Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor ou compartilhamento de arquivos


jpdsc

Posts recomendados

Boa tarde,

 

Estou com uma duvida, tenho uma empresa pequena, 6 computadores, e temos arquivos de uso comum, como planilhas papeis timbrados, formularios etc.

 

Nosso sistema de arquivo sempre foi da seguinte forma:

O computador mais rápido, abriga uma pasta(no caso atual, fiz uma partição do disco) em que esta é partilhada na rede. Nos outros computadores vou em "mapear unidade de rede", e pronto, esta pasta é colocada na area de trabalho.

As vezes temos dificuldades, que demora para ficar disponivel nos outros computadores, ou algo do tipo.

 

Sendo assim gostaria de conselhos sobre o que fazer. Tenho um computador disponivel e instalo windows server (nunca fiz, mais aprendo rápido) e monto um servidor de arquivos, ou outro como linux server(nao sei nenhum exemplo), ou continuo a compartilhar arquivos em rede desta forma atual.

 

Aceito ideias, e não tenho preguiça de trabalhar.... kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não instalaria servidores para pequenos portes como o seu...

Usaria apenas um disco compartilhado em rede (pode ser até pelo router) e um hd externo como backup

a não ser que você queira gerenciar permissões com o AD...

Se a opção for realmente um servidor o windows server é o mais simples e rápido de aprender... 

Mas se você for entusiasta como eu opte pelo samba em linux...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não instalaria servidores para pequenos portes como o seu...

Usaria apenas um disco compartilhado em rede (pode ser até pelo router) e um hd externo como backup

a não ser que você queira gerenciar permissões com o AD...

Se a opção for realmente um servidor o windows server é o mais simples e rápido de aprender... 

Mas se você for entusiasta como eu opte pelo samba em linux...

O que eu pesquiso ? Servidor de arquivos windows server, samba ou tem alguma nome especial ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu pesquiso ? Servidor de arquivos windows server, samba ou tem alguma nome especial ?

Como te falei. No seu caso eu não perderia tempo levantando servidor... apenas faria um compartilhamento robusto.

Montaria uma máquina com windows 7 instalado e nessa máquina alocaria os documentos a serem compartilhados com um hd externo como backup... o seu problema de lentidão na rede nada tem a ver ser a falta de um servidor. É algum problema em sua estrutura mesmo. Sugiro em redes pequenas trabalhar com ip fixo... 

Mas se você realmente quer trabalhar com servidor sugiro instalar o ubuntu nessa máquina e levantar o serviço samba (arquivos)... muito leve, seguro e eficaz... o samba nada mais é que uma versão free do smb da microsoft... no fundo trabalham da mesma maneira.

Segue tutorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...