Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Procurar valores em tabelas


Posts recomendados

Boa tarde, pessoal.
 
Antes de explicar a dúvida, esclarecerei o cenário.

 

Estou criando uma planilha para controle financeiro que busca informações no extrato exportado do site do banco.

 

Para categorizar os gastos, inseri tabelas para cada tipo de gasto, ou seja, na mesma planilha tenho várias tabelas (uma coluna e várias linhas) intituladas: farmácia, combustível, cinema, saídas, etc. Em cada tabela, inclui os termos que indicarão os gastos daquela categoria.
 
Por exemplo:

  • Se eu for ao Burger King e usar o débito, haverá uma linha no extrato com o seguinte texto: DEBITO VISA ELECTRON BRASIL 17/03 BURGER KING VIN
  • Na tabela intitulada "Saídas" eu tenho a seguinte configuração:
    • Saídas
    • BURGER KING
    • REST
    • THE FIFTIES
    • MC DONALDS

Ou seja, em cada tabela tenho os termos utilizados no próprio extrato que identificam se o gasto foi efetuado numa lanchonete, numa padaria, farmácia, posto, etc.

 

O que estou tentando fazer é que minha categorização seja automática com base em uma verificação entre o texto na linha do extrato com o gasto em questão e os registros em cada tabela (estou tentando começar a utilizar esse conceito de referência às tabela em minhas planilhas). No exemplo acima, a lógica da fórmula seria algo como:

  • Verificar se na linha do gasto tem algum termo presente na tabela 'Saídas' ou na 'Farmácia' ou na 'Combustível' ..., e retornar o título da tabela.

Dessa forma poderei agrupar os gastos com cada categoria de forma automática.

 

 

Fiz o upload de uma planilha como exemplo.

 

 

Agradeço a atenção e ajuda!

Felipe Araujo

Exemplo CdH.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma forma de resolver seria em lugar de colocar as suas tabelas espalhadas pela planilha, colocá-las  ocupando apenas as colunas "A" e "B", conforme abaixo.

 

      A                             B
POSTO                  Combustível
AUTOPOSTO        Combustível
BURGER KING     Saídas
REST                     Saídas
THE FIFTIES         Saídas

...                           ...

 

Então utilize a fórmula abaixo em "C8" da planilha "MAR" e arraste para baixo.

=PROC(1E+100;PESQUISAR(CATEGORIAS!$A$1:$A$13;B8);CATEGORIAS!$B$1:$B$13)

Ajuste na fórmula o intervalo ocupado pelas "Categorias". Coloquei "A1:A13" / "B1:B13" para testes. Não poderá haver células vazias nesse intervalo. Se esse intervalo pode crescer veja a possibilidade de criar um Intervalo Dinâmico Nomeado e utilizar o nome na fórmula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!