Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processadores pra jogos: i5-4440 x i3-4150


Posts recomendados

Olá pessoal, estou montando outro computador, voltado para games e programas gráficos (Photoshop, Illustrator, Corel) e estou com uma dúvida sobre processadores.

 

A diferença entre o i5-4440 e o  i3-4150 é muito grande? Compensa pagar 300/400 reais a mais pelo i5 ou não? 

 

Eu tenho um i5-2500 na minha atual máquina, o quanto vai diferenciar?

 

Obrigado, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu imaginei isso. É que eu vou precisar montar um novo PC de qualquer forma. Meu filho quer jogar GTA V e o computador que ele tem atualmente não suporta. Então pensei em montar um novo pra mim e dar o que eu tenho para ele. Então estava pensando em gastar em média uns 2500 nesse novo computador, mas não queria montar algo que ficasse abaixo do que eu tenho atualmente. Por isso, de qualquer forma, eu teria que adquirir um novo processador. 

 

Minha atual configuração é: i5-2500 + GTX 560 + 2x kingston 4gb (não lembro se é 667 ou 800Mhz).

A ideia era montar assim: i5-4440 ou i3-4150 + GTX 760 + 2x corsair 4gb (1600Mhz).


O ideal seria pegar a GTX 970, mas ela está caríssima. Então prefiro deixar pra pegá-la mais pra frente. Para os jogos atuais, a GTX 760 está ótima.

Minha grande dúvida, realmente, seria o processador. Sei que pegando um i3, perderia em aplicações diversas. Mas nos jogos, a diferença dele pro i5 é mínima. 

Só não sei mesmo se os 350 reais que separam um processador do outro realmente valeria o investimento... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@RonCygnus

Esqueça i3.

Um i3 custa uns 500 reais.

Uma GTX 760 por volta de 800-900 reais.

 

Aí já totalizaria 1400 reais. Mais 100 reais você pega uma GTX 970.

A diferença de desempenho é grande: http://www.anandtech.com/bench/product/1038?vs=1355

 

Se não puder comprar GTX 970, tem também R9 280X.

Se mesmo assim achar caro, tem GTX 960 e R9 280.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a diferença é enorme mesmo, mas eu vou precisar pegar um processador, uma placa mãe, HD, memórias, fonte, gabinete e placa de vídeo de qualquer forma. Gastar 1500 só na placa já foge do orçamento. Se eu tivesse 2500 só pra gastar na placa + processador, iria fácil num i5 + GTX 970. Mas infelizmente tenho que contabilizar ainda as demais peças. Na minha lista aqui estou com o i5 e vou prosseguir com ele. Mas a placa de vídeo vou ter que cortar gastos mesmo, pelo menos agora. Se aguentar bem um ano e meio, pego a 970 ou até outra melhor, mais pra frente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho. Minha config atual é  i5-2500 + GTX 560 + 2x kingston 4gb (não lembro se é 667 ou 800Mhz)

Eu precisaria montar outro PC com um orçamento de 3 mil reais no máximo, isso contando HD, fonte, memórias, placa mãe, placa de vídeo e gabinete.

 

No momento, estou assim: 
 

-------------------------------
HD
-------------------------------
 
Seagate SATA III Barracuda 1TB - R$ 317 (R$ 270)
 
-------------------------------
PROCESSADOR
-------------------------------
 
Intel Core i5-4440 6MB 3.1GHz (3.3GHz Max Turbo) LGA 1150 - R$ 876 (R$ 745)
 
-------------------------------
PLACA MÃE
-------------------------------
 
ASUS B85M-E/BR (Micro ATX p/ Intel LGA 1150) - R$ 358 (R$ 304)
 
-------------------------------
MEMÓRIAS
-------------------------------
 
2 x Memória Corsair 4GB DDR3 1600MHz R$ 189 (R$ 160) - preço por unidade
 
-------------------------------
PLACA DE VÍDEO
-------------------------------
 
Nvidia PNY GeForce GTX 760 2GB - R$ 999 (R$ 850)

--

Os preços eu peguei na Kabum. Mas pretendo pesquisar mais. É só pra ter uma base mesmo. 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O preço do i5 é 876 (745 a vista) e o preço do i3 é 570 (484 a vista). 

 

Por isso a dúvida mesmo, é 300 reais de diferença e não sei se vale a pena... 


Sobre a fonte, eu ainda não vi. Não cheguei nessa parte, vou calcular os W utilizados e ver qual fonte encaixa legal com a configuração;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em termos de desempenho por pontos de 3DMARK06 CPU Score e usando o preço do i5 como base, 876 * 0,7 = 613 realmente não vale a pena, mas jogos como ArmA 2, ArmA 3, DayZ Standalone, e até mesmo o GTA V, são jogos de alto uso da CPU, dependendo relativamente mais da capacidade da CPU para funcionarem a bons FPS; se for apenas para GTA V e jogos mais leves, então o i3 vale mais a pena, mas se for utilizar para render de algum vídeo ou ao uso de programas dedicados de servidores de jogos, então o i5 vale a pena.
Se for comprar à vista, então com toda a certeza o i5 vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, não vou usar render, já passei da fase de mexer com renderização. Mexo mais com Photoshop, Illustrator, Corel e Dreamweaver (que aliás, mal tenho aberto pra falar a verdade). Então, basicamente, o meu PC seria mais pra jogos mesmo, inclusive GTA V. Só acho que o preço dos i5, pelos benchmarks de jogos, estão caros demais. Por isso estava na dúvida com relação ao i3... 

