Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, estou pra montar o kit de som do meu carro e ganhei a caixa de som traseira completa com espaço para dois subs ou woofers de 12" e um modulo de ate uns 1000 ( acredito ser essa a medida máxima que cabe ali ).

O carro comporta 4 falantes de 6 polegadas por padrão , dois nas portas da frente e dois atras na parte de cima do porta malas.

Não conheço muito sobre som mas pretendo comprar e fazer a instalação eu mesmo.

Cheguei a fazer algumas pesquisas e montar um projeto inicial de 4 triaxiais , 2 subs de 150w e 1 taramps ts600x4 , bem basico mas acredito que vai me conseder uma boa qualidade sonora sem distorção.

A inteção é um som de qualidade sem distorção para Rock , limite de orçamos é variavel , duvida sobre o projeto é completa rs, desde se a minha escolha acima é boa ate qual fio utilizar para a instalação.

Postado

@Luiz Felipe Fhoenix

Temos duas coisas já a considerar no seu set: Você já tem a caixa e dá preferência pro rock. 

Comece medindo a sua caixa acústica para saber o volume em litros disponível por câmara. Só então compre os subwoofers e por simulação, sintonize a caixa dimensionando os dutos.

Caso não saiba o volume, poste as medidas ou um desenho. A caixa possui divisão entre as câmaras?

No aguardo!

Postado

Então, de ontem pra hoje ocorreu uma mudança drástica no projeto hehe , vamos la!

Agora eu mudei para um Kit 2 vias composto por :

- 1 par de falantes Bravox 2 vias CS60D de 6 polegadas ( frente )

- 1 par de mini tweeters Bravox neon point ( frente )

- 1 par de falantes coaxiais MTX TDX65 ( traseira )

- 1 modulo amp Taramps Digital T400X4-i

- 1 sub de 10 ou 12" ( esse ainda não resolvi qual colocar )

Basicamente ficou assim, como eu queria um som interno e de qualidade eu resolvi sumir com as caixas de dois woofers 12" que era um ***** exagero pro projeto hehe e aderi ao kit 2 vias que apresenta melhor qualidade , sem uma potência exagerada porém bem boa rs.

Dai com isso farei novas caixas sobre medida para comportar só esse sub e o modulo que é pequeno, será algo bem discreto .

Fiz uma boa troca rs? 

Postado

Então, de ontem pra hoje ocorreu uma mudança drástica no projeto hehe , vamos la!

Agora eu mudei para um Kit 2 vias composto por :

- 1 par de falantes Bravox 2 vias CS60D de 6 polegadas ( frente )

- 1 par de mini tweeters Bravox neon point ( frente )

- 1 par de falantes coaxiais MTX TDX65 ( traseira )

- 1 modulo amp Taramps Digital T400X4-i

- 1 sub de 10 ou 12" ( esse ainda não resolvi qual colocar )

Basicamente ficou assim, como eu queria um som interno e de qualidade eu resolvi sumir com as caixas de dois woofers 12" que era um ***** exagero pro projeto hehe e aderi ao kit 2 vias que apresenta melhor qualidade , sem uma potência exagerada porém bem boa rs.

Dai com isso farei novas caixas sobre medida para comportar só esse sub e o modulo que é pequeno, será algo bem discreto .

Fiz uma boa troca rs? 

olá poderia falar a potencia dos falantes? e impedancia de cada falante(ohms)?

esse amplificador seu .. manda 400rms nos 4 canais ?     

Postado

olá poderia falar a potencia dos falantes? e impedancia de cada falante(ohms)?

esse amplificador seu .. manda 400rms nos 4 canais ?     

Sim sem problemas :

- Bravox Diamond CS60D 4.0 ohms - 70Wrms

- MTX TDX65 4.0 ohms - 60Wrms

- Mini tweeters Neo Point Bravox 4.0 ohms - 60Wrms

O Taramps T400X4-i  funciona 100x4 rms , penso em colocar 2x100 ( esquerda e direita ) + 1x200 ( sub )

Postado

Sim sem problemas :

- Bravox Diamond CS60D 4.0 ohms - 70Wrms

- MTX TDX65 4.0 ohms - 60Wrms

- Mini tweeters Neo Point Bravox 4.0 ohms - 60Wrms

O Taramps T400X4-i  funciona 100x4 rms , penso em colocar 2x100 ( esquerda e direita ) + 1x200 ( sub )

