Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual vale mais a pena? Amd ou Intel?


Posts recomendados

Estou querendo trocar 2 peças do meu PC (Processador e placa-mãe) e estou em dúvida entre pegar as peças da AMD ou INTEL.

 

AMD seria:

 

Placa-mãe ASUS Micro ATX p/ AMD AM3+ 140W M5A78L-M/USB3, c/ vídeo integrado, Compatível com FX.

Processador AMD Bulldozer FX-8120 3.1ghz 16MB cache 8 NÚCLEOS FD8120FRGUBOX

 

E INTEL:

 

Processador Intel Core i5-4440 6MB 3.1GHz (3.3GHz Max Turbo) LGA 1150 BX80646I54440

Placa-mãe ASUS Micro ATX p/ Intel LGA 1150 B85M-E/BR, c/ HDMI, DisplayPort, Conector Serial e Paralela

 

Lembrando que já tenho:

Memória Kingston 8 GB 1333Mhz DDR3

Memória Corsair 4 GB) 1333Mhz DDR3

Placa de vídeo VGA Sapphire Radeon TOXIC R9 270X 2GB DDR5 256-Bits PCI-Express 11217-02-40G

 

 

Outro lembrete importante é que irei usar o PC pra jogos, e o meu patamar mais ignorante é montá-lo para jogar GTA 5.

Por eu já ter uma placa de vídeo AMD, compensa eu ficar com as todas as peças AMD ou isso é irrelevante nesse caso?

 

Agradeço desde já a ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

 

Por eu já ter uma placa de vídeo AMD, compensa eu ficar com as todas as peças AMD ou isso é irrelevante nesse caso?

Isso não muda em nada no resto da configuração.

 

 

Placa-mãe ASUS Micro ATX p/ AMD AM3+ 140W M5A78L-M/USB3, c/ vídeo integrado, Compatível com FX.

Processador AMD Bulldozer FX-8120 3.1ghz 16MB cache 8 NÚCLEOS FD8120FRGUBOX

Se for pensar em AMD, esse modelo é descontinuado.

Seria melhor um FX-8320 / FX-8320E.

 

 

 

Placa-mãe ASUS Micro ATX p/ AMD AM3+ 140W M5A78L-M/USB3, c/ vídeo integrado, Compatível com FX.

Se for pensar em SSD futuramente, essa placa-mãe pode limitar o desempenho a velocidade do mesmo.

Se for de AMD pensando em SSD, procure uma 970, como a GA-970A-UD3P.

 

 
Placa-mãe ASUS Micro ATX p/ Intel LGA 1150 B85M-E/BR, c/ HDMI, DisplayPort, Conector Serial e Paralela

Já vi pessoal comentando de problemas Dessa placa-mãe com Intel.

Recomendo uma GA-B85M-D3PH.

 

 

 

AMD seria:

 

Placa-mãe ASUS Micro ATX p/ AMD AM3+ 140W M5A78L-M/USB3, c/ vídeo integrado, Compatível com FX.

Processador AMD Bulldozer FX-8120 3.1ghz 16MB cache 8 NÚCLEOS FD8120FRGUBOX

 

E INTEL:

 

Processador Intel Core i5-4440 6MB 3.1GHz (3.3GHz Max Turbo) LGA 1150 BX80646I54440

Placa-mãe ASUS Micro ATX p/ Intel LGA 1150 B85M-E/BR, c/ HDMI, DisplayPort, Conector Serial e Paralela

 

Do jeito que está agora, i5 está bem melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa AMD fica boa com processador AMD, e placa AMD fica ruim com processador Intel, isso não tem nada a ver, não sei de onde inventaram isso. Mas quem vale mais a pena é Intel, com certeza, nenhum FX bate um Core i5 ou i7, principalmente quando o assunto é multi-GPU. Mesmo que não vá usar, Intel terá uma maior durabilidade e um melhor desempenho na maioria das tarefas. Sem falar na economia de energia e na temperatura mais baixa. Mesmo tendo menos núcleos, o processador aproveita eles melhor do que o FX aproveita seus 8 cores.

 

Não use memórias 1333Mhz em AMD, o padrão dos FX é 1866Mhz, do Intel é 1333/1600Mhz., abaixo de 1866Mhz pode haver perda de desempenho, use no mínimo 1600Mhz no FX.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

 

 nenhum FX bate um Core i5 ou i7

Isso não é puramente verdade.

