Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lentidão no Dell Inspirion 15R Special Edition (7520) Windows 10


Posts recomendados

[Tópico Oficial] Dell Inspirion 15R Special Edition (7520) Windows 10

 

Bom Dia, Formatei meu notebook recentemente, e instalei o windows 10, porém esta super lento, mesmo como intel rapid storage ativado.

Não sei o que fiz de errado, caso alguem tenha instalado o windows 10 neste notebook, poderia me informar como esta o seu e como fez caso esteja rodando normal?

 

O meu esta demorando mais de 5 minutos só para ligar, tipo super lento, e quando estava com o windows 8.1 não passava dos 30 segundos.

Fico no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu tenho um computador semelhante ao seu. Instalei o Windows 10 e ele funcionou normalmente.

Na bios existem algumas opções de formatação do HD ATA IDE SATA AHCI e Intel Response. Na minha instalação usei o AHCI. Só isto.

 

Fiz o boot pelo CD, instalei e tal. Estou pensando em apagar tudo de novo e colocar a opção Intel Response. Porém, será que no Windows Update tem este drive intel response para o Windows 10?

 

Os SSD só usam AHCI.

 

Não sei dizer mais que isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um computador semelhante ao seu. Instalei o Windows 10 e ele funcionou normalmente.

Na bios existem algumas opções de formatação do HD ATA IDE SATA AHCI e Intel Response. Na minha instalação usei o AHCI. Só isto.

 

Fiz o boot pelo CD, instalei e tal. Estou pensando em apagar tudo de novo e colocar a opção Intel Response. Porém, será que no Windows Update tem este drive intel response para o Windows 10?

 

Os SSD só usam AHCI.

 

Não sei dizer mais que isto.

 

No meu formatei usando a opção Intel Rapid Storage, possui exatamente este nome na BIOS, mesmo em AHCI ele usa o ssd como cache? será que esse foi o erro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando eu instalei o Windows 10, não instalei nenhum drive da Dell, ele pegou tudo do Windows Update. Rodou um bom tempo até eu começar a fuçar muito, aí deu pau, voltei para o Windows 7.

 

Meu HD é um híbrido Seagate SSD e disco rígido de 500GB. No entanto, o programa da Intel Rapid Storage está rodando no Windows 7 que uso agora. Apesar de na Bios estar AHCI. Se eu mudo para Intel Storage ou Response, na Bios, ele avisa que terei de reformatar o HD novamente.

 

O HD usa o SSD como cache. É, deve ser isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

[Tópico Oficial] Dell Inspirion 15R Special Edition (7520) Windows 10

 

Bom Dia, Formatei meu notebook recentemente, e instalei o windows 10, porém esta super lento, mesmo como intel rapid storage ativado.

Não sei o que fiz de errado, caso alguem tenha instalado o windows 10 neste notebook, poderia me informar como esta o seu e como fez caso esteja rodando normal?

 

O meu esta demorando mais de 5 minutos só para ligar, tipo super lento, e quando estava com o windows 8.1 não passava dos 30 segundos.

Fico no aguardo.

aqui está a mesma coisa, reiniciar e ligar só com reza braba

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui está a mesma coisa, reiniciar e ligar só com reza braba

 

Para sua sorte eu consegui resolver a situação.

Primeiramente vai ser necessario fazer esses 2 downloads, salveos em um pendrive.

Segue links:

http://downloads.dell.com/FOLDER01695190M/1/Serial-ATA_Driver_JX6H9_WN_12.8.0.1016_A00.EXE

http://downloads.dell.com/FOLDER01742158M/1/System-Utilities_Driver_7VYC3_WN_3.0.0.1056_A01.EXE

 

Antes de mais nada, você deve formatar seu notebook, altere o SATA OPERATION na bios para ATA.

(ISSO VAI APAGAR TUDO DO SEU NOTEBOOK, SALVE TUDO EM UM HD EXTERNO, POIS MESMO EM OUTRA PARTIÇÃO, SERÁ PERDIDA)

 

Inicie pelo DVD de formatação do windows.

Na primeira Pagina da Formatação que é a de seleção de idiomas, precione Shift + F10

Digite os comandos:

1 - diskpart

2 - list disk

3 - select disk 0 (Que deve ser o Maior)

4 - clean

5 - select disk 1 (que deve ser o de 32gb, que é o ssd)

6 - clean

7 - exit (para sair do diskpart)

8 - exit (para fechar o pront de comando)

 

Feche, e reinicie o pc.

Abra novamente  a BIOS, e mude o SATA OPERATION de ATA para RAPID START pode estar também como SMART RESPONSE ou RAPID START MODE.

