Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com joystick arcade


howlerbr
Ir à solução Resolvido por Ricardo S Ferreira,

Posts recomendados

Pessoal, comprei uma cabine arcade, mas os joystick estão com problema. Ao tentar movimentar minha nave (jogo de tiro shoot'emup) nas diagonais para baixo (tanto direita quanto esquerda) não funciona. O engraçado é que o movimento contrário funciona muito bem. Para mover a nave diagonalmente para baixo tem aplicar mais força no joystick mas nem sempre funciona. Acontece que a nave segue para baixo em linha reta.

 

Tenho um outro controle arcade que os joysticks funcionam super bem na mesma situação descrita acima e com o mesmo jogo 19XX.

 

Acho que os joysticks são de marcas diferentes.

 

Segue uma foto do joystick problematico:

 

https://photos.google.com/photo/AF1QipNLqzMMOiYRZ50hY0jgzz75H-zVWKag9k1am4M1

 

Segue a foto do joystick que funciona:

 

https://photos.google.com/photo/AF1QipMtjfUQ0dje8VenXVjTWrLeUn82ANNcjJKgK_Uv

 

Notei que o que funciona parece ter os controles mais curvados enquanto que o que não funciona é bem reto.

 

Pessoal, não entendo absolutamente nada do assunto, não fui eu que montei, comprei pronto. Mas estou bem chateado que os controles da cabine estão com esse problema.

 

Alguma dica? Trocar o os joysticks? Ajustar?

 

Obrigado.

post-713185-0-97355100-1439689450_thumb.

post-713185-0-63242700-1439689476_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara já tive bancadas arcade que,inclusive,eu mesmo montava do zero a partir de placas de controles de psone.

Qui pra nóis rs,se for a de cima tá uma gambiarra enquanto a de baixo tá organizada.

Vamos lá.

 

Dica 1: cheque se o fio tá solto no contato que dá o problema e se tiver um ferro de solda basta resoldar. Verifique tb na placa do controle se o fio tb tá solto ou não(soldas frias geralmente causam o mal funcionamento).

 

Dica 2: se tiver habilidade,solte esse parafuso da tampinha do contato e com um estilete ou uma chave de fenda fininha retire a tampa superior mas cuidado pra não soltar a mola. Tire uma das astes de metal,por vez,que fazem o contato e olhe se a bolinha tá muito queimada. Se estiver,pegue um pequeno pedaço de lã de aço e de uma limpada em ambos os contatos,tanto a haste de cima,quanto na haste de baixo que fecha o circuito.(com o tempo de uso o frequente no fechamento do circuito,deixa um dos polos sem ter contato com o outro,devido a oxidação recorrente do curto contínuo).

 

Dica 3: se mesmo depois disso o comando não funcionar,então o contato tá queimado. Daí então é só comprar um novo em lojas de eletronicas,custa menos de cinco reais eu acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado, mas se funciona pra baixo e pro lado, por que não funciona na diagonal? Acho que daí não seria contato queimado, certo? Comprei agora e não tem uso nenhum. Não sei se não é problema na montagem ou a qualidade da peça.

 

Será que teria que trocar o joystick inteiro? Ou comprar essas pecinhas aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-670157552-10-micro-de-comando-microchave-comando-fliperama-afins-_JM

 

nao entendo nada do assunto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Difícil opinar à distância, mas creio que o problema é que as microchaves não estão atuando.

Com um multímetro em teste de continuidade ligado aos terminais de cada chave, facilitaria o diagnóstico.

Creio que se você curvar um pouco as hastes, o joystick irá conseguir atuar mai facilmente.

Só não esqueça de curvar logo após o botão branco da chave, se curvar antes aumentará o curso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!