Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal.

Quero saber sobre o limite de corrente em fontes para gadgets. Sei que isso é difícil precisar, mas podemos discutir o assunto. O meu no caso é um óculos com câmera. Esse aqui. Ele tem uma bateria de lítio de 630 mAh. Vem com uma fonte 5V - 300 mA. A fabricante diz que essa fonte carrega o dispositivo em 4 horas. Tenho um carregador no carro que é de 5V - 1.000 mA. Quero saber como o excesso de corrente se comporta nos dispositivos desse tipo. O excesso se acumula na bateria e pode causar explosão? O excesso retorna para a fonte enquanto a bateria é carregada? E depois de carregada? Quando plugo no computador para descarergar vídeos, o dispositivo tem sua bateria carregada. Durante a carga o aparelho aquece, não é muito, mas também não é pouco. Pretendo usar o dispositivo no carro. Temo que uma fonte com correte cerca de 3x maior que a da fabricante possa ocasionar explosão por sobre carga, incendiar o dispositivo e consequentemente o carro. O máximo de informação sobre isso que puderem dar será de ótima ajuda.

Agradeço antecipadamente.

Postado

O carregador no dispositivo (aquilo que liga na tomada é só uma fonte, totalmente burra e que não faz nada de mais além de manter a tensão de saída constante - algo importante, veja a seguir) vai carregar a bateria de forma adequada, não importando a tensão de entrada (a da fonte), que basta ser maior que a de carga da bateria para seu funcionamento adequado - e claro, que não deve exceder o máximo suportado pelo dispositivo. Então pode usar o carregador do carro sem problema algum. A corrente de carga é limitada pelo dispositivo, então colocar uma fonte maior não vai fazer ele carregar mais rápido, por exemplo.

Uma dica para evitar confusão: essas fontes que você tem, e a maioria dessas fontes, são fontes de tensão, elas mantém a tensão constante na saída, não importa a carga (até um certo ponto, em que ela pode limitar a corrente baixando a tensão ou desligar). Então a fonte sempre vai manter 5V na saída, seja com 1000mA ou com 0.000000000000001mA de carga. Também existem fontes de corrente, normalmente encontradas como fontes para alimentar LEDs, que variam sua tensão de saída para manter a corrente constante.

Postado

Entendi.

Quando a bateria estiver cheia, o normal é o dispositivo direcionar a carga para o circuito de saída, sem que haja acumulo prejudicial ao dispositivo, certo?

Muto grato pela explicação dada.

Postado

A fonte não força o dispositivo a puxar x dela. Então a carga não é "direcionada" para canto nenhum. Ela simplesmente não ocorre, a bateria não é carregada, simples assim.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...