Depois de uns testes que vi com aqueles beberrões FX-9xxx com sli de GTX 980 chegando no desempenho do i7, não faz mais sentido essa afirmação.

Mesmo que eu não os considere pelo seu alto TDP.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E os FPS mínimos? Core i7 conseguem segurar melhor o FPS em alguns jogos: http://www.anandtech.com/bench/product/1199?vs=1289

 

O FX-9xxx não parece passar de um FX-8xxx super clockado, o i7 também não passa de um i5 com hyper-threading. Até um i3 pode passar um i7 se (fosse possível) meter 5Ghz igual ao FX 9570. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu tenho a mesma placa de video que você, e optei por ir de FX-8320e + GIGABYTE GA-990XA-UD3 achei ambos com preço bom na pichau (a minha config anterior era FX-4100 + M5l78m- lx3.

Fui com essa config simplesmente pelo custo benefício.

Com a config antiga eu consegui rodar GTA5 no alto, e pegar 35-45fps. Agora que pedi as peças novas vou ver como irá ficar, pois ainda nao chegou.

 

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu tenho a mesma placa de video que você, e optei por ir de FX-8320e + GIGABYTE GA-990XA-UD3 achei ambos com preço bom na pichau (a minha config anterior era FX-4100 + M5l78m- lx3.

Fui com essa config simplesmente pelo custo benefício.

Com a config antiga eu consegui rodar GTA5 no alto, e pegar 35-45fps. Agora que pedi as peças novas vou ver como irá ficar, pois ainda nao chegou.

 

Abraço

Alto com R9 270x? Essa placa pode rodar esse jogo no Very High 1080p acima de 30 FPS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vendo o e-mail de vocês (bastante informativo por sinal que me ajudou muito), eu acho que vou ficar com o I5, agora tudo que eu preciso saber é uma boa placa-mãe com soquete 1150, pois a minha atual é 1155, já é antiga e não há muitas opções de processadores pois ela vai apenas até a 3 geração. Não posso gastar muito caro na placa-mãe, pois o meu objetivo principal é trocar o processador.

 

Quanto a essa placa de vídeo toxic, eu meio que me arrependi de ter comprado... sim, é boa, silenciosa e não esquenta quase nada, mas com um investimento pouco maior eu teria pego uma 2x melhor... enfim. 

 

Recentemente meu amigo comprou uma placa-mãe que não coincidiu com o processador, pelo fato de ele ser da nova 4 geração, tenho que me atentar a isso.

 

Me ajudem a recomendar uma placa-mãe para soquetes 1150 juntamente ao processador. Ou se tiverem uma opinião melhor.

 

Agradeço muito a todos pelas respostas. Bem satisfatório.


Alto com R9 270x? Essa placa pode rodar esse jogo no Very High 1080p acima de 30 FPS.

 

Ah, eu acho que não consegue não... agora não sei se é meu processador que é fraco (I3 com 3.4 ghz).... mas essa R9 270x não roda esse jogo no alto nem pensar.. sou testemunha disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vendo o e-mail de vocês (bastante informativo por sinal que me ajudou muito), eu acho que vou ficar com o I5, agora tudo que eu preciso saber é uma boa placa-mãe com soquete 1150, pois a minha atual é 1155, já é antiga e não há muitas opções de processadores pois ela vai apenas até a 3 geração. Não posso gastar muito caro na placa-mãe, pois o meu objetivo principal é trocar o processador.

 

Quanto a essa placa de vídeo toxic, eu meio que me arrependi de ter comprado... sim, é boa, silenciosa e não esquenta quase nada, mas com um investimento pouco maior eu teria pego uma 2x melhor... enfim. 

 

Recentemente meu amigo comprou uma placa-mãe que não coincidiu com o processador, pelo fato de ele ser da nova 4 geração, tenho que me atentar a isso.

 

Me ajudem a recomendar uma placa-mãe para soquetes 1150 juntamente ao processador. Ou se tiverem uma opinião melhor.

 

Agradeço muito a todos pelas respostas. Bem satisfatório.

 

Ah, eu acho que não consegue não... agora não sei se é meu processador que é fraco (I3 com 3.4 ghz).... mas essa R9 270x não roda esse jogo no alto nem pensar.. sou testemunha disso.

Cara, você não precisa comprar um processador 4ª geração, se já tem uma placa-mãe 3ª geração, já é meio caminho andado, pois o desempenho de 3ª para 4ª não mudou 1% direito. Procure aí um i5 3330 ou 3470 e fique tranquilo.

