Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, pouco tempo atras pedi ajuda da galera nesse tópico para montar um PC e iniciar no mundo dos overclocks. Algumas das peças já foram compradas eu montei o PC, rodei o MemTest86 que não acusou nenhum erro então resolvi usar o "auto tuning" da Bios para ver mais ou menos como ele colocaria o sistema, ela jogou a frequência do processador para 4,4Ghz.

Achei estranho e rodei um teste no Prime95 ontem durante uma hora, a temperatura máxima que o processador alcançou segundo as leituras do Turbo Evo da Asus foi de 52ºC (quanto passava de 50ºC a rotação do CPU fan subia e jogava ela de volta para 45º a 47ºC), a temperatura ambiente de ontem era de 20º a 21º aqui onde eu moro.

Hoje rodei mais um teste, dessa vez pelo Aida64, e a temperatura da CPU não passou de 46º (mas a temperatura ambiente hoje esta em 16º aqui). Não acusou Throttling em nenhum momento do teste mas dessa vez vi no Aida que ele acusa as temperaturas dos cores do processador, e essas temperaturas passaram dos 90º, então fiquei na duvida: O sistema esta estável da forma que a bios colocou? Essas temperaturas estão normais? A configuração atual é a seguinte:

CPU: Intel Pentium G3258 (Cooler Stock)

MoBo: Asus Z97M-Plus/BR

8Gb (2x4) de RAM G.Skill Sniper CL9 1866MHz 1.5v

Fonte: PCYes 500w 80 Plus Bronze

Gabinete: Cougar MX300

2 fans Spire PCI Blue (Um frontal e outro lateral, ambos jogando ar para dentro) e mais 1 Fan traseiro que já veio com o gabinete.

As configurações da bios:

A1w0NMm.jpg

As leituras do Aida apos a conclusão do teste:

CdJJlfK.jpg

É seguro manter essas configurações da bios (de repente apenas ajustanto algumas coisas como a tensão por exemplo) ou a bios enlouqueceu na hora que selecionou as coisas? Ainda estou para comprar um cooler melhor para o CPU, uma boa pasta térmica (esta usando a que veio junto com o processador por enquanto) e mais 2 ou 3 fans para o gabinete e nessa configuração ainda vai entrar uma R9 270x que eu ganhei mas que por hora esta em outro PC.

• Membro VIP
Postado

Vcore tá alto pra este processador. Baixo isso aí. Não use overclock "do fabricante", faça você mesmo, mete a mão na massa aí.

O cooler é o BOX?

Postado

Vcore tá alto pra este processador. Baixo isso aí. Não use overclock "do fabricante", faça você mesmo, mete a mão na massa aí.

O cooler é o BOX?

A ideia é fazer manualmente mesmo pra poder aprender, mas resolvi fazer essa do fabricante antes para ter uma base (só não esperava que ele fosse subir tanto a frequência do processador). Sim, é o cooler box.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!