Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela apresenta comportamento estranho durante jogos


Posts recomendados

Boa tarde a todos.

 

Desde 2012 utilizava um PC que nunca havia dado muitos problemas, mas em maio deste ano, passou a apresentar um comportamento estranho. Ele parou de reconhecer o segundo monitor, travava durante alguns jogos e de vez em quando o driver de vídeo parava de funcionar. Depois de algum tempo suportando estas "peculiaridades", de um dia para o outro o PC simplesmente não passava do boot, parecia que ele "engasgava" ao ligar, e ficava preso num ciclo perpétuo de ligar e desligar sem conseguir dar boot. Pensei que era a placa de vídeo que estava morta e comprei outra GTX 550TI, que instalei sem mais problemas. Assim, a configuração do PC ficou desta forma:

 

Processador: Core i3-3250 @ 3.50GHz

Fonte: Corsair CX 430W

Placa-mãe: MSI H61M-E22/W8

Memória: Um pente 4GB da MarkVision (novo)

Placa de Vídeo: Gigabyte GeForce GTX 550TI

 

Todos os problemas descritos pararam, e achei que tudo havia se resolvido: todos os jogos rodavam perfeitamente e não havia nenhum erro no driver de vídeo. Contudo, depois de uma semana de uso, o PC passou a apresentar o mesmo problema de não conseguir alcançar o boot, e fiquei encucado. Apresentei um problema para um técnico (que eu acreditava ser de confiança) e após alguns testes ele concluiu que a placa-mãe estava danificada. Ele trocou a placa-mãe por outra H61M-E22 nova, e o PC voltou a funcionar.

 

Contudo, o PC não está funcionando 100%, pois toda vez que tento rodar algum jogo, a tela se enche de um quadriculado verde e fica preta, com o monitor disponibilizando a mensagem "no signal". Se eu reinicio o PC, nada acontece; tenho que desligá-lo e esperar alguns segundos para ligá-lo novamente, e desta forma ele liga normalmente. Observo que o computador continua ligado e todos os coolers continuam funcionando, o que me leva a imaginar que só pode ser um outro problema com a placa de video nova.

 

Já testei com outros pentes de memória e o problema permanece, já troquei a pasta térmica do processador e nada, imagino que não possa ser a fonte porque imagino que neste caso o computador desligaria ao invés de simplesmente não apresentar vídeo. A placa-mãe não tem onboard com o qual eu possa testar, e não possuo nenhuma outra placa de vídeo à disposição pra realizar testes. Também já formatei o computador, reinstalei o driver de vídeo e troquei de tomada (não uso estabilizador). Já acompanhei as temperaturas durante o problema e elas não parecem anormais, com a placa de vídeo chegando apenas a 65 graus antes do problema aparecer.

 

Existe algum problema óbvio ou teste que eu possa realizar? Posso comprar outra placa de vídeo sem pestanejar, de modo que o problema está claramente nela? Ela ainda está na garantia, mas como comprei online, não desejo gastar tempo sem ter certeza que ela está danificada.

 

Desde já, agradeço a todos por qualquer ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!