Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Venho por meio deste, sanar minhas duvidas quanto as placas que são usadas em conjunto das CPU's AMD da linha FX, cito os Modelos 78LMT e N68, visto que muitos usuarios criam topicos reportando problemas de desempenho com essa configuração.

Como não sou tecnico "ainda", creio que não consigo responder a esses usuarios como deveria, em um nivel tecnico, dependendo as vezes de uma ajuda aqui e ali.

Como sei pouco sobre as especificações tecnicas dessas placas, gostaria que alguem me ajudasse a entende-las melhor, para eu poder ajudar os outros tambem, e até usar esse topico como uma referencia posteriormente.

Muitos usuarios que vem ao forum, não acreditam que seus problemas com desempenho, estão relacionados essas Placas-mãe, O mais comum é ouvir esses usuarios dizerem:

- Não é a placa-mãe, porque eu vi um video no youtube, e o cara tinha a mesma placa-mãe que eu tenho, a mesma configuração e com desempenho muito superior

Ou:

- La na Chipart, o Gorducho boca de patente, disse que da pra usar FX-6300 com 78LMT.

:naonao:  :naonao:  :naonao:  :naonao:  :naonao:  :naonao:  :naonao:

O primeiro defeito que vejo nessas Placas, é que as CPU's FX, por padrão, trabalham com memorias 1866Mhz. porém na 78LMT e N68 so é possivel configurar as memorias para 1600Mhz, o que limitaria o desempenho do CPU. Por favor se eu estiver, me corrijam.

O segundo, quem me explicou foi nosso grande amigo @RS Faria.

Até onde sei, essas placas foram projetadas para dar suporte as CPUs AMD Phenom II e Athlon II, quando a AMD lançou a linha FX, ela fez um pacto com o capiroto, porque essa placa veio do inferno uma gambiarra adaptaçao  nessas placas, assim elas passaram a dar suporte as CPUs FX tambem que usam socket AM3+.

porém essas placas, as vezes, não alimentam a CPU como deveriam, com a tensão mais baixa que o normal a CPU trabalha menos, o Clock baixa e causa problemas de desempenho.

Quando eu fazia curso eletronica, um dia, o professor nos deu a tarefa de montar um circuito de uma arma de choque artesanal.

Nos deu o projeto, tivemos que desenha-lo em uma placa de circuito impresso manualmente. porém, eu esqueci de fazer duas ligações entre componentes, como so me dei conta depois que ja tinha jogado a placa no acido, ja era tarde demais, so me restou duas opções:

1º: Jogar a placa nova e fazer tudo de novo.

2º Usar dois "jumpers", deus salve o cara que o inventou.

Optei pela 2º opção, fiz toda a gambiarra la bonitinha e Voilà... liguei ela.

Funcionou?? Sim funcionou.

MAS FUNCIONOU COMO DEVERIA??? Bah... tu vê néh, não é NET, mas é Tipo NET.. :looka:

Comparando o minha com do meu colega, que fez certo, constatamos que a minha tinha Tensão de saida de 410v DC, a dele tinha 450v DC

So aqueles dois jumpers, deu toda essa diferença??... Talvez... Mas quando fiz de novo, funcionou certinho :aplausos:

Ao meu ver, é basicamente o que a AMD fez com suas gambiarras nessas placas.

O terceiro defeito, e ai é que esta minha duvida, pois nunca vi ninguem falar nada a respeito disso. Eu li ha tempo muito nesse link:

http://forum.gamevicio.com/topico/2013/12/fx-6300-ga-78lmt-s2-segura-um-gtx-660/

Ali fala sobre o Hyper Transport, que é a tecnologia que a AMD usa para fazer a comunicação da CPU com o Chipset, diz tambem o HT dos FXs é de 5200MT/s e placa é de 4400MT/s, e isso causaria tambem uma limitação.

Agora pergunto, isso é mesmo verdade?? Essa afirmação procede??

Espero que alguem possa responder minhas duvidas, e como disse, se falei bobagem, não hesite em me corrigir.

Desculpe pelo topico muito extenso, mas queria deixar o mais claro possivel.

Obrigado a todos!

• Membro VIP
Postado

a meu ver, todas as informações que você absorveu sobre essas placas-mãe estão corretas, eu tenho essa placa-mãe (N68-S3 FX) parada aqui em casa e sei como é, se quiser, só detalhar suas dúvidas que eu respondo.

Abrass.

• Curtir 1
Postado

a meu ver, todas as informações que você absorveu sobre essas placas-mãe estão corretas, eu tenho essa placa-mãe (N68-S3 FX) parada aqui em casa e sei como é, se quiser, só detalhar suas dúvidas que eu respondo.

Abrass.

Valeu @PH Benchmarker, como eu disse anteriormente, entendi um pouco sobre os dois primeiros "defeitos" que citei

Agora sobre o terceiro, nunca vi ninguem comentar a respeito disso aqui no forum, e aquele topico do GV foi o unico lugar onde li sobre isso, gostaria de saber se esta informação esta correta.

Queria tambem a opinião de mais pessoas, para usar um topico como referencia a esses problemas, visto que muitas vem aqui no forum comentando sobre ele.

Hoje mesmo passei a TARDE INTEIRA tentando explicar a um usuario, o problema da configuração dele, e ele achou que eu estava errado. Postei links de topicos semelhantes, e ele ainda achou que eu estava errado, por que um cara no YouTube tinha uma config. igual a dele, e não dava problema... Ai eu desisti... faze o que numa hora dessas...

Abraço

Postado

Tá falando do HyperTransport? Sim é verdade se o barramento Hypertransport da placa-mãe for menor que o CPU, vai capar o desempenho do processador.

Sim, seria isso

porém me surgiu outra duvida agora quanto a M5A78 da ASUS que pelo que eu ouvi, tambem limita o desempenho dessa CPU

Nas especificações no site da ASUS, diz que essa placa usa o mesmo Chipset da 78LMT, porém nessa placa, A velocidade do HTB é de 5200MT/s, que a mesma do FX

E essa placa tambem suporta memorias 1866Mhz, que são padrão do FX

então so restaria a má alimentação da CPU

porém vejo muita gente com o mesmo problema de desempenho usando essa mesma placa. Pelo visto voce tem essa placa.

Ja teve algum problema de desempenho com ela?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!