Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Sou novo por aqui, peço para que coloquem minha pergunta na área certa, caso esteja no local errado.

Minha dúvida é a seguinte: Um transformador funciona com pulsos? Sei que ele só funciona com tensão/corrente alternada, mas fiquei na dúvida se eu poderia fazer um circuito gerador de pulsos com um 555, transistores e amp op para amplificar, e ligar em um transformador para testar ele, fazer várias experiências.

Obrigado a todos!

• Membro VIP
Postado

Sim, transformadores operam com pulsos sim, pois existe a descontinuidade, existe a variação de tensão em função do tempo e também a variação da corrente em função do tempo, condições essenciais para transferência por indução magnética..

No comando de tiristores até é bem comum o uso de transformadores para os pulsos de comando desses tiristores..

Image2886.gif

• Curtir 1
Postado

Obrigado pelas respostas!

Estou perguntando isso porque tenho uns mini-transformadores (mini mesmo, de uns 1.5cm) aqui, e tenho medo de ligar eles direto na rede (vai que sai aquela fumaça cheirosa kkkkk). Acho melhor achar a proporção deles usando baixas tensões.

Só mais uma coisa, ele irá funcionar perfeitamente como se fosse uma variação senoidal?

Postado

Não liga no 60hz não!!! se eles forem de ferro laminado até tudo bem, mas não ligue núcleos de ferrite em baixa frequência, tipo 60hz. Eles são feitos para a casa do Khz....

Só pra exemplificar a experiencia própria:

Quando eu estava começando... faz uns 5 anos acho... liguei um daqueles "flybacks" que iam nos microondas da Panasonic com inverter direto na tomada, e ainda liguei o secundário como primário  hauhauha imagina o que não deu, me arrepiei até a alma.. Mas aprendi, podia ter morrido sim... mas acho que não era minha hora... enfim, se não quer acabar com uma casa cheirando a fio derretido.. é melhor não...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...