Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Em 31/03/2016 às 13:41, brunocparra disse:

@Hyperlink   Para testar com resistência eu coloco o negativo da fonte em uma ponta da resistência e o positivo no multímetro em escala de corrente mas ele somente ira medir ate 20 amperes e então com a outra ponta do multímetro eu vou encostando aos poucos da outra ponta da resistência e chegando cada vês mais perto de onde esta o negativo da fonte assim quanto mais perto maior corrente forçada. Mas e muito complicado desse modo por isso queria arrumar outra maneira.

Então fiz esse esquema ai em cima ate deu certo com duas lâmpadas mas quando coloco 4 lâmpadas  de 100w conforme  a corrente aumenta de uma vês e acaba queimando o transistor mosfet mas estou tentando estudar um jeito de isso não acontecer. Ate agora não desvendei ainda o por que de queimar assim. com duas ou uma lâmpada funcionou normalmente agora com mais queimou os mosfets no momento da partida da lâmpada.

Quanto a carregar a bateria também estou tendo o mesmo problema. Uma vês tentei resolver colocando diodos na saída. Ai ligava a fonte só depois de conectada na bateria. ate funcionou por um tempo mas com o tempo eles queimam.

fiz o teste com uma resistência de chuveiro e o carregador chegou ate 20 amperes sem desarmar conforme o vídeo abaixo, o amperímetro não lê acima de 20A e mostrou uns traços mas o carregador ainda continuou ligado.. acho que chegou a uns 22A antes de desarmar.

realmente é algum tipo de proteção que a fonte tem que faz desarmar quando há uma grande demanda de corrente de forma repentina... eu tive que ir aumentado aos poucos pois se eu aumentasse a corrente rapidamente o carregador desarmava...

Postado

Isso mesmo  Modifiquei fontes aqui que devem ter alcançado cerca de 25 amperes na resistência mas como multímetro não mede acima de 20 também não tive como testar ao certo.

Ainda estou trabalhando no testador de fontes aqui se tiver algum resultado posto aqui. Quanto a proteção quanto a demanda repentina ainda não tive tempo de pesquisar como desativar.

Postado

@brunocparra pois é bruno, muito estranho essa proteção mesmo... deveria ter uma tolerância maior...  acho q o ci interpreta isso como um curto e desarma... mas variações repentinas de demanda de corrente não acontecem em pcs também não?

depois vou ver se faço o teste  utilizando um alicate amperímetro que tenho aqui que mede até 100A...

Postado
49 minutos atrás, Hyperlink disse:

mas variações repentinas de demanda de corrente não acontecem em pcs também não?

O problema e que não são todos CIs que fazem isso Tem muitos 494 e 7500 que não tive esse problema e ja alguns desses mesmo já me trouxeram problema também. Tem muito a ver com arquitetura da fonte.

no meu PC aqui tenho uma Corsair 430 funcionando blzzz.  Como tinha placa de vídeo boa eu coloquei 8 coolers para resfriar o gabinete 3 deles de 12cm. Só que como só queria usa-los quando estive-se jogando para nao ficar barulho em meu quarto a noite coloquei um interruptor neles e ligo e desligo a hora que quero. (Dando assim carga repentina na fonte) E ate hoje ela nunca desarmou.

No começo eu usava em todo carregador e fonte que eu fazia eu colocava uma resistência baixa cerca de 10ohms e 5w entre a saída de 5 volts e o negativo para dar assim uma carga inicial na fonte. Resolvia em muitos casos problema da fonte desligar em módulos de som automotivo no pico do som em que o modulo pede mais energia. E como era no 5 volts não dava perca nos 12 volts.

@Hyperlink

Postado
10 horas atrás, brunocparra disse:

O problema e que não são todos CIs que fazem isso Tem muitos 494 e 7500 que não tive esse problema e ja alguns desses mesmo já me trouxeram problema também. Tem muito a ver com arquitetura da fonte.

no meu PC aqui tenho uma Corsair 430 funcionando blzzz.  Como tinha placa de vídeo boa eu coloquei 8 coolers para resfriar o gabinete 3 deles de 12cm. Só que como só queria usa-los quando estive-se jogando para nao ficar barulho em meu quarto a noite coloquei um interruptor neles e ligo e desligo a hora que quero. (Dando assim carga repentina na fonte) E ate hoje ela nunca desarmou.

No começo eu usava em todo carregador e fonte que eu fazia eu colocava uma resistência baixa cerca de 10ohms e 5w entre a saída de 5 volts e o negativo para dar assim uma carga inicial na fonte. Resolvia em muitos casos problema da fonte desligar em módulos de som automotivo no pico do som em que o modulo pede mais energia. E como era no 5 volts não dava perca nos 12 volts.

@Hyperlink

com certeza fontes de qualidade suportam correntes bem maiores que essas genericas... fiz o teste com uma seasonic 350w aqui e ela ligou uma lampada de pisca de 12v x 22 watts sem problemas... ja meu carregador desarmou.. e so conseguiu ligar se eu ligasse a lampada primeiro com o carregador desligado e só depois  ligar ele... tb tenho uma corsair 430M aqui e realmente é uma otima fonte...

no meu carregador eu tenho um resistor de 10ohms e 10w ligado na linha de 5v mas mesmo assim desarma em picos de corrente...é aquele branco circulado em amarelo...  eu pensei em colocar uma carga tambem na linha de 3,3V pra ver se resolvia será q funciona?

5109d177-23f8-449c-9cfb-fdcddb1a32df.jpg

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...