 

A único jogo que eu realmente tive problema pra rodar, por enquanto, foi Dragon Age Inquistion. Rodo ele no médio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, exatamente, eu estava pensando em pegar o i3 + GTX 760. Pra jogos, pelo menos, ficaria melhor que o i5-2500 + GTX 560 que estou usando atualmente. 

Mas vou pesquisar mais, talvez apareça algum i5 bacana por um preço menor. É que em todas lojas que tenho entrado, a Kabum tem o preço mais baixo mesmo, e a diferença de preço é essa entre o i5 e o i3: 300 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É porque a GTX 970 é cara demais, não vai caber no orçamento. Mesmo pegando um i3. Se colocar no papel HD, placa mãe, memórias, fonte, gabinete... foge do orçamento mesmo, infelizmente. Ah não ser que apareça uma promoção muito boa daqui alguns dias, aí compensa mesmo. Eu ainda estou pesquisando os preços, não queria fugir dos 3 mil reais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Dragon Age parece exigir absurdos da CPU.
http://www.cpu-world.com/benchmarks/browse/790_35,1085_96,1148_104/?c_test=30&PROCESS=Show+Selected
http://www.techspot.com/review/921-dragon-age-inquisition-benchmarks/page6.html
Acredito que faltem otimizações por parte dos desenvolvedores do jogo, e o tópico é de novembro de 2014, então você que tem o jogo kkk; teria de ter uma análise crítica por parte sua.
Eu suponho que haverá gargalo com o i3, e o máximo de FPS obtível será de 45, não importando a placa de vídeo (desde que não ocorra inversão de gargalo), e dependente de algumas configurações de vídeo do jogo.
As dicas do Math.PI são excelentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É porque a GTX 970 é cara demais, não vai caber no orçamento. Mesmo pegando um i3. Se colocar no papel HD, placa mãe, memórias, fonte, gabinete... foge do orçamento mesmo, infelizmente. Ah não ser que apareça uma promoção muito boa daqui alguns dias, aí compensa mesmo. Eu ainda estou pesquisando os preços, não queria fugir dos 3 mil reais. 

 

Já leu o que postei?

 

 

 

 

Se não puder comprar GTX 970, tem também R9 280X.

Se mesmo assim achar caro, tem GTX 960 e R9 280.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Dragon Age parece exigir absurdos da CPU.

http://www.cpu-world.com/benchmarks/browse/790_35,1085_96,1148_104/?c_test=30&PROCESS=Show+Selected

http://www.techspot.com/review/921-dragon-age-inquisition-benchmarks/page6.html

Acredito que faltem otimizações por parte dos desenvolvedores do jogo, e o tópico é de novembro de 2014, então você que tem o jogo kkk; teria de ter uma análise crítica por parte sua.

Eu suponho que haverá gargalo com o i3, e o máximo de FPS obtível será de 45, não importando a placa de vídeo (desde que não ocorra inversão de gargalo), e dependente de algumas configurações de vídeo do jogo.

As dicas do Math.PI são excelentes.

Sim, tem razão, o jogo não está muito bem otimizado. Muita gente teve problemas com crashes e coisas do tipo, independente da configuração.

 

Já leu o que postei?

Sim, eu li, estava vendo os preços das placas que sugeriu, e todas elas passam dos mil reais. A GTX 960 está por volta de mil reais. A R9 280X está 1200. Já a GTX 760 está 850. Isso na Kabum. Posso pesquisar em outros lugares, mas creio que a diferença média de preço entre elas será isso. 

Aí entra a dúvida. Eu poderia realmente pegar um i3 e pegar uma placa melhor. Ou um i5 e pegar uma placa pior (no caso, a GTX 760). 

Vou ver se consigo gastar mais, o ideal seria pegar um i5 e a 970 logo de uma vez, mas vai sair muito caro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não precisa pegar a mais cara justamente pelos clocks; a minha eu consegui um overclock de 150mHz sem problemas, rodando OCCT para testar a estabilidade; ela começa a dar erros de frames apenas com +190mHz. O clock base da placa referência GTX 750 TI é de 1020mHz e eu consigo 1312mHz estável (está incluido o Boost, e o boost fica ativado durante toda a jogatina do Watch Dogs, por exemplo, raramente reduz), com uma média de ~4 fps a mais em jogos otimizados.
Eu pegaria essa que o Math.Pi postou: 
http://www.terabyteshop.com.br/nvidia-geforce/placa-de-video-galax-geforce-gtx-960-hof-exoc-black-edition-2gb-128-bit-gddr5-pci-exp.ptml

 

Pode até ser verdadeiro que placas do mesmo modelo e com clocks maiores tenham se saído melhor nas fábricas, mas quem garante isso? Remédios genéricos só se diferem pelos éticos, às vezes, pela quantidade de volume de cada cápsula, por exemplo (eu já visitei uma fábrica). O que se tem de facto é que as placas aceitam um clock maior na tensão de fábrica, e os processadores também, este último normalmente limitado pelo dissipador, pois um segundo caso de overclock era a minha GTS 450, eu fazia +60mHz e hoje está com o meu amigo, firme e forte em 3 anos de jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!