 

Estranho não rodar, vejo vídeos no Youtube até de GTX 750 ti rodando no Very High (nem tudo, claro) de boa acima de 30 FPS em full HD, olha que ela perde por uns 15 FPS para a R9 270x. Também vi benchmarks, e todos confirmam isso, deve haver algo errado aí...está rodando com 8Gb de RAM? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho não rodar, vejo vídeos no Youtube até de GTX 750 ti rodando no Very High (nem tudo, claro) de boa acima de 30 FPS em full HD, olha que ela perde por uns 15 FPS para a R9 270x. Também vi benchmarks, e todos confirmam isso, deve haver algo errado aí...está rodando com 8Gb de RAM? 

 

Eu estou com 12gb de ram instalado... eu estou estranhando também, pois o jogo dá bastante lag e em certas horas acontecem piscadas na tela. Eu estou quase acreditando que essa placa-mãe não é legal (Placa Mãe Asus H61m A Br Core I3 I5 I7 3ª Geração 1155 Intel) paguei 180 reais por ela. Pois acredito que o trocando o conjunto placa-mãe e processador deva acabar de uma vez com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou com 12gb de ram instalado... eu estou estranhando também, pois o jogo dá bastante lag e em certas horas acontecem piscadas na tela. Eu estou quase acreditando que essa placa-mãe não é legal (Placa Mãe Asus H61m A Br Core I3 I5 I7 3ª Geração 1155 Intel) paguei 180 reais por ela. Pois acredito que o trocando o conjunto placa-mãe e processador deva acabar de uma vez com isso.

Olha um exemplo:

 

 

O cara ainda está usando texturas no Normal.

 

Qual o modelo do seu Core i3?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha um exemplo:

 

O cara ainda está usando texturas no Normal.

 

Qual o modelo do seu Core i3?

 

No alto o que eu quis dizer é a textura, pois se você joga GTAV você iria perceber que o que realmente utiliza a memória do GPU é a textura, a sombra e MSAA praticamente. O resto pode por no muito alto que a diferença na utilização da memória é minima. No caso do vídeo a textura ta no normal, ou seja, o fps dele vai ser obviamente maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No alto o que eu quis dizer é a textura, pois se você joga GTAV você iria perceber que o que realmente utiliza a memória do GPU é a textura, a sombra e MSAA praticamente. O resto pode por no muito alto que a diferença na utilização da memória é minima. No caso do vídeo a textura ta no normal, ou seja, o fps dele vai ser obviamente maior.

Nos testes no Game Debate mostra uma média de 35 FPS para a R9 270x em Very High. Olha esse outro benchmarks em Very High/Ultra 108p:

 

gta-v-cpu-r9-1080vh.jpg

Intel Core i3-3240 Dual-Core Processor 3.4 Ghz 3 MB Cache LGA 1155 - BX80637i33240

Seu processador não é muito ruim, mas o jogo usa a CPU intensamente, pode ser isso.

Aqui um teste referente ao assunto do post:

 

gta-v-cpu-1080-max.jpg

 

 

Core i5 3570 > FX 9590

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Guilherme, fiquei bobo de ver esse vídeo, não é possível o jogo estar tão suave assim, o meu nem chega perto disso. O frame rate cai muito durante o tempo todo... não há outra alternativa senão o processador.

 

Acho que terei que trocar a placa-mãe e o processador, pois a placa-mãe é uma das mais baratas, e não adianta não trocá-la e comprar um processador I5 3250 que, além de pagar mais caro, já saiu de linha... e lá se vai uma boa grana...

 

Você conhece algum programa que faz testes na placa de vídeo e processador?

Agradeço e muito sua ajuda, está ficando cada vez mais claro pra eu poder entender as coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode acompanhar o uso da CPU e GPU no MSI Afterburner, se você ver um uso da GPU abaixo de 95%, está havendo gargalo (o certo seria estar sempre em 98-99%, mas até 95% é aceitável), se for muito inferior a isso aí, o gargalo é extremo. Outro sinal de gargalo é o uso da CPU sempre acima de 90%, mas às vezes a CPU é usada em 100% sem haver gargalo, depende da configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você esta procurando um processador barato Mais bom eu aconselho AMD mas se você tá com grana invista na Intel.

Só se for "mais bom" mesmo, porque o que você gasta de placa-mãe boa (que não limite o processador e não cause futuras dores de cabeça, como as 78LMT ou similares) e de coolers para refrigerar um AMD, você compra duas placas-mãe para Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!