Inicie o Pc pelo DVD de formatação do windows, e formate normalmente.

Ao FORMATADO O PC, Instale Serial-ATA_Driver_JX6H9_WN_12.8.0.1016_A00.EXE

Instale normalmente, depois abra-o.

Na aba Desempenho, ou acelerar:

Clique em Ativar Aceleração (enable acceleration).

Selecione o SSD a ser utilizado para acelerar.

Selecione o Tamanho do cache de memória. Escolha 18.6 GB para ter espaço para instalar o Rapid Start depois.

Selecione o HD a ser acelerado, sempre o HD em que estiver o sistema operacional e sempre configure o modo de aceleração para AVANÇADO.

 

Reinicie o Computador. Assim que estiver ligado, precione  windows + R, e digite diskpart.

1 - List disk (precione enter)

2 - Select disk 1 (precione enter)(Onde 1 é o seu ssd)

3 - Detail disk (precione enter)(para verificar se você selecionou o ssd correto)

4 - Clean (precione enter)

5 - create partition primary size=8192 (precione enter)

6 - set id=84 override (precione enter)

7 - exit

Reinicie o Computador,

 

Após isso Instale o driver System-Utilities_Driver_7VYC3_WN_3.0.0.1056_A01.EXE

 

Aqui resolvi desta forma.

Boa Sorte.

Sobre a placa de video.

Sempre instale primeiro o da intel que tem na pagina da dell.

Após o da amd do site da amd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Olá pessoal,

 

resolvi instalar o Windows 10 no Inspiron 7520 e enfrentei uma série de dificuldades para reativar o Intel Smart Start e Smart Response Technology. Caçando links aqui e ali pela Internet (incluindo as dicas de vocês), consegui resolver o problema e meu Note inicia em apenas 20 segundos. Ficou muito mais rápido se comparado à época do Win7.

 

Vi que existem muitos usuários perguntando como se faz isso, então segue o que deu certo pra mim:

_______________________________________________________________________________

Tutorial: Como instalar Windows 10 nos notebooks Dell Inspiron (o meu é um 15R 7520) com o recurso de inicialização rápida do Intel Rapid/Smart Start e do Armazenamento Rápido

 

Esse tutorial ensina o passo a passo, desde o início, incluindo a criação das partições do HD SSD, formação do RAID e instalação de dois drivers: o Intel RST - Intel Rapid Storage Tecnology (Tecnologia de Armazenamento Intel Rapid) que faz com que os arquivos mais usados sejam armazenados em um disco virtual do SSD e o Intel Rapid Start Technology Manager, que faz o Windows iniciar em 20 segundos.


É importante esclarecermos que para o funcionamento das 2 tecnologias acima, o HD SSD de +/- 30GB precisa ser divido em 2 discos virtuais, sendo um de 18.6GB para a Tecnologia de Armazenamento e um de pelo menos 8GB para Rapid Start (eu criei um com os 11MB restantes da primeira vez que instalei o win10). Dentro de cada disco virtual existem as partições.

 

Vamos aos passos (partindo do pressuposto de que fizemos um backup dos dados em um HD Externo, porque o processo abaixo vai apagar todos os dados, mesmo em outras partições do HD):

 

1 - Necessitaremos salvar em um dispositivo externo as seguintes pastas / arquivos:

 

- Intel Rapid Storage Tecnology (Intel RST) versão 14.8.0.1042, de 14/12/2015, disponível no site da Intel, que foi a primeira versão compatível com Windows 10. Esse download está disponível em http://www.intel.com/content/www/us/en/support/technologies/intel-rapid-storage-technology-intel-rst.html. Uma vez nesse link, clique na versão supracitada, desça a página
um pouco e clique no botão do lado esquerdo para baixar a pasta zipada "SetupRST.zip". Pode ser necessário baixar também a pasta "f6flpy-x64" (ou "f6flpy-x86" (conforme SO) e descompactá-la. Acho que não precisa dela, o SetupRST provavelmente já é o suficiente.

 

Nota: o arquivo executável "Serial-ATA_Driver_JX6H9_WN_12.8.0.1016_A00" e semelhantes, indicado pela própria DELL conforme link http://downloads.dell.com/FOLDER01695190M/1/Serial-ATA_Driver_JX6H9_WN_12.8.0.1016_A00.EXE também servem para instalar o Intel RST no Win 10, mas se usar ele você não conseguirá instalar o Rapid Start, pois vai dar uma mensagem de erro de compatibilidade.

