Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!
Instalei um Seidon 120V com um i5 4460, sem OC nem nada. Queria saber se essa TEMP ta OK ou ta muito alta. Deixei rodando o Prime95 no TortureTest por 5horas.

Nâo sei se deixei certo na BIOS também.

Instalei a BOMBA no CPU_FAN, Ventorinha do Radiador no CHA_FAN1 e tem um no topo no CHA_FAN2

Ai coloquei o CPU_FAN e o CHA_FAN1 em PWD ou algo assim na BIOS (pelo que li aqui mesmo em outro tópico, teria q ser assim ou a velo ficaria baixa, né?)

Ok25c1P.png

OBS: Se esse topic tiver fora de algum padrão, peço desculpas antecipadas.

Postado

A instalação está correta, mas eu pessoalmente sugiro deixar a fan ligada na CPU FAN.
A bomba pode ser ligada na CHA FAN, PWR FAN ou diretamente no molex da fonte através de um adaptador.

Caso tenha um adaptador para molex, recomendo essa opção para que a bomba seja alimentada diretamente pela fonte.
No caso da CHA FAN, o controle de rotação precisa ser desativado. PWM funcionaria também.

As temperaturas estão dentro limite recomendável.
Para o uso em aplicações as temperaturas deverão ser mais baixas do que as temperaturas atingidas pelo teste de stress.

Postado

A instalação está correta, mas eu pessoalmente sugiro deixar a fan ligada na CPU FAN.

A bomba pode ser ligada na CHA FAN, PWR FAN ou diretamente no molex da fonte através de um adaptador.

Caso tenha um adaptador para molex, recomendo essa opção para que a bomba seja alimentada diretamente pela fonte.

No caso da CHA FAN, o controle de rotação precisa ser desativado. PWM funcionaria também.

As temperaturas estão dentro limite recomendável.

Para o uso em aplicações as temperaturas deverão ser mais baixas do que as temperaturas atingidas pelo teste de stress.

Hmm, entendo, colocarei com a FAN no CPU FAN e a BOMBA no CHA....  VOu olhar aqui nas minhas coisas mas acho q n tneho o adaptador, se n tiver, encomendo um do ML hehe. Minha fonte é modular 600w da Zalman, eu ligaria ele onde na fonte? Tipo na entrada q seria de um HD?

E Então, quando eu trocar a bomba pro CHA FAN mudo de PWM pra DISABLED pra "garantir"? Isso faz com que ela trabalhe no maximo o tempo todo, é isso? Só pra eu entender a lógica da parada :)

AChei ela bem silenciosa.. quando o pc ta ligando da uns BOOST louco de 5~10seg e depois fica quietinha quietinha.. n sei se é oFAN do WC ou o do topo hehe

Agora aqui só usando navegador d boa, ta 32C...

Postado

E Então, quando eu trocar a bomba pro CHA FAN mudo de PWM pra DISABLED pra "garantir"? Isso faz com que ela trabalhe no maximo o tempo todo, é isso? Só pra eu entender a lógica da parada :)

Sim, dessa forma o conector funcionaria sempre em 12V, fazendo com que a bomba funcione em 100%.

Se o conector estiver configurado em DC, a placa mãe fará o controle de rotação da bomba.
A bomba para funcionar devidamente precisa funcionar sempre em 100%.

Edit: PWM funcionaria também, nesse caso o conector funcionaria em 12V e o controle de rotação somente funcionaria com fans de 4-pinos.
Por convenção, deixe como Disabled.

VOu olhar aqui nas minhas coisas mas acho q n tneho o adaptador, se n tiver, encomendo um do ML hehe. Minha fonte é modular 600w da Zalman, eu ligaria ele onde na fonte? Tipo na entrada q seria de um HD?

Fiz a sugestão mais por segurança da placa mãe, a qual não possui proteção no caso da bomba apresentar algum curto circuito.

Water coolers como H80i ou H100i já não teriam riscos para a placa mãe, pois a própria bomba já foi projetada para usar a alimentação da fonte.

Não quero fazer você gastar a mais pelo adaptador, só compre se achar mesmo necessário e quiser evitar qualquer risco mesmo que seja mínimo.

Geralmente fans de 3-pinos acompanham adaptadores para molex.

No ML você pode achar um adaptador como esse aqui.
Esse cabo tem um conector para o molex da fonte e um opcional que apenas reporta a rotação para a placa mãe.
  • Membro VIP
Postado

Bomba de WaterCooler sempre no CHA_FAN, para a bomba funcionar sempre a 100%, caso a bomba seja instalada no cpu fan, a mobo ira controlar a rotação da bomba colocando em  risco o watercooler.

abrass.

Postado

Bomba de WaterCooler sempre no CHA_FAN, para a bomba funcionar sempre a 100%, caso a bomba seja instalada no cpu fan, a mobo ira controlar a rotação da bomba colocando em  risco o watercooler.

abrass.

A placa do autor do tópico é diferente das mais comuns, os conectores de 4-pinos oferecem controle PWM/DC.

As placas tipicamente possuem apenas um conector com controle PWM que é a CPU FAN.

Assim a CPU FAN somente controlaria fans de 4-pinos e a bomba por ter 3-pinos sempre funcionaria em 100%.

Os conectores CHA FAN de 4-pinos tipicamente controlam tanto fans de 3-pinos ou 4-pinos.

No caso para a bomba funcionar em 100% precisaria ter o controle de rotação desativado.

No caso de water coolers como Seidon 120, a fan de 4-pinos por convenção, deve ser ligada na CPU FAN para que o controle de rotação seja feita por PWM.

A bomba que deve funcionar em 100% poderia ser ligada em qualquer outro conector que funcione em 12V.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...