Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Boa noite amigos, montei meu pc há 1 ano e há alguns meses ele começou a travar em jogos mais exigentes. O travamento ocorre da seguinte forma: A tela fica preta em seguida, o monitor perde o sinal de video, escuto um som metalico, como se fosse repetição e ao olhar a GPU no pc ainda ligado, os coolers estão parados (o que me faz pensar que ela parou de funcionar). o CPU continua funcionando assim como outros componentes, mas eu nao consigo acessar o gerenciador de tarefas nem sair do jogo, preciso desligar e ligar novamente no botão. Já perdi a garantia, ja tentei acionar o suporte da gigabyte e nada...

A temperatura da GPU chega no máximo a 60ºC, os drivers estão atualizados. Já testei a placa em outros 2 computadores com fontes de 500W e 550W e o problema persistiu, ja testei outra placa em meu computador e o problema foi resolvido.

Placa mãe: GA 970A dS3P

Memória: Corsair Vengeance 4GB x(2) 1600mhz

Processador: AMD FX 6300 3.5 Ghz

Placa de vídeo: GIGABYTE AMD Radeon R9 270 Windslash OC

Fonte: Thermaltake 650W Smartseries 80 plus bronze

Gabinete: Thermaltake V3 Black edition

HD: Seagate 1T 7200

Já percebi que o problema está na placa de vídeo mas tenho medo do fator que causou esse problema. Acho que uma possibilidade seria a fonte da thermaltake vi em alguns foruns que ela tem componentes de baixa qualidade entretanto em outros vi que ela é uma boa fonte. Minha dúvida então é a seguinte:  O que causou essa desgraça de problema? Troco de fonte antes de pegar uma GPU nova ou continuo nessa?

Obrigado!

Postado

@El Kabum
Testei uma Nvidia GTX 550Ti da EVGA se não me engano. Não, inclusive em certos jogos menos exigentes como Left 4 dead 2 (tudo no máximo, mostrando um uso de 50% da GPU pelo MSI Afterburner) não trava.

Postado

@El Kabum

Testei uma Nvidia GTX 550Ti da EVGA se não me engano. Não, inclusive em certos jogos menos exigentes como Left 4 dead 2 (tudo no máximo, mostrando um uso de 50% da GPU pelo MSI Afterburner) não trava.

Talvez seja a fonte abrindo o bico.. Como você disse que a VGA esta com a temperatura OK, só pode ser a fonte.. Pode ser a placa de video tambem, mas a chance de ser a fonte é muito maior.

Se você tiver conhecimento e quiser tentar, poderia para fim de teste fazer um underclock e um undervoltage no processador, pra diminuir consideravelmente o consumo de energia dele, "sobrando" consequentemente mais potencia da fonte para ser usada pela placa de video.. Nesse caso se o sistema não falhasse poderiamos considerar que a fonte esta com dificuldade em alimentar o processador + a placa de video em full..

Postado

Então é muito estranho porque eu testei essa placa em outros dois computadores de amigos e ela também travou da mesma forma. Tudo bem que a fonte deles tinha uma potencia menor (500W e 550W) mas no site da fabricante recomendam 500W e geralmente essa recomendação já tem uma folga boa. Testei agora pouco uns 10 minutos com o FurMark em um teste de stress. Chegou no máximo em 78ºC com os fans à 75% de uso e não travou.

Sobre o teste eu já fiz underclock e undervolt de GPU em notebook, tive um Dell XPS que apresentou o mesmo problema que estou tendo aparentemente, acho que de CPU deve ser semelhante, só dar uma fuçada no google. Estou realmente tendendo a comprar uma fonte nova, dei uma pesquisada e penso numa XFX 650W XTR 80 gold pra não ter dor de cabeça.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...