Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com roteadores TP-Link


Ir à solução Resolvido por Véio do Rio,

Posts recomendados

Olá amigos, tudo bom?

 

Eu moro em um local onde não tenho nenhuma internet "conhecida" que me atende, logo, precisei recorrer à tecnologia de Rádio. A internet é bastante boa, mas depois que resolvi montar uma "rede" em casa passei a ter alguns problemas. Segue as informações:

 

- Comprei dois roteadores TP-Link, modelo TL-WR740N (acho que é o mais básico e o mais vendido deles);

- Configurei o primeiro roteador com o cabo de rede entrando na porta WAN, IP Dinâmico (por ser internet a Rádio), canal e largura do canal automático;

- Desse roteador principal sai um cabo da porta 1 que se conecta ao segundo roteador, também na porta 1;

- O segundo roteador está configurado como Access Point, que fiz seguindo este artigo da própria fabricante.

 

O problema:

- Sempre que reinicio o notebook, quando vou usar a internet ele apresenta erro de DNS. Eu preciso acessar o roteador, ir até as ferramentas do sistema e reiniciá-lo. Feito isso, a conexão volta ao normal... até que eu reinicie o notebook novamente.

- O mesmo acontece com meu celular (iPhone). Com bastante frequência ele para de se comunicar com o roteador. Eu preciso ir até as configurações do wi-fi smartphone e clicar em "renovar concessão" da rede, várias vezes para que volte a funcionar.

 

O mais engraçado é que na empresa utilizamos o mesmo roteador e não tenho esses problemas, nem com o celular nem com o notebook.

 

Poderiam me ajudar?

 

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Véio do Rio Chefe, acontece em ambos os roteadores.

 

O servidor DHCP do segundo está habilitado. Preciso desabilitá-lo?

 

Sobre o IP, ele está configurado da seguinte maneira:

 

Roteador 1 - 192.168.0.1 / mascara 255.255.255.0

Roteador 2 - 192.168.0.2 / mascara 255.255.255.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, deve desabilitá-lo, senão os dispositivos que se conectarem nele terão como gateway o IP 192.168.0.2, sendo que o gateway da sua rede é o IP do primeiro roteador (192.168.0.1).

Qual o DNS configurado na WAN do primeiro roteador? Sugiro que você utilize o OpenDNS (208.67.222.222 e 208.67.220.220).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ Compreendi. Então, eu desabilitei o DHCP do segundo roteador. Isso na prática fará com que eu não tenha que ficar reiniciando meus dispositivos e tentando diversas vezes conectá-los a rede?

 

Sobre o DNS, devo configurar então 208.67.222.222 como primário e 208.67.220.220 como secundário, correto? Esse DNS eu configuro direto no roteador ou no meu computador, no protocolo de rede? Poderia me explicar a função do DNS na prática para este meu caso?

 

Desculpe as perguntas que provavelmente são óbvias, mas realmente não manjo de rede.

 

Obrigado pela força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Configure no roteador, assim você não precisa configurar em cada dispositivo que se conectar. O DNS é uma espécie de servidor que traduz os nomes de domínios que digitamos em IPs. Por exemplo: quando você digita www.uol.com.br no seu navegador, este servidor que você configurou em seu roteador (no caso o OpenDNS que sugeri) vai buscar na internet (resolver) qual o IP (que neste caso é o 200.221.2.45) que responde a este nome de domínio, visto que computadores não entendem nomes e sim números (0 e 1 - zeros e uns). Viajei muito na explicação ou deu pra entender?

Resumindo: se o DNS falhar, você não conseguirá acessar o site do UOL digitando www.uol.com.br na barra de endereços, apenas digitando 200.221.2.45. Já imaginou como seria difícil usar a internet se não existisse esse tal de DNS? Imagine ter que lembrar essas quadras decimais de inúmeros sites...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!