Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD 7970 - Como diminuir a tensão?


YTALOFELIPE
Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Essa tensão é normal para uma placa que vem com frequências e tensões alterada de fábrica.1.5V é o padrão pelo que lí,então pode testar uma BIOS de uma 7970 referência,e ver se altera para 1.5V,ou tente outro programa que permita mudar a tensão da memória,conheço o EVGA precision mas este eu nunca usei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o pior é que já fiz o download da original e não volta ao normal :( a bios é essa http://www.techpowerup.com/vgabios/125439/xfx-hd7970-3072-120521.html

 

Parece que tem que fazer algo a mais que não faço ideia! não há chave seletora na VGA, pois ela não é dual-bios. Então não faço ideia do que mais fazer :(

 

Alguém?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a bios da sua placa original coloca a memória a 1.6V não vai fazer diferença,porém não está especificado a tensão da memória no site da techpowerup.Mas quando digo referência,é esse aqui http://www.techpowerup.com/vgabios/114358/xfx-hd7970-3072-111207.html esse é o modelo de referência com o adesivo da XFX,observe os clocks de 925MHz no núcleo e 1375MHz na memória,e a data,janeiro de 2012,quando a 7970 foi lançada,provavelmente vai ter as tensões padrão GDDR5 que a AMD pôs,não sei se é compatível,mas quase todos os dados,exceto do modelo específico,são iguais.

Mas por que o problema da tensão da memória?Está aquecendo os chips demais?Até 70ºC a memória trabalha bem,acima disso a vida útil diminui,se a placa não refrigera os chips,é um problema,mas você pode colocar adesivos térmicos se esse cooler permitir um bom contato do adesivo com o alumínio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de fato é o super aquecimento :( passa dos 80 só de assistir video no youtube! ;s tive que desativar a aceleração por hardware, pra voltar assistir meus canais no youtube. :/ o problema é a tensão mesmo. O ex dono dela fez alguma loucura que ele não lembra mais como desfazer, pois já tem anos. Ele fez isso para usar com block no whatercooler e me vendeu assim mesmo. '-' e agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem a minha 8800 GTS 512 aquece os chips de memória com vídeo,acho que não é 1.6V que está sendo aplicado,porque pesquisando parece padrão essa tensão nas memórias GDDR5 que vem com OC de fábrica,mas tentou colocar a BIOS da outra XFX padrão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Eu não tenho mais ideias,mas parece algum malfuncionamento o aquecimento desse jeito dos chips,uma HD 4770 que eu tinha tambem os chips da memória fritavam com qualquer carga na GPU,mas ela já estava com problemas de artefato,não achei nenhum editor de BIOS que permita mudar a tensão das memórias,só VDDC da GPU,eu testei esses dois com a BIOS da minha HD 7850 falida,talvez com a sua eles permitam alterar outras funções.

http://www.techpowerup.com/forums/threads/radeon-hd77xx-78xx-79xx-bios-editor.183423/

http://www.techpowerup.com/forums/threads/vbe7-vbios-editor-for-radeon-hd-7000-series-cards.189089/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O editor de bios não dá opção para reduzir a tensão da memória,mas você tinha dito que o seu problema estava resolvido,aí não aparece um sensor da temperatura de memória,é o sobre GPU Temperature que você estava falando?Se for,é muito obvio o problema,refrigeração,a placa está a 63 graus aí aparentemente sem fazer nada,abra e troque a pasta térmica,limpe o dissipador e veja se as ventoinhas não estão sem lubrificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As memórias esquentam tudo?como assim,isso é meio absurdo,parece até defeito,então elas recebem refrigeração direta,com adevisos térmicos?Você tem uma placa estranha,no mínimo,o seu cooler é assim?

http://cdn.wccftech.com/wp-content/uploads/2012/07/XFX-R7970-GHZ-2.jpg

Troque a pasta térmica de qualquer jeito,as vezes o contato ruim do cooler com a base o núcleo faz o dissipador esquentar bem mais do que deveria,e veja se pode repor os adesivos térmicos se eles estiverem já ruins(quebrados,secos etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!