Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Kaue Vetorazi,

Sugiro algo com Internet das coisas .... pois uso um ESP8266 que me impressionou com a facilidade de uso e de comunicação. Uso um ligado a um relé de 3 volts, liguei ele no modem da Net em minha casa que fica longe do meu quarto, de vez em quando o modem resolve ficar doido, não responde, e agora eu simplesmente pego meu Iphone, entro no IP do meu web server, e clico num botãozinho que fiz chamado REBOOT, e o ESP8266 liga o relé por 10 segundos e desliga. Eu uso os contatos NC para fornecer os 110V ao modem, quando o relé arma interrompe a corrente, quando volta ao normal o modem inicializa de novo e pronto !!!! Problema corrigido sem precisar sair do meu quarto !!!!

Xbee é chato, cheio de configurações, ultrapassado, e caro... pense que um módulo ESP8266 simples custa menos de US$ 2 hoje, e os top de linha custam menos de US$ 8 , com um monte de I/O ! E existem alguns "micro Sistema Operacional" para eles que voce pode gravar e rodar seus próprios programas dentro dele utilizando a linguagem LUA, que é muito simples até para um cara ultrapassado como eu ....

Agora, o microcontrolador, se precisar de um, isso é voce que decide qual é a família que voce tem mais experiência. A grande maioria aqui no Fórum usa PIC, alguns poucos usam AVR's ou o Arduíno como plataforma de desenvolvimento. Se sair dessas duas famílias, a chance de ser ajudado é muito pequena, ok ?

Sugiro que dê uma pesquisada nos ESP8266 e nas aplicações com scripts LUA, voce pode até fazer um Web Server com ele sem nenhuma dificuldade, e quem sabe não precise usar nenhum microcontrolador, já pensou que legal ?

Paulo

• 5 semanas depois...
Postado

aphawk você fez bibloteca no CCS para esse ESP8266??

Se sim poderia nos passar?

Hoje estou lutando pra fazer o NRF24L01 funcionar, assim que eu conseguir esse feito seria legal conseguir com esse também.

Att,

Ivan H.

Postado

@Ivan (eletronic),

Fala meu amigo, faz um bom tempo ein !!!!

Não usei nenhuma biblioteca, usei a própria linguagem LUA !!!! Ela faz o diabo num bichinho desses, mas voce também pode enviar e receber dados via interface serial para programar o ESP8266, e depois disto pode acessar ele diretamente por protocolo WIFI.

Basta colocar dentro dele um kernel LUA, e o céu é o limite !

Não ví nenhuma biblioteca para usar eles, achei muito simples também com a LUA instalada dentro deles.

Tem centenas de tutoriais sobre isso na Net, dá uma pesquisada.

Agora, vou te falar uma coisa : usar esses NRF24L01 é 20 vezes mais difícil do que usar o ESP8266 ..... eita coisinha complicada e manhosa......

Paulo

Postado

@Ivan (eletronic),

Nossa .... é o que o pessoal falou : muito trabalho prá pouca coisa.... Tem tanto detalhe no Datasheet que se você não partir de um código pronto vai demorar um tempão até conseguir fazer isso funcionar, não é ?

Boa sorte com ele !

Paulo

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!