Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Primeiro de tudo, minha configuração:

Placa-mãe: Intel DH67 CL

Fonte: CoolerMaster 750W RS-750-ACAA.

Processador: Core i7 2600k @3,4 GHz 8MB

Memória: 2x 4GB Kingston DDR3 1333

VGA: ZOTAC GTX 960 Amp! Edition

Adquiri essa placa faz um mês mais ou menos e até agora não estava com nenhum problema aparente, pois bem. O que acontece é o seguinte: eu notei que de uns dias pra cá eu ligo o computador e após uns 10 minutos em idle a temperatura já está em torno dos 60ºC, com o fan em uns 40%, monitorando pelo software da Zotac o Firestorm. Hoje eu decidi abrir o Afterburner e habilitar a opção "User defined software automatic fan control", imediatamente o fan aumentou pra 60% e baixou as temperaturas, estabilizando em 32ºC e 41% do fan.

Se eu fechar o Afterburner, as temperaturas voltam a subir novamente...

Eu gostaria de entender o que pode estar acontecendo, alguém sabe o que pode ser? Valeu!!

Postado

Eu não sei dizer, mas pode ser má eficiência da Zotac mesmo, não sei dizer, daqui a pouco alguem que entende responde. Fiquei preocupado agora porque comprei exatamente essa placa  :(, ainda não chegou.

Postado

Com o Afterburner aberto é tudo mil maravilhas, a temperatura jogando The Witcher 3 no ultra não passa dos 65ºC.

Pelo que eu sei, as placas da Zotac são ruins mesmo....

Realmente, nos testes a 960 da ZOTAC se saiu pior nas temperaturas, por conta da sua carcaça de metal cobrir bastante a GPU, o que me intriga é quando fecha o Afterburner as temperaturas sobem, parece que tem algo forçando a GPU.

Postado

Se quiser que eu faça uma análise dos recursos:

1.Faça o download do HWiNFO (32 ou 64 ou Portable) em: www.hwinfo.com/download.php
2.Execute (run), abra os sensors e grave um log (logging start).
3.Verifique se o botão, após selecionar onde salvar, esteja com um X vermelho (cancelar), indicando que está gravando.
4.Deixe gravando quanto tempo quiser, desde que indique por MP a abertura de algum jogo ou de programa que faz cálculos intensos, por exemplo Folding@Home ou codec>rendering.
5.Mande o arquivo, ou o texto de dentro do arquivo (editar notepad e colar sem formatação) por MP para que eu analise.
Se quiser, faça você mesmo a análise com o LogViewer: http://www.hwinfo.com/forum/Thread-LogViewer-for-HWINFO-is-available

A temperatura em idle da minha GTX 750 Ti é de 50ºC, e full 66ºC (com MSI Afterburner atuando com minhas configurações), e talvez seja normal os 60ºC (já que como você diz, existe uma carcaça de metal que cobre a GPU e não é um dissipador). Desde que não chegue próximo de 98ºC, a GPU está apta em sua capacidade de trabalho.
Não sei se no caso de GPUs os sensores internos de temperatura são imprecisos e medidos em uma variável Tmax, onde quanto maior a temperatura, mais preciso será, mas isso acontece nos sensores de núcleo dos processadores - levando a leituras erradas por programas e até mesmo pelo próprio chipset. Nesse caso estamos lidando com chipset da própria GPU.
Postado

Se quiser que eu faça uma análise dos recursos:

1.Faça o download do HWiNFO (32 ou 64 ou Portable) em: www.hwinfo.com/download.php
2.Execute (run), abra os sensors e grave um log (logging start).
3.Verifique se o botão, após selecionar onde salvar, esteja com um X vermelho (cancelar), indicando que está gravando.
4.Deixe gravando quanto tempo quiser, desde que indique por MP a abertura de algum jogo ou de programa que faz cálculos intensos, por exemplo Folding@Home ou codec>rendering.
5.Mande o arquivo, ou o texto de dentro do arquivo (editar notepad e colar sem formatação) por MP para que eu analise.
Se quiser, faça você mesmo a análise com o LogViewer: http://www.hwinfo.com/forum/Thread-LogViewer-for-HWINFO-is-available

A temperatura em idle da minha GTX 750 Ti é de 50ºC, e full 66ºC (com MSI Afterburner atuando com minhas configurações), e talvez seja normal os 60ºC (já que como você diz, existe uma carcaça de metal que cobre a GPU e não é um dissipador). Desde que não chegue próximo de 98ºC, a GPU está apta em sua capacidade de trabalho.

Não sei se no caso de GPUs os sensores internos de temperatura são imprecisos e medidos em uma variável Tmax, onde quanto maior a temperatura, mais preciso será, mas isso acontece nos sensores de núcleo dos processadores - levando a leituras erradas por programas e até mesmo pelo próprio chipset. Nesse caso estamos lidando com chipset da própria GPU.

Desculpa a demora para responder, tava meio ocupado esses dias. Vou fazer essa análise ai porque isso tá me deixando intrigado. Obrigado

Postado

Conforme a análise por MP, tira-se as conclusões e fatos:
1.Gabinete com refrigeração relativamente fraca, com apenas 1 cooler na traseira (exaustor) e com base na temperatura do HD (eleva-se de 29 para 35ºC no RS, o meu fica travados 30ºC e os sensores de HD são precisos).

2.Pasta térmica Implastec, genérica.
3.CPU a altas temperaturas (TNúcleo convertido via software da variável tmax para 96ºC - Cooler box e com Implastec).
4.GPU a temperaturas elevadas para o sistema e ambiente (união de fatores).

O que o autor pode realizar dentro do padrão:
Troca do gabinete ou acréscimo de coolers. Troca da pasta térmica da GPU e da CPU, com base no comparativo de pastas térmicas do CdH. Troca do cooler box.

Acredito que o tópico possa ser fechado agora.

• Curtir 1
  • 2 meses depois...
Postado

POxa cara me ajuda to com problema parecido so que no meu caso o pc vem desligando quando entro em algum game e as vezes quando estou navegando, tenho uma gtx960 da evga e estou com medo dela estar com defeito.

Postado

Amigo pelo menos no meu caso eu tenho uma r9 270x e o próprio programa da AMD tem as opções na parte de overclock.E la tem a opção de controle manual e automático do fan,assim como no Afterburner.Da uma conferida se no da nvidia possui essa opção,pois as vezes o controle manual pode estar ativado.Pois sempre eu recomendo você deixar no controle automático pois ele fara com que o fan aumente ou diminua para manter as temperaturas boas.Procura essa configuração no programa da zotac ou se não achar procura pesquisar como deixar o fan no automático.Qualquer coisa jogue só com o afterburner ligado.Provavelmente são as configurações.Abraçs.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...