Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando um PC de bom desempenho com baixo consumo de energia


Posts recomendados

Olá!

 

Estou há um bom tempo (pouco mais de 3 anos) sem acompanhar nada no mundo do hardware, e agora com a alta da energia elétrica, gostaria de dar um jeito de diminuir o consumo do meu PC atual (montando um totalmente novo se necessário), porém sem perder desempenho, e se possível ganhar desempenho.

 

Quando eu digo que quero diminuir o consumo de energia do PC, gostaria que fosse algo em torno de 15% a 20%. Menos que isso, acredito que não faça diferença, pois vou acabar gastando dinheiro comprando peças e não vou ter retorno nem em desempenho, muito menos em economia de energia.

 

Pois bem, segue minha configuração para que deem uma olhada:

 

MB: Asus M4A87TD-EVO

CPU: AMD Phenom II X6 1075t @ 3.2GHz (com o cooler Hyper TX3)

GPU: XFX Radeon 7850 2GB Core Edition

SSD: OCZ Vertex 3 120GB + 2 HDD Sata III (300GB + 700GB)

PSU: OCZ 600W Xstream Pro

Memória: 2x4GB DDR3 1333MHz

Monitor: Philips LED 3D 42" 42PFL6007

Gabinete: Cougar Evolution 6GR1 (com os coolers padrões que vem nele)

 

Acredito que, pra iniciar, precisaria fazer uma conta de quanto meu PC completo consome em energia (em idle e em load), porém, como faço isso?

 

A peça que acredito que teria uma redução imediata em consumo seria o monitor. Poderia pegar um Full HD básico, de 21.5" a 24".

 

Alguém se habilita?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quer mesmo economizar energia, o ideal é partir para Intel. Processadores Intel consomem no máximo 84W (um Core i5/i7 4ª geração), enquanto AMD consome no mínimo 95W, no caso do seu Phenom, 125W. Um Core i3 4150 consome 54W, mais da metade do seu Phenom e tem um desempenho superior. Não sei se monitor vai influenciar nisso, pois monitores LED tem um consumo bem baixo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa!

 

Notei que a intel coloca o "mesmo" modelo de processador com um "T" na frente, sendo que este tem TDP de 35w. É difícil de encontrar processador "T"? (e por curiosidade, o que seria esse T? Além de significar um TDP menor).

 

O consumo de um  i7-4765T seria muito superior ao i3 que você indicou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom se você quer montar um pc de baixo consumo é melhor optar pela Intel consome muito menos do q o processadores da AMD mas os APU series de própria AMD tb tem baixo consumo comparado com os FX mais a melhor opção é você ir de Intel alem de proporcionar bom up futuros dependendo da sua configuração, bom quanto a essa questão do T sim ele significa baixo consumo de uma olhada no site deles aqui: http://www.intel.com.br/content/www/br/pt/processors/processor-numbers.html

 

é isso espero ter ajudado !!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processadores "T", se não me engano, só são encontrados OEM, ou seja, somente em computadores pre-montados, como os da Dell, mas essas Dell são absurdamente caros, também é possível encontra-los usados.

 

O "T" é baixo consumo mesmo, e para isso, o clock do processador também é bem reduzido, geralmente abaixo de 3.0Ghz (no caso do 4150T, ele é de 3.0Ghz), mas alguns possuem um turbo que faz "overclock" automático quando necessário (somente os i5/i7), o clock baixo é usado basicamente somente durante o idle ou utilização da internet, etc.

 

Sim, qualquer Core i7 (mesmo sendo "T" ou "S") são superiores a qualquer Core i3. O clock desse i7 é de 2.0Ghz com turbo para 3.0Ghz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do processador, me indicaram também uma 750TI, que tem tdp de 60w... menos da metade do TDP da minha vga :o

 

E o desempenho dessas placas se equivalem, correto? Com leve vantagem para a 7850?

 

Quanto ao processador, então dificilmente eu vou conseguir pegar um "T". O 4150 tem desempenho superior ao 1075t em +/-%? O TDP dele é menos da metade também, fantástico.

 

Acho que é basicamente isso, né? Processador/MB, VGA e monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A GTX 750 ti perde para a HD 7850 por pouca coisa, mas é bem mais recente. Segundo o site Game-Debate, o i3 é 26% inferior ao Phenom, mas eles levam muito em conta a qualidade de núcleos, tanto que eles dizem que o i5 4460 é inferior ao FX-8350 sendo que isso não é muito verdade, se der uma olhada em alguns bechmarks e também em alguns jogos, o i5 tem uma leve vantagem sobre o FX. De qualquer maneira, o i3 sendo inferior ou não, o desempenho será basicamente o mesmo, principalmente em jogos, o i3 também leva uma larga vantagem em tarefas single-thread, já que o desempenho por núcleo dele é bem melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara para ter um consumo menor do que este só usando um I5 4460, ou I3 4ª Geração, com uma GTX 960 que consome menos do que a linha anterior, e principalmente uma fonte que consuma menos. Recomendo que compre algo em torno de 500 W. Fazendo as contas, você vai gastar mais ou menos 2 Kw a cada 5 horas, você multiplica isso pelo preço que é cobrado em sua ksa e depois multiplica por 30. Se você pretende comprar outras peças, que provavelmente não é o caso, recomendo que faça a escolha das que eu estou dizendo. Eu optei seguir por esta dica: http://wp.me/p2D2th-1U0

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!