Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Hugo Vidal

RESOLVIDO Utilização do LEFT JOIN para consultar apenas 1 registro;

Recommended Posts

Olá galera! primeiramente agradeço a oportunidade de estar no fórum clubedohardware...

Minha dúvida é, tenho o seguinte banco de dados: Que se chama 'Escola'

70IMQo.png

Meu problema é o seguinte. Eu consigo fazer tranquilo o left join para ligar as 3 tabelas, porém vem todos os dados de todos os alunos cadastrados no banco como aparece na imagem abaixo: Obs: adicionei apenas 2 cadastros ->

ddjC45.png

...  Pois bem, eu gostaria de saber como eu faria para fazer esse left join para puxar os dados de apenas 1 aluno e não de todos cadastrados no banco no comando do left join ou left outer join

Obs: quero tanto os dados que contém null quando os que já foram inseridos e que vão aparecer com o comando. (Quero todas as tabelas, independentemente se tem ou não dados)

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Hugo Vidal

Basta você acrescentar no final da consulta a clausula:  WHERE Aluno.id = 1

Mas eu aconselharia a usar o INNER JOIN, caso possa usa-lo

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiz com Inner Join e sai perfeitamente com o where desse jeito: 

select N.Nota1, N.Nota2, M.Materia, A.Matriculafrom notas as Ninner join materias as Mon N.Materias_id = M.idinner join aluno as Aon N.Aluno_id = A.idwhere A.id like 1;

Porém... Só aparece os dados do Aluno 1 que se encontra registros... Eu quero que venha os null também... Eu tentei fazer como você me disse utilizando o where da seguinte forma:

select * from materias left outer join notas on notas.Materias_id = materias.idwhere aluno.id = 1;

Porém... Deu problema, não compilou. Então tentei o seguinte...

select * from materias left outer join notas on notas.Materias_id = materias.idwhere notas.Aluno_id like 1; 

Deu certo, porém trás apenas os resultados que estão inseridos e não os null também, o qual eu quero visualizar.

@dif

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Hugo, veja se é isso que você quer.

select * from materias left outer join notas on notas.materiais_id = materiais.idwhere aluno_id is null or aluno_id = 1;

Pra falar a vdd, não entendi direito o que está querendo, se não for isso, poste todos os dados de todas as tabelas, e poste qual seria a matriz de dados que desejaria como retorno, talvez fique mais fácil.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

valeu amigooo @Erciley Junior ! Obrigado amigo, me ajudou muito!! é isso mesmo :D

Você já matou minha pergunta, só mais uma pergunta por fora... Teria como, no lugar do aluno_id (chave primaria int) eu utilizasse a Matricula (coluna varchar) da tabela Aluno para exibir este mesmo resultado?

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Hugo, imaginando que esse campo matrícula seja o nome do aluno ou algo do tipo, tem sim.

Você só tem que sempre se lembrar que campos usados em Where e JOIN, precisam ter índices para melhorar a performance das suas querys 

T+ ^^

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais