Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Diego Emmanuel

Tela apresenta comportamento estranho durante jogos

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Desde 2012 utilizava um PC que nunca havia dado muitos problemas, mas em maio deste ano, passou a apresentar um comportamento estranho. Ele parou de reconhecer o segundo monitor, travava durante alguns jogos e de vez em quando o driver de vídeo parava de funcionar. Depois de algum tempo suportando estas "peculiaridades", de um dia para o outro o PC simplesmente não passava do boot, parecia que ele "engasgava" ao ligar, e ficava preso num ciclo perpétuo de ligar e desligar sem conseguir dar boot. Pensei que era a placa de vídeo que estava morta e comprei outra GTX 550TI, que instalei sem mais problemas. Assim, a configuração do PC ficou desta forma:

Processador: Core i3-3250 @ 3.50GHz

Fonte: Corsair CX 430W

Placa-mãe: MSI H61M-E22/W8

Memória: Um pente 4GB da MarkVision (novo)

Placa de Vídeo: Gigabyte GeForce GTX 550TI

Todos os problemas descritos pararam, e achei que tudo havia se resolvido: todos os jogos rodavam perfeitamente e não havia nenhum erro no driver de vídeo. Contudo, depois de uma semana de uso, o PC passou a apresentar o mesmo problema de não conseguir alcançar o boot, e fiquei encucado. Apresentei um problema para um técnico (que eu acreditava ser de confiança) e após alguns testes ele concluiu que a placa-mãe estava danificada. Ele trocou a placa-mãe por outra H61M-E22 nova, e o PC voltou a funcionar.

Contudo, o PC não está funcionando 100%, pois toda vez que tento rodar algum jogo, a tela se enche de um quadriculado verde e fica preta, com o monitor disponibilizando a mensagem "no signal". Se eu reinicio o PC, nada acontece; tenho que desligá-lo e esperar alguns segundos para ligá-lo novamente, e desta forma ele liga normalmente. Observo que o computador continua ligado e todos os coolers continuam funcionando, o que me leva a imaginar que só pode ser um outro problema com a placa de video nova.

Já testei com outros pentes de memória e o problema permanece, já troquei a pasta térmica do processador e nada, imagino que não possa ser a fonte porque imagino que neste caso o computador desligaria ao invés de simplesmente não apresentar vídeo. A placa-mãe não tem onboard com o qual eu possa testar, e não possuo nenhuma outra placa de vídeo à disposição pra realizar testes. Também já formatei o computador, reinstalei o driver de vídeo e troquei de tomada (não uso estabilizador). Já acompanhei as temperaturas durante o problema e elas não parecem anormais, com a placa de vídeo chegando apenas a 65 graus antes do problema aparecer.

Existe algum problema óbvio ou teste que eu possa realizar? Posso comprar outra placa de vídeo sem pestanejar, de modo que o problema está claramente nela? Ela ainda está na garantia, mas como comprei online, não desejo gastar tempo sem ter certeza que ela está danificada.

Desde já, agradeço a todos por qualquer ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais