Soma: Realiza a soma entre o número racional e outro número racional passado como parâmetro. Para realizar a soma, utilize a operação MMC abaixo:
     

    private int mmc(int x, int y) {        int n = 2;        int resultado = 1;        while (x != 1 || y != 1) {            while (x % n != 0 && y % n != 0) {                n++;            }            if (x % n == 0) {                x = x / n;            }            if (y % n == 0) {                y = y / n;            }            resultado *= n;        }        return resultado;}O método deve retornar um novo número racional com a soma realizada. Lembre-se de reduzir o resultado da operação.public Racional soma(Racional racional) {    //Implementar}


    http://www.brasilescola.com/matematica/adicao-subtracao-fracao.htm


    Multiplica: Realiza a multiplicação entre o número racional e outro número racional passado como parâmetro. O método deve retornar um novo número racional com a multiplicação realizada. Lembre-se de reduzir o resultado da operação.
     

    public Racional multiplica(Racional racional) {    //Implementar}


    http://www.brasilescola.com/matematica/multiplicacao-com-fracao.htm


    Compara: Realiza a comparação entre o número racional e outro número racional passado como parâmetro. Deve-se retornar um valor menor que zero se o primeiro Racional é menor que o segundo, zero se são iguais e um valor maior que zero se o primeiro Racional é maior que o segundo.
     

    public int compara(Racional racional) {        //Implementar}


    http://www.brasilescola.com/matematica/comparacao-fracao.htm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×