Ir ao conteúdo

PC EM BOOT LOOP

Bighouse

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal,

Venho aqui relatar meu problema, há 3 anos mais ou menos eu montei esse PC para dar uma jogada nos finais de semana, segue a configuração:

- I5 2500k

- Placa Mãe Gigabyte z68x-ud4-b3

- Cooler corsair h70

- Mémoria Corsair Dominator 8GB 1866Mhz DD3

- Placa de Video ZOTAC GTX460

- Fonte thermaltake 750w

- SSD 120gb corsair

Bom, eu NUNCA consegui usar esse computador, alguem sabe me dizer se tem alguma incompatibilidade nessa configuração ? O computador fica normal durante uns 4 dias, depois disso ele reeinicia sozinho e fica no boot loop, pra fazer voltar a iniciar o windows novamente preciso tirar a bateria da placa mãe aguardar um tempo e ele sai do boot loop, mas logo em seguida volta novamente, ou seja , ele só funciona quando quer.

Já fiz de tudo, troquei a latencia das memorias na bios, alterei tensão, já deixei em stock, desativei o XMP, estou quase tacando FOGO nesse pc.

Quando ele sai do boot loop e eu entro na bios, ela avisa que o computador foi desligado por causa de overclock .... sendo que não tenho overclock nesse pc, todas as configurações estão em STOCK.

Alguem POR FAVOR poderia me ajudar a fazer esse PC funcionar pela primeira vez depois de 3 anos ?

Vai ver esse PC sempre teve algum componente estragado desde ZERO e eu nunca soube e venho passando raiva com ele esses anos todos....

Postado

Ninguem pra ajudar ?????

Existe algum programa que vai diretamente no problema do PC ? Algum LOG do desligamento sei lá ....... Me ajudem por favorr..

Postado

Faça teste de memória como MEMTEST ou com o próprio software do Windows (Iniciar instalação do Windows, escolher recuperar sistema e depois em diagnóstico de memória.

Analisar HD, pode ser com o AIDA64

Já tentou reinstalar o Windows (outra mídia)?

Muitas vezes o Loop da inicialização do windows refere-se a drivers da placa que o windows não consegue carregar (ocorre principalmente quando há troca de algum Hadware como, por exemplo, Placa-mãe).

Postado
  Em 02/06/2015 às 15:21, Alexandre Carlos disse:

Faça teste de memória como MEMTEST ou com o próprio software do Windows (Iniciar instalação do Windows, escolher recuperar sistema e depois em diagnóstico de memória.

Analisar HD, pode ser com o AIDA64

Já tentou reinstalar o Windows (outra mídia)?

Muitas vezes o Loop da inicialização do windows refere-se a drivers da placa que o windows não consegue carregar (ocorre principalmente quando há troca de algum Hadware como, por exemplo, Placa-mãe).

Já formatei o PC inumeras vezes, sim já fiz o teste instalando de outra midia  já fiz o teste de memoria e passou numa boa, o HD SSD eu não analizei ainda, pesquisando sobre HD SSD ontem eu descobri que tinha que mudar na BIOS para AHCI, o meu ainda está em IDE (alterando para AHCI ele nã inicio mais e deixei isso pra lá), mas acho que não é esse o problema do boot loop constante, o que mais me intriga é que o PC volta a operar normalmente durante 1 semana, depois o boot loop come solto....só volta dando clear CMOS e olhe lá .

Olhei em foruns gringos e pedem pra alterar a latencia das memorias na BIOS e mudar a tensão das memorias.....mas no meu caso nao resolveu

Postado

O correto é AHCI para que o seu SSD possa ter o desempenho maior, o IDE limita muito o uso do SSD (gravação/leitura).
Outras configurações na BIOS seria, verificar o tipo de particação de GPT para MBR, e modo Sata de UEFI para Legacy.

Que temperaturas obtém com essa configuração?