 

- É necessário também o arquivo "System-Utilities_Driver_7VYC3_WN_3.0.0.1056_A01", disponível no site da Dell em  http://downloads.dell.com/FOLDER01742158M/1/System-utilities_Driver_7VYC3_WN_3.0.0.1056_A01.EXE Esse arquivo instala o Rapid Start

 

2 - Os próximos passos orientam tanto quem tem pendrive com Windows 10 quanto quem possui o DVD com o citado SO:

Primeiro é necessário acessar o BIOS e na guia "SATA OPERATION", selecionar "ATA". Depois:

Para quem tem pendrive com win10: Restaure o sistema ao padrão de fábrica com os CDs da Dell (porque com a mudança que você fez no BIOS, o antigo windows não estará mais disponível).
Execute "cmd" na barra de pesquisas do windows reinstalado e digite os comandos que se seguem.

Para quem tem DVD do Win10, será mais fácil: Inicie pelo DVD de formatação do windows e na primeira tela que aparecer (seleção de idiomas), pressione Shift + F10

Comandos:

 - diskpart

 - list disk

 - select disk 0 (ou o de maior capacidade - 250GB, 500GB ou 1TB dependendo do seu note)

 - clean

 - select disk 1 (o SSD, de +/- 30GB) confira pra ver se não é outro disco

 - clean

 - exit (para sair do diskpart)

 - exit (para fechar o pront de comando)

 

Reinicie o notebook.

 

Acesse o BIOS de novo, e na guia "SATA OPERATION", selecione "RAPID START" (ou SMART RESPONSE ou RAPID START MODE dependendo do seu note).

 

Em seguida:

 

Para quem tem pendrive com win10: Inicie o Pc pelos CDs de restauração da DELL, e restaure o padrão de fábrica novamente. Com o pendrive instale o Windows 10 usando a opção de preservar o que melhor lhe agrade (arquivos pessoais ou principalmente os programas originais da DELL instalados com o win 7 ou 8). Eu uso a opção de não manter nada para garantir uma instalação limpa.

 

Para quem tem o DVD do Win10: Inicie por ele e instale o Win 10 normalmente.

 

Uma vez concluída a instalação do Windows 10, é hora de acelerarmos o sistema com a Tecnologia de Armazenamento Intel Rapid e com o Smart Start (que acelera a inicialização). Primeiro é necessário começar com a Tecnologia de Armazenamento Intel Rapid. Para tanto, instale o Intel RST a partir da pasta "SetupRST.zip" salva no seu dispostivo externo ou baixe-a a partir do link da DELL (conforme disse acima, não tenho certeza se a pasta "f6flpy-x64 ou -x86 (conforme SO)" é necessária.

 

Uma vez instalado o Intel RST, abra-o.

 

Na aba Desempenho, selecione "Ativar Aceleração" (ou Enable Acceleration). Se esta opção não estiver disponível, será necessário clicar na opção "desincompatibilizar" ou algo similar, não me lembro bem, depois selecionar o SSD e compatibilizá - lo novamente.

 

Escolha o SSD a ser utilizado para acelerar. (Se você não tiver instalado outro, será o de +/-30GB) e em seguida defina o tamanho do espaço para a criação do disco virtual como sendo 18.6 GB.


Assim haverá um espaço não utilizado de +/- 11GB para criarmos outro disco virtual para o Rapid Start.

Selecione o HD com o SO, para ser acelerado e sempre configure o modo de aceleração para AVANÇADO.

 

Pronto, o HD será acelerado e os arquivos mais usados serão armazenados nesse disco de +/- 19 GB, para prover um melhor desempenho para o sistema.

 

Reinicie o Computador. Assim que estiver ligado, digite diskpart na barra de pesquisa do Win 10.

 

1 - List disk (enter)

2 - Select disk 1 (enter) (o disco 1 deve ser o disco virtual do seu SSD com +/- 11 GB. Para confirmar, veja o item 3)

3 - Detail disk (enter)

4 - Clean (enter)

5 - create partition primary size=8192 (pressione). A partição do disco virtual 1 será criada com 8GB. Eu usei todos 11GB com "size=11400" (mais ou menos esse valor)

6 - set id=84 override (enter). Esse comando define a partição será de hibernação.

7 - exit

 

Reinicie.

 

Após isso Instale o driver "System-Utilities_Driver_7VYC3_WN_3.0.0.1056_A01.EXE" que você armazenou no disposito externo, ou baixe-o no link já indicado nesse tutorial. Ao executá-lo a aceleração da inicialização do Win10 funcionará normalmente.

 

Concluído.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!