Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Leitura AD com 16F877


Posts recomendados

Bom Dia!

 

Estou com um projeto de leitura nos canais AD do PIC mas encontrei uma duvida que esta me matando (não consigo enxergar, deve ser algo besta :P ) !

 

Quando usamos o conversor AD normalmente os 5V no pino do PIC corresponde a 1023, 512 ou 511 corresponde a 2,5v.

 

porém meu sensor de temperatura inicia com 60° em 7,7 ~ 7,8 coloquei um divisor de tensão para que fique 5v no pic, 5v = 1023

 

MAS quando ele sobe:

59° - 7,8

60° - 7,7

61° - 7,6

62° - 7,5

63° - 7,4

64° - 7,3

65° - 7,2

 

E fiz meu codigo assim:

 

     valorAD1 = ADC_Read(1);
     valorAD1 = (valorAD1*60)/1023;
     WordToStr(valorAD1,txt);
     Lcd_out(2,6,txt);
     Lcd_chr_CP('C');
     delay_ms(50);
 
Só que quando a minha tensão cai a temperatura também cai em vez de subir.... eu sei que é alguma coisa não hora da multiplicação mas não consigo ver..
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

É regra de três inversa.
 
Vamos supor:
 
>>> Para fazer um bolo você precisa de 3 ovos, quantos ovos serão necessários para fazer 3 bolos:
 .                  ./|\ | Bolo | Ovo | /|\  |  |  1   | 3   |  |  |  |  3   | x   |  | 1=3 ___\ x=3*3 -> x=9 ovo3=x    /
 
Como as setas mostram se a quantidade de bolo aumenta a quantidade de ovos gastos também aumenta. Isso é uma regra de três direta.
 
Agora a regra de três inversa (que é o caso do seu código) >>> Um motorista gastou 3 horas viajando a uma velocidade de 50km/h até são paulo. Quando horas seriam gastas caso a velocidade fosse 80km/h:
 .                          /|\ | velocidade | horas |  |  |  |  50        |  3    |  | |  |  80        |  x    | \|/                                                       * 50=3 ___\ invertendo um dos lados -> 50=x ___\ 50*3=80*x -> x=1,875 hora80=x    /                            80=3    /
 
Repare que se a velocidade aumenta a viagem será feita em um menor tempo (hora diminui). 
Esse é um caso de regra de três inversa, um único lado da equação deve ser invertido.
 
Sacou?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...