Postado
  Em 02/06/2015 às 15:33, Alexandre Carlos disse:

O correto é AHCI para que o seu SSD possa ter o desempenho maior, o IDE limita muito o uso do SSD (gravação/leitura).

Outras configurações na BIOS seria, verificar o tipo de particação de GPT para MBR, e modo Sata de UEFI para Legacy.

Que temperaturas obtém com essa configuração?

No caso do SSD estando em IDE estou perdendo apenas em rendimento, não creio que seja o problema do boot loop, estou trabalhando agora, quando chegar em casa vou dar um olhada na bios e verificar o que voce disse.

As temperaturas da MOBO, placa de video e processador são muito baixas, não está reeiniciando por causa de aquecimento.

Li em um forum americano que diz que com minha configuração (placa-mãe e memoria) JAMAIS poderia deixar as voltagens em AUTOMATICO, isso estaria causando loop loop em diversas pessoas com a configuração parecida com a minha ....

Postado

Desculpem pegar carona no topico mas tenho uma duvida...

Tenho uma asrock n68m e tem so ide e raid quando altero para raid o ssd some da lista.

Em 02/06/2015 às 15:45, gdgostoso disse:

Tenho uma asrock n68m e tem so ide e raid quando altero para raid o ssd some da lista.

Tenho um sandisk de 32gb que peguei para por o win 7 mas nao notei muita diferença.

Tenho um am3+ 3.2 e 4 gb ram.

No relatorio de desempenho meu ssd ficou com nota 5.9

Igual ao meu outro hdd comum.

Ha algo que possa se fazer?

Postado
  Em 02/06/2015 às 15:37, Bighouse disse:

No caso do SSD estando em IDE estou perdendo apenas em rendimento, não creio que seja o problema do boot loop, estou trabalhando agora, quando chegar em casa vou dar um olhada na bios e verificar o que voce disse.

As temperaturas da MOBO, placa de video e processador são muito baixas, não está reeiniciando por causa de aquecimento.

Li em um forum americano que diz que com minha configuração (placa-mãe e memoria) JAMAIS poderia deixar as voltagens em AUTOMATICO, isso estaria causando loop loop em diversas pessoas com a configuração parecida com a minha ....

IJá tentou alterar a tensão de memória manualmente então? Seguiu alguma tabela?

Ao alterar as configurações do HD na Bios, eu recomendo uma nova formatação (se fosse Win8, nem recomendava);

Em 02/06/2015 às 15:49, gdgostoso disse:

Tenho um sandisk de 32gb que peguei para por o win 7 mas nao notei muita diferença.

Tenho um am3+ 3.2 e 4 gb ram.

No relatorio de desempenho meu ssd ficou com nota 5.9

Igual ao meu outro hdd comum.

Ha algo que possa se fazer?

Amigo, a taxa de transferência de um SSD é maior que um HD SATA e muito maior que um HD IDE. O problema está na compatibilidade de sua Placa, a conexão dela só suporta o limite de Transferência de um HD IDE (teoricamente), logo, não adianta comprar um SSD se sua placa não suporta usar a taxa de transferência que ele permite.

Tabela:post-767662-0-24217500-1433260592_thumb.

Usando em IDE sua taxa será sempre 133 MB/s, é preciso mudar para AHCI para extrair maior desempenho. Se sua placa não está reconhecendo é bom atualizar a BIOS.

asrock n68m-VS3 OU asrock n68m-S ou asrock n68c-M?

Postado

Obrigado por ajudar...

N 68c-M generica (Phitronics).

Nao encontro o site da fabricante e descobri que minha placa se trata de um clone.

Logo, fui no site da asrock e baixei o .exe da bios mas o windows diz ser incompativel...

Tinha o arquivo DOS tambem,mas devido a minha inexperiência nao quis tentar.

Acho que terei que trocar minha mobo\processador nao é?

Obrigado.

