Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
victor carneiro fardim

RESOLVIDO Bug chato no driver da NVIDIA para Linux. (micro-stuttering em tudo!)

Recommended Posts

Enfim, estou me irritando um pouco com um bug chatinho que andei notando no meu sistema - a saída de vídeo não é fluída. Uso Xubuntu 14.04 LTS, e basicamente, quando toco vídeos a 60FPS, por exemplo, dá pra notar que tem bastante micro-stuttering, enquanto que no Windows 7 roda lindamente a 60FPS.

Fucei o driver proprietário da NVIDIA e não consegui resolver o problema. Então resolvi trocar no próprio driver para a GPU integrada da Intel. Reloguei, e para minha surpresa os vídeos rodaram lindamente a 60FPS!!! (só houve um pouco de tearing porque minha TV funciona a 59.94 Hz e o monitor do meu note funciona a 60Hz). Ou seja, o problema está muito provavelmente no driver da NVIDIA (eu noto que ele é bastante bugado - minha TV fica acima do monitor, e na parte superior do monitor, às vezes ocorrem alguns "bugs", como rastros do cursor do mouse ou atraso - algo que não ocorre quando estou usando a GPU da Intel).

Queria saber se alguém sabe a resolução desse problema - não dá pra viver usando a GPU da Intel e tendo que trocar e fazer logoff toda vez que quero jogar, e depois destrocar. Tenho uma Geforce GT 750M.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Resolvi :D

A solução foi instalar o Bumblebee, um projeto que implementa o NVIDIA Optimus e permite trocar a GPU on-the-fly. O sistema usa a GPU Intel, e se você quiser rodar um app com a GPU NVIDIA, você abre ele com o programa "primusrun" (primusrun <nome do app>), e só aquele app é renderizado na GPU NVIDIA e copiado para a GPU Intel :) . Resolveu, não tenho mais micro-stuttering para usar o sistema ou tocar vídeos (já que ele usa a GPU Intel), e até o micro-stuttering nos jogos diminuiu bastante.

Antes disso, tentei atualizar o driver para a versão 352.21, mas não adiantou de nadicas.

Suspeito que o bug ficava na parte do driver que copiava o framebuffer para a GPU Intel (o memcpy era lento, talvez...); como o Bumblebee toma conta disso...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais