Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Olá!

Estou há um bom tempo (pouco mais de 3 anos) sem acompanhar nada no mundo do hardware, e agora com a alta da energia elétrica, gostaria de dar um jeito de diminuir o consumo do meu PC atual (montando um totalmente novo se necessário), porém sem perder desempenho, e se possível ganhar desempenho.

Quando eu digo que quero diminuir o consumo de energia do PC, gostaria que fosse algo em torno de 15% a 20%. Menos que isso, acredito que não faça diferença, pois vou acabar gastando dinheiro comprando peças e não vou ter retorno nem em desempenho, muito menos em economia de energia.

Pois bem, segue minha configuração para que deem uma olhada:

MB: Asus M4A87TD-EVO

CPU: AMD Phenom II X6 1075t @ 3.2GHz (com o cooler Hyper TX3)

GPU: XFX Radeon 7850 2GB Core Edition

SSD: OCZ Vertex 3 120GB + 2 HDD Sata III (300GB + 700GB)

PSU: OCZ 600W Xstream Pro

Memória: 2x4GB DDR3 1333MHz

Monitor: Philips LED 3D 42" 42PFL6007

Gabinete: Cougar Evolution 6GR1 (com os coolers padrões que vem nele)

Acredito que, pra iniciar, precisaria fazer uma conta de quanto meu PC completo consome em energia (em idle e em load), porém, como faço isso?

A peça que acredito que teria uma redução imediata em consumo seria o monitor. Poderia pegar um Full HD básico, de 21.5" a 24".

Alguém se habilita?

Postado

Se você quer mesmo economizar energia, o ideal é partir para Intel. Processadores Intel consomem no máximo 84W (um Core i5/i7 4ª geração), enquanto AMD consome no mínimo 95W, no caso do seu Phenom, 125W. Um Core i3 4150 consome 54W, mais da metade do seu Phenom e tem um desempenho superior. Não sei se monitor vai influenciar nisso, pois monitores LED tem um consumo bem baixo.

• Curtir 2
Postado

Boa!

Notei que a intel coloca o "mesmo" modelo de processador com um "T" na frente, sendo que este tem TDP de 35w. É difícil de encontrar processador "T"? (e por curiosidade, o que seria esse T? Além de significar um TDP menor).

O consumo de um  i7-4765T seria muito superior ao i3 que você indicou?

Postado

Bom se você quer montar um pc de baixo consumo é melhor optar pela Intel consome muito menos do q o processadores da AMD mas os APU series de própria AMD tb tem baixo consumo comparado com os FX mais a melhor opção é você ir de Intel alem de proporcionar bom up futuros dependendo da sua configuração, bom quanto a essa questão do T sim ele significa baixo consumo de uma olhada no site deles aqui: http://www.intel.com.br/content/www/br/pt/processors/processor-numbers.html

é isso espero ter ajudado !!!

• Curtir 1
Postado

Processadores "T", se não me engano, só são encontrados OEM, ou seja, somente em computadores pre-montados, como os da Dell, mas essas Dell são absurdamente caros, também é possível encontra-los usados.

O "T" é baixo consumo mesmo, e para isso, o clock do processador também é bem reduzido, geralmente abaixo de 3.0Ghz (no caso do 4150T, ele é de 3.0Ghz), mas alguns possuem um turbo que faz "overclock" automático quando necessário (somente os i5/i7), o clock baixo é usado basicamente somente durante o idle ou utilização da internet, etc.

Sim, qualquer Core i7 (mesmo sendo "T" ou "S") são superiores a qualquer Core i3. O clock desse i7 é de 2.0Ghz com turbo para 3.0Ghz.

• Curtir 1
Postado

Além do processador, me indicaram também uma 750TI, que tem tdp de 60w... menos da metade do TDP da minha vga :o

E o desempenho dessas placas se equivalem, correto? Com leve vantagem para a 7850?

Quanto ao processador, então dificilmente eu vou conseguir pegar um "T". O 4150 tem desempenho superior ao 1075t em +/-%? O TDP dele é menos da metade também, fantástico.

Acho que é basicamente isso, né? Processador/MB, VGA e monitor.

Postado

A GTX 750 ti perde para a HD 7850 por pouca coisa, mas é bem mais recente. Segundo o site Game-Debate, o i3 é 26% inferior ao Phenom, mas eles levam muito em conta a qualidade de núcleos, tanto que eles dizem que o i5 4460 é inferior ao FX-8350 sendo que isso não é muito verdade, se der uma olhada em alguns bechmarks e também em alguns jogos, o i5 tem uma leve vantagem sobre o FX. De qualquer maneira, o i3 sendo inferior ou não, o desempenho será basicamente o mesmo, principalmente em jogos, o i3 também leva uma larga vantagem em tarefas single-thread, já que o desempenho por núcleo dele é bem melhor.

• Curtir 1
Postado

Cara para ter um consumo menor do que este só usando um I5 4460, ou I3 4ª Geração, com uma GTX 960 que consome menos do que a linha anterior, e principalmente uma fonte que consuma menos. Recomendo que compre algo em torno de 500 W. Fazendo as contas, você vai gastar mais ou menos 2 Kw a cada 5 horas, você multiplica isso pelo preço que é cobrado em sua ksa e depois multiplica por 30. Se você pretende comprar outras peças, que provavelmente não é o caso, recomendo que faça a escolha das que eu estou dizendo. Eu optei seguir por esta dica: http://wp.me/p2D2th-1U0

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...