Postado

Amigo sendo da Phitronics, ela não suporta. A informação no site da empresa está errada/enganosa.
Realmente, precisa trocar a placa-mãe para obter maior taxa de transferência do seu SSD.

Postado

ZpVuGYx.jpg

SEENAiT.jpg

t5eVGBM.jpg

BxBjp38.jpg

JvSaV3S.jpg

3rw9ltP.jpg

ulCTXHR.jpg

WZkFpIE.jpg

Alguma coisa que pode estar errado ?

Na ultima foto das tensão eu tirei do AUTO e coloquei em NORMAL pra ver se para o boot loop ...até agora nao reeiniciou nenhuma vez.

Postado

Não, está tudo correto.
Mas, que tipo de HD usas?
Para melhor desempenho do HD podes alterar de IDE para AHCI (isso não tem nada a ver com o problema, apenas uma dica).

Postado
  Em 03/06/2015 às 19:18, Alexandre Carlos disse:

Não, está tudo correto.

Mas, que tipo de HD usas?

Para melhor desempenho do HD podes alterar de IDE para AHCI (isso não tem nada a ver com o problema, apenas uma dica).

Uso um Corsair GT Series 120gb SSD, tentei colocar para AHCI, ele tenta instalar os drivers mas diz que nao foi achado, depois o pc nao inicia mais o windows e nem reconhece o HD ....

Postado

@Bighouse 

Você precisa configurar corretamente a frequência e as latências de sua memória no Setup pois, atualmente elas estão trabalhando a 1333Mhz e com latências fora das especificações testadas pela Corsair.

O correto é 

• Densidade: 8 GB (2 x 4 GB)
  • Velocidade: 1.866MHz
  • Latência testada: 9-10-9-27
  • tensão: 1,5V

Outra recomendação é habilitar o alarme de temperatura da CPU e o alarme da ventoinha da CPU

Postado

Se o Windows foi configurado (instalado) para rodar com IDE, não dá para simplesmente alterar para AHCI. É preciso preparar o Windows.

Vá em em Comando/Executar digite regedit, na tela de Edição de Registro cliente em HKEY_LOCAL_MACHINE, depois SYSTEM, abra CurrentControlSet e logo após Services.
vá até msahci, duplo clique sobre o item, e botão direito sobre Start para então escolher Modificar. Em Dados de Valor sete-o como 0.
Reinicie a máquina e escolha AHCI na Bios.

* Config para Windows 7

Em 03/06/2015 às 20:11, WETON disse:

@Bighouse 

Você precisa configurar corretamente a frequência e as latências de sua memória no Setup pois, atualmente elas estão trabalhando a 1333Mhz e com latências fora das especificações testadas pela Corsair.

O correto é 

• Densidade: 8 GB (2 x 4 GB)
  • Velocidade: 1.866MHz
  • Latência testada: 9-10-9-27
  • tensão: 1,5V

Outra recomendação é habilitar o alarme de temperatura da CPU e o alarme da ventoinha da CPU

Mesmo a placa só suportando 1333MHz? Por que, se será reduzida?

Postado

@Streme, agora meu SSD está funcionando perfeitamente em AHCI, muito obrigado.

@WETON, fiz o que você disse, coloquei as memorias para funcionar em 1866mhz, habilitei os alarmes de temperaturas e troquei as latências das memorias ....

Quando fui alterar a frequencia das memorias apareceu isso aqui :

myqbTDP.jpg

Sendo que estava tudo em stock ...... não tinha overclock, apesar das memorias já serem "overclocadas"

Segue umas fotos que tirei do programa CPUID e CPUZ

DfxUK5C.jpg

IVEeP0q.jpg

0DIpJNu.jpg

WEiVIQl.jpg

z7Ec75A.jpg

AmOe5Y4.jpg

To desde as 8 da manhã com o PC ligado direto com as configurações que vocês me passaram e ainda nao reeiniciou ....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!