Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é esse tipo de cooler?


Ir à solução Resolvido por Avalon VII,

Posts recomendados

Boa tarde Galera, tenho uma EVGA GTX 460 Sc e vendo na internet percebo que para a mesma placa há dois tipo de coolers um com a fan no meio e outro com a fan "meio que escondida lá no canto", a minha é a da segunda opção. Gostaria de saber o nome técnico desses tipos de coolers e qual dos dois são mais eficientes.

 

Primeiro tipo:

post-754936-0-95034400-1439398918_thumb.

 

Segundo tipo:

post-754936-0-25062400-1439399207.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Opa! 

 

O primeiro se chama "Open Air" e o segundo "Blower"

 

Open Air: Encontrado na maioria das placas de vídeo "Não referencia; explicarei abaixo." São aqueles que tem de uma a três ventoinhas (Dependendo do comprimento da placa de vídeo) que são posicionadas em cima de um grande dissipador que jogam o ar diretamente para baixo (No dissipador) e assim jogam a maioria do ar quente para dentro do case que é dissipado pelas ventoinhas do próprio case.

post-737920-0-69623100-1439494002_thumb.

PROS: 

Mais ventoinhas, melhor dissipação.

Ventoinhas maiores, melhor dissipação e redução de barulho por conta que elas podem ter uma rpm menor.

"Dissipador aberto" mais ar pode chegar até os componentes.

Normalmente são mais agradáveis aos olhos, com designs diferentes e interessantes.

 

CONS: (Não necessariamente.)

Tendem a serem maiores e mais pesados. 

Não são bons para pequenas builds, como media centers, mini atx; pois não teriam muito espaço para a dissipação de ar. (Já que jogam o ar para dentro do case.) 

 

-------------

 

Blower: A ventoinha fica posicionada na parte de trás da placa de vídeo, pega o ar fresco; o ar percorre o dissipador escondido e vai diretamente para fora do case.

post-737920-0-13529500-1439493961_thumb.

PROS:

O ar é dissipado diretamente para fora do case pela frente da placa de vídeo.

São "bons" para configurações de 3-4way SLI ou CrossfireX pois dissipam o calor diretamente para fora do case.

Normalmente mais baratas do que as Open Air.

 

CONS: 

A ventoinha é menor, assim tendo que ter uma rpm mais alta para dissipar o calor.

Com a rpm mais alta, mais barulho. (MUITO mais barulho.)

Trabalha mais quente pois o dissipador só recebe ar da pequena ventoinha. 

 

--------------

Placas de vídeo referencia são aquelas que vem de fabrica. AMD/nVidia. 

Placas "não referencia" são aquelas que passam por algum processo antes de serem vendias. (PNY, Asus, Galaxy, Zotac, MSI, Gigabyte, Sapphire, EVGA, XFX, Zogis, PowerColor entre outras.) 

Placas "não referencia" não necessariamente tem o cooler mudado, como a EVGA que várias vezes mudam o pcb, dissipador, vrm(Creio eu) clock, memória; mas o cooler continua sendo o do tipo Blower.

--------------

Qual é mais eficiente?

Depende. Mas em geral o Open Air, não só pelo fato de ter mais ventoinhas e dissipar mais calor, mas também pelo barulho. 

Nunca fique perto de uma R9 290X referencia com a ventoinha em 100%. 

--------------

Se ajudou, curta! Se resolveu o problema, coloque como resolvido! Mais perguntas? Estamos aqui para ajudar!!

 

Abraço!

 

EDIT: Correção ortográfica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara muito obrigado, ajudou bastante minha placa de video é do tipo blower e estava percebendo que estava esquentando muito, chegava a 98º em full load, hoje eu abri e vi que a pasta termica estava ressecada e tinha umas camadas de poeira bem espessa entre o dissipador. Fiz a limpeza e ela agora está batendo 80º graus em full load, ainda estou usando uma pasta termica implastec da branca mas já fiz a compra de uma artic silver 5 no ML estou apenas esperando chegar para fazer a troca, muito obrigado pela resposta bem completa, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!