Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como parar um motor com sensor fim de curso


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Olá pessoal, a minha dúvida é a seguinte.

 

Meu motor vai estar movimentando um eixo com 5 lixeiras penduradas(ex:imagem), e o sensor fim de curso vai ser o ponto de parada. Exemplo: O deficiente visual aciona um botão conforme o tipo de material a ser reciclado, então o motor é ativado e faz com que a lixeira correta pare em frente ao usuário. Obs: Pensei em usar este sensor de fim de curso para fazer o motor parar quando necessário.  A pergunta é.

São 5 botões e 5  lixeiras,  como configurar este tipo de sensor para cada lixeira?  obs: Na imagem, a flexa significa o ponto de parada.
post-778899-0-28125800-1440438361_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Uma ideia é você colocar 3 sensores tipo chave ótica ou reed switch com ímã que dá 7 combinações (descontando o zero) + 5 botões push button. Cada cesto acionaria o número correspondente através de hastes que passariam pela chave ótica.
000 = sem uso
001 = preto
010 = vermelho
011 = amarelo
100 = azul
101 = cinza
110 = sem uso
111 = sem uso
E deve lançar mão de algum mc e um algoritimo muito simples tipo
inicio:
while (!botão) botao=PORTA; //espera pressionar
while (botao!=chave)
{
motor=on; //vai girando até...
chave=PORTB;//encontrar
}
motor=off;
goto inicio;

obs: não é beeeem assim. Foi só pra saber se você tem alguma noção de programação...

 

Outra alternativa é usar um potenciômetro que gira com as lixeiras e definir um valor (ou faixa de valor) analógico para cada posição e usar o mesmo algoritimo acima
Mas o descrito acima só agregaria algum valor se for trabalho de escola ou algo assim.

 

Ah e há também sensores de cor. Uma alternativa no mínimo curiosa.

Algo menos divertido seria com porta ou-exclusivo com botões mecânicos e reed switch de ímã nas entradas: o motor só vai parar quando duas entradas forem iguais.

A viagem saidera...
Antigamente tinha uma tv que tinha chaves tipo 'afunda-fica' como seletor de canais. (Consigo até escutar o trec rs). Daria até pra colocar um símbolo braile em cada botão. Um algoritimo puramente mecânico entre ela e um reed de fim de curso em cada cor poderia dar certo. Algo como, afunda (pressiona botão), liga, aguarda o reed correspondente. Só viagem introdutória pra ver se te ilumina. Nem adianta me perguntar detalhes pois não consigo descrever em texto ok?

 

aff acho que complique d+. Tem solução bem mais simples. Pelo menos desabafei um pouco kk. Agradeço. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma ideia é você colocar 3 sensores tipo chave ótica ou reed switch com ímã que dá 7 combinações (descontando o zero) + 5 botões push button. Cada cesto acionaria o número correspondente através de hastes que passariam pela chave ótica.

000 = sem uso

001 = preto

010 = vermelho

011 = amarelo

100 = azul

101 = cinza

110 = sem uso

111 = sem uso

E deve lançar mão de algum mc e um algoritimo muito simples tipo

inicio:

while (!botão) botao=PORTA; //espera pressionar

while (botao!=chave)

{

motor=on; //vai girando até...

chave=PORTB;//encontrar

}

motor=off;

goto inicio;

obs: não é beeeem assim. Foi só pra saber se você tem alguma noção de programação...

 

Outra alternativa é usar um potenciômetro que gira com as lixeiras e definir um valor (ou faixa de valor) analógico para cada posição e usar o mesmo algoritimo acima

Mas o descrito acima só agregaria algum valor se for trabalho de escola ou algo assim.

 

Ah e há também sensores de cor. Uma alternativa no mínimo curiosa.

Algo menos divertido seria com porta ou-exclusivo com botões mecânicos e reed switch de ímã nas entradas: o motor só vai parar quando duas entradas forem iguais.

A viagem saidera...

Antigamente tinha uma tv que tinha chaves tipo 'afunda-fica' como seletor de canais. (Consigo até escutar o trec rs). Daria até pra colocar um símbolo braile em cada botão. Um algoritimo puramente mecânico entre ela e um reed de fim de curso em cada cor poderia dar certo. Algo como, afunda (pressiona botão), liga, aguarda o reed correspondente. Só viagem introdutória pra ver se te ilumina. Nem adianta me perguntar detalhes pois não consigo descrever em texto ok?

 

aff acho que complique d+. Tem solução bem mais simples. Pelo menos desabafei um pouco kk. Agradeço. rs

haha Nossa, bem que me iluminou mesmo. Eu estava querendo andar pelo mesmo caminho que você, porém, essa ideia da chave ótica não havia passado pelas minhas minhocas. Agradeço o contato e fico triste por não estar aqui e fazer parte deste projeto. abraço. Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...