Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre trafo antigo 12v


Posts recomendados

Olá pessoal, peço desculpas se nao for aqui o lugar ideal para perguntar, procurei pelo forum e nao achei nada sobre o assunto. Vamos lá! Eu tenho uma fonte Starfont 12v 10A faz uns 7 anos, eu usava ela para alimentar um som automotivo residencial, com um player pioneer e um amplificador tipo booster 55wrmsx2 2ohms (consumia MUITA energia, comprei na época que era leigo), no volume 30 a fonte já nao aguentava mais... hoje em dia nao tenho mais esse set, ja vendi o modulo e so fiquei com o player. Semana passada decidi ligar o player na fonte para testar, no volume 30, sem modulo, apenas player ligado  fonte já nao aguentava, e fazia um zumbido. Essa fonte possui um trafo sem tape (apenas 0 e 12v), etapa de retificacao com 4 diodos 6a6 e dois capacitores eletroeliticos de 4700uf 16v. O tempo e o uso (um tanto quanto forçado) pode ter feito com que o trafo suporte menos? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hmmmm entendi! estava imaginando que era ou a etapa de filtração ou retificação. Muito obrigado!! 


hmmmm entendi! Estava imaginando que era ou a etapa de filtração ou retificação. Vou remontar a fonte em outra caixa e refazer a etapa de filtração e retificação. Sei que não faz parte do topico mas a fonte ta dando 15v e a cada vez que exijo mais dela, ela abaixa a tensão, alguém sabe como deixar a tensão fixa em 14.4v? Muito obrigado!! 


hmmmm entendi! Estava imaginando que era ou a etapa de filtração ou retificação. Vou remontar a fonte em outra caixa e refazer a etapa de filtração e retificação, e reforçar a filtração. Sei que não faz parte do topico mas a fonte ta dando 15v e a cada vez que exijo mais dela, ela abaixa a tensão, alguém sabe como deixar a tensão fixa em 14.4v? Muito obrigado!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está meio confuso, uma hora falou 12v a fonte agora está dando 15V?

Deixando isso de lado, a fonte só cai a tensão quando o capacitor não está segurando a carga, com certeza ( experiencia diária).

Teoricamente fixar a tensão em um certo potencial limita sua carga de saída, já que não conheço nenhum regulador que faz essa tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hmmmm entendi! Estava imaginando que era ou a etapa de filtração ou retificação. Vou remontar a fonte em outra caixa e refazer a etapa de filtração e retificação, e reforçar a filtração. Sei que não faz parte do topico mas a fonte ta dando 15v e a cada vez que exijo mais dela, ela abaixa a tensão, alguém sabe como deixar a tensão fixa em 14.4v? Muito obrigado!! 


opa, mil desculpas... deu erro na hora de publicar, tente 4 vezes rs. então... o trafo é de 12vX10A (tá escrito), mas a tensão dele chega a 14-15v, queria estabilizar essa em 14.4v entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se pode troca os capacitores e mede a saída de novo, vê se não tem um potenciometro (tipo uma bolinha redonda) girando ela varia a tensão de saída, maioria das fonte tem olha ae..

Se pode troca os capacitores e mede a saída de novo, vê se não tem um potenciometro (tipo uma bolinha redonda) girando ela varia a tensão de saída, maioria das fonte tem olha ae..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então faça isso, os diodos da para você testar. Concluiu que voce tem um multímetro, coloque na escala de diodo (um triângulo com um risco horizontal no final) a ponta preta coloca no risco do diodo e a ponta vermelha na outra, se der 0.6 por ai ta bom nem precisa trocar. lembrando que nao pode dar 0,01 por exemplo. faça isso com os 4 diodos e troque o capacitor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...