Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, boa noite.

Tenho uma dúvida sobre a conexão dos cabos do meu Corsair H105.

Montei meu PC recentemente e gostaria de saber se conectar meu Water Cooler corretamente na placa mãe (Gigabyte Z97X UD5H Black Edition).

Conectei meu Water Pump na "porta" CPU_OPT e os 2 FANs ( acoplados no radiador) estão na CPU_FAN.

Como meu gabinete é o Corsair Carbide Series Air 540, conectei os 3 fans que vieram junto com ele na "porta" SYS_FAN.

Eu conectei tudo corretamente ou fiz algo de errado?

Obrigado. Abraços.

Postado
No caso do water pump o mais importante seria garantir que o conector funcione sempre em 12V.

No caso da sua placa creio que seja necessário desabilitar o controle de rotação da CPU OPT FAN na bios. 

Para isso, desative a opção CPU OPT Fan Speed Control.

Se não desativar o controle de rotação, a velocidade da bomba será controlada pela placa mãe e o wc poderá não funcionar adequadamente.

Por vias das dúvidas, confira a rotação da bomba na bios.

Se eu estiver certo, os conectores CPU FAN ou o SYS FAN 4 (3-pinos) sempre funcionam em 12V.

Eu pessoalmente, deixaria a bomba na SYS FAN 4, pois não dependeria de nenhuma configuração da bios.

A CPU OPT FAN poderia ficar reservada para qualquer outra fan de gabinete.

Independente do conector que você preferir ligar a bomba, verifique se ela está funcionando em sua rotação máxima.
  • Curtir 1
Postado

No caso do water pump o mais importante seria garantir que o conector funcione sempre em 12V.

No caso da sua placa creio que seja necessário desabilitar o controle de rotação da CPU OPT FAN na bios. 
Para isso, desative a opção CPU OPT Fan Speed Control.

Se não desativar o controle de rotação, a velocidade da bomba será controlada pela placa mãe e o wc poderá não funcionar adequadamente.
Por vias das dúvidas, confira a rotação da bomba na bios.

Se eu estiver certo, os conectores CPU FAN ou o SYS FAN 4 (3-pinos) sempre funcionam em 12V.

Eu pessoalmente, deixaria a bomba na SYS FAN 4, pois não dependeria de nenhuma configuração da bios.
A CPU OPT FAN poderia ficar reservada para qualquer outra fan de gabinete.

Independente do conector que você preferir ligar a bomba, verifique se ela está funcionando em sua rotação máxima.

Muito obrigado.

Mas no caso, como eu faço para verificar se as entradas estão funcionando normalmente?

Montei este PC sozinho, mas nunca configurei a BIOS antes.

Postado
Na bios é possível verificar a rotação da bomba e das fans ligadas nos conectores.

Se quiser você pode também usar o Easy Tune que permite monitorar as rotações.

Ele pode ser baixado no próprio site da Gigabyte clicando aqui.

Para verificar as temperaturas dos cores do processador recomendo esses utilitários aqui e aqui.

• Curtir 1
Postado

Na bios é possível verificar a rotação da bomba e das fans ligadas nos conectores.

Se quiser você pode também usar o Easy Tune que permite monitorar as rotações.
Ele pode ser baixado no próprio site da Gigabyte clicando aqui.

Para verificar as temperaturas dos cores do processador recomendo esses utilitários aqui e aqui.

Conectei o water pump na SYS_FAN4 e os fans do radiador conecter na CPU_FAN normal.

Estava simulando no FSX e fiz um voo de aproximadamente 9:40h e todas as vezes que checava as sídas de ar da CPU, o ar saia "frio"  (não sentia nenhum bafo saindo de lá de dentro) e isso é sensacinal, pois se tivesse no meu PC antigo, já teria pego fogo. Logo, as rotações me parecem normais.

Segue minha máquina:

Placa Mãe: GA-Z97X-UD5H-BK, Processador: intel Core i7 4790k, Memória RAM: Corsair Vengeance Pro 16GB 1600MHZ, Placa de Vídeo: Gigabyte GeForce GTX 970 G1.GAMING 4GB, SSD: Corsair Force LX 128GB, SSHD: Seagate 1TB, Fonte: CX600M Modular, Watercooler: Corsair Hydro Series H105, SO: Windows 8.1 Pro x64, Case: Corsair Carbide Series Air 540.

Postado
Creio também que com relação a instalação esteja tudo certo.

A SYS FAN4 funciona sempre em 12V, independente de qualquer alteração na bios.

Por precaução, eu pessoalmente ainda recomendaria verificar as rotações pelo EasyTune e checar as temperaturas dos cores.

Se quiser, recomendo fazer um teste de stress pelo utilitário Prime95.
  • Curtir 1
Postado

Creio também que com relação a instalação esteja tudo certo.
A SYS FAN4 funciona sempre em 12V, independente de qualquer alteração na bios.

Por precaução, eu pessoalmente ainda recomendaria verificar as rotações pelo EasyTune e checar as temperaturas dos cores.

Se quiser, recomendo fazer um teste de stress pelo utilitário Prime95.

Chequei pelo EasyTune, as rotações estão sincronizadas e as temperaturas estão entre 29 e 34º

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!