Ah ok parece que seu aparelho Taramps em plena potencia pucha 20A ah 38A acho que isso ajuda para o cabo de alimentação do seu ampli.                  http://autosom.net/artigos/tab2.htm

• Curtir 1
Postado

@Luiz Felipe Fhoenix

Sim, fez uma boa troca. Dê preferência para "subs de batida rápida" de 8 a 10 polegadas de alta sensibilidade (dB/spl). São mais agradáveis para seu estilo musical. Faça uma busca e compartilhe os modelos de interesse conosco. Fuja de marcas desconhecidas e lembre-se: potência não é sinônimo de qualidade sonora.

sobre o uso do amplificador: Tudo bem em combinar todos os alto-falantes no mesmo equipamento (visando custo x benefício), mas não recomendo que fique ligado no limite do mesmo. Sê você é do tipo que gosta de ouvir o som em um volume alto, deixe uma "folga" de pelo menos 50% de potência a mais para o amplificador. E lembre-se que a bitola dos fios de alimentação deve ser compatível com a corrente máxima que seu sistema exigirá, tanto o fio positivo quanto o negativo (sim, já vi casos de "estalações" feitas com bitola menor no negativo....).

Postado

Excelente cara, é de grande ajuda essa tabela.

Mas o que você acha? Pro uso que quero está bom? [emoji4]

Poxa o ideal é... deixar a bitola a sobrar ..... tipo vamos supor que 6mm é o ideal pode por ele ....ou deixar sobrando tipo 10mm...

Agora se tu,mais futuramente penssar em trocar de amplif e por um de maior Potência(Necessita de fio de maior expessura)....coloque um 16mm ou 25mm ai vai de você ...

mais acho q esse conj seu ta legal ... eu so colocaria um Sub cara .... um de 10 ou 12"  150rms ou 200 (Bravox,Pionner,Bomber) Igual o colega acima disse ; )

Postado

Sim, a instalação eu quero fazer ela de um jeito com possibilidade de upgrade , colocar uma bitola maior pra ficar com folga e tudo mais, vou refazer a fiação dos falantes e penso em eu mesmo construir a caixa, como é som interno fica tranquilo pois ai eu utilizo uma caixa selada, ao que entendo a dutada seria uma opção melhor pra som externo.

E o Sub, bomber nunca kkk mals, devo ver um Bravox ou NAR de 10 ou 12 polegadas, ainda to decidindo, quando eu tiver os modelo em mente eu posto aqui.

Postado

Boa tarde Luiz, seu projeto já esta em um ótimo caminho apenas duas "dicas" rápidas.

Não deixe a fiação em segundo plano pois cabos de qualidade não terão ruídos e nem lhe incomodaram mais tarde, alem de aumentar a qualidade sonora.

Entre um sub de 10 ou 12 polegadas, eu preferiria um de 12" ( NAR ou JBL ) pois a diferença no valor e no tamanho do box é pouca, porém você ganharia um pouco mais de grave e até mesmo para um futuro upgrade do sistema.

• Curtir 1
Postado

Boa tarde Luiz, seu projeto já esta em um ótimo caminho apenas duas "dicas" rápidas.

Não deixe a fiação em segundo plano pois cabos de qualidade não terão ruídos e nem lhe incomodaram mais tarde, alem de aumentar a qualidade sonora.

Entre um sub de 10 ou 12 polegadas, eu preferiria um de 12" ( NAR ou JBL ) pois a diferença no valor e no tamanho do box é pouca, porém você ganharia um pouco mais de grave e até mesmo para um futuro upgrade do sistema.

Obrigado Baena.

Quanto aos fios, essa também é uma duvida pra mim, existem muitos tipos de fios hoje em dia para instalação de som, meu modo de instalação ainda é o antigo que usa aqueles fios grossos duplo vermelho e preto sabe hehe, se tiver algum blindado que evite interferência por parte de cabos de energia e tudo mais vai me facilitar e muito na instalação, pois eu mesmo quem vou fazer e ai faço uma  organização certinha.

E o sub, bom, não tem muito mistério, vou procurar um com bobina dupla de 10 ou 12 dessas marcas mesmo ou Bravoxx e já era hehe.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!