Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre qual fio e conector usar (luminária leds)


Posts recomendados

Olá pessoal, estou montando uma luminária para meu aquário marinho. Ela possui 26 leds de 3w (11 brancos, 11 azuis e 4 uv), cada cor de led é alimentado por um driver de corrente separado. Nessa luminária também vou ter 1 cooler de 14cm para retirar o calor gerado pelos leds.

Os drivers dos leds tem uma corrente de 0,65A e uma tensão máxima de 40V (para os azuis e brancos) e 15V para os uv. O cooler tem uma corrente máxima de 0,3A e uma tensão de 12V.

 

Até ai está tudo testado e funcionando corretamente. O problema é que vou fazer um controlador com arduino para ligar/desligar leds e cooler. E como o case da luminária não pode ser muito grande, os drivers serão separados da luminária juntos com o arduino que fará o controle, com uma distância de aproximadamente 2m (de fio da luminária até os drivers). Agora preciso de alguma coisa para conectar a luminária ao controlador. Preciso de pelo menos 8 canais, o ideal seria 10 canais para poder controlar a velocidade do cooler.

Pensei em usar um RJ45, mas não sei se ele aguenta essas correntes. Alguém sabe se eu poderia usar ele? Ou conhecem algum outro tipo de cabo/conector que eu poderia usar? =D

 

Valeu o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, estou montando uma luminária para meu aquário marinho. Ela possui 26 leds de 3w (11 brancos, 11 azuis e 4 uv), cada cor de led é alimentado por um driver de corrente separado. Nessa luminária também vou ter 1 cooler de 14cm para retirar o calor gerado pelos leds.

Os drivers dos leds tem uma corrente de 0,65A e uma tensão máxima de 40V (para os azuis e brancos) e 15V para os uv. O cooler tem uma corrente máxima de 0,3A e uma tensão de 12V.

 

Até ai está tudo testado e funcionando corretamente. O problema é que vou fazer um controlador com arduino para ligar/desligar leds e cooler. E como o case da luminária não pode ser muito grande, os drivers serão separados da luminária juntos com o arduino que fará o controle, com uma distância de aproximadamente 2m (de fio da luminária até os drivers). Agora preciso de alguma coisa para conectar a luminária ao controlador. Preciso de pelo menos 8 canais, o ideal seria 10 canais para poder controlar a velocidade do cooler.

Pensei em usar um RJ45, mas não sei se ele aguenta essas correntes. Alguém sabe se eu poderia usar ele? Ou conhecem algum outro tipo de cabo/conector que eu poderia usar? =D

 

Valeu o/

pode usar   sim  RJ45  desde  que coloque drive para  chavear  um rele por exemplo   veja http://labdegaragem.com/forum/topics/acionamento-de-rele-e-etc

ou se não --->>

http://www.videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?f=18&t=11330

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Circuit, não entendi muito bem.

você quis dizer de usar o RJ45 apenas para controlar um relé para ativar/desativar os drivers? É que os drivers ficarão juntos com o arduino. O que preciso é mandar realmente a "energia" até a luminária.

Na luminária vou ter apenas os leds e os coolers, nada mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Circuit, eu já tinha visto essa tabela. Mas no meu caso a corrente é bem mais baixa que 15A. Ela seria fixa de no máximo 0,7A. Queria encontrar algum tipo de fio/cabo que conseguisse usar com o menor tamanho possível, assim posso "organizar" melhor. O ideal seria apenas um cabo com os 10 fios dentro que conectassem na luminária e no controlador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi   porém  acredito  que  esses cabos  geralmente são  mas pra sinal  como você quer acionar   cargas   acredito  que  pesa muito  para esses cabinhos  porém  você pode usar  uma espécie de   encanamento   ou uma  mangueira e  por   vários cabos de forma acomodável  igual  um chicote de carro entende  pode ser  que seja uma  boa ideia  o que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, estou pensando em fazer isso mesmo. Assim posso usar fios que aguentem. Nesse caso só teria que ver qual tipo de "encanamento" usar (pensei naqueles espaguetes termo retrátil hehehe)

Mas a dúvida principal nesse caso é qual conector usar, teria que ser um que pudesse ligar os 10 fios e que fosse fácil de conectar. Conhece algum?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aconselho  ir  a  uma loja de elétrica de  carro e comprar  plug  de chicote de  parte elétrica de carro sempre  tem alguma  coisa  ou em uma oficina de um amigo  eles costumam ter  pedaço de chicote  com plug garrado  esses plugs  são  bem robusto e um chicote  tem bastante variedade  de plug portanto acredito ser a solução e

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!