Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rendimento de mais cores em Windows 8 ou 10


tavoandrade

Posts recomendados

Saudações!

Trabalho numa empresa que não tem fim tecnológico, ou seja, não investe em computadores, porém, ele é minha ferramenta de trabalho. Estou precisando justificar a compra de um mais potente pra mim pois estamos engatinhando em BI, meu PC possui um processador AMD Athlon II X2 240 e o mesmo não está dando conta de processar todas as informações que preciso.

 

Minha dúvida é: pretendo solicitar um i7 + windows 8.1 (aqui é win7) ou o FX 8350, alguém conhece algum artigo que comprove que mais cores rendem mais no Windows 8.1/10 do que no 7? Fucei bastante ontem e não encontrei nada relevante, apenas sobre como ativar todos os cores do processador no win8. Agradeço qualquer apoio desde já!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vê só cara... Eu uso windows desde o Windows 3.1 e hoje estou usando o windows 10 no desk e ubuntu 15 no note...

Meu PC (Windows) hoje é um i7 3770 com 8gb de ram ddr3 com vídeo dedicado de 2gb...

Posso te dizer que até hoje o melhor (em termos de leveza e rapidez) windows que já trabalhei foi o windows 8.1... 

O Windows 10 tem recursos super bacanas e interessantes mas é bem mais pesado (até agora) que o windows 8.1... consome mais memória ram o que o torna mais lento um pouco mesmo com um processador robusto como o meu.

Em relação ao uso dos cores do processador vai depender muito mais do aplicativo que você vai usar que do sistema operacional mas no geral o desempenho no windows 8.1 dá aquela nítida sensação de ser mais leve... mais fluido... e eu uso muitos aplicativos 3d pesados como autocad e jogos de última geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vê só cara... Eu uso windows desde o Windows 3.1 e hoje estou usando o windows 10 no desk e ubuntu 15 no note...

Meu PC (Windows) hoje é um i7 3770 com 8gb de ram ddr3 com vídeo dedicado de 2gb...

Posso te dizer que até hoje o melhor (em termos de leveza e rapidez) windows que já trabalhei foi o windows 8.1... 

O Windows 10 tem recursos super bacanas e interessantes mas é bem mais pesado (até agora) que o windows 8.1... consome mais memória ram o que o torna mais lento um pouco mesmo com um processador robusto como o meu.

Em relação ao uso dos cores do processador vai depender muito mais do aplicativo que você vai usar que do sistema operacional mas no geral o desempenho no windows 8.1 dá aquela nítida sensação de ser mais leve... mais fluido... e eu uso muitos aplicativos 3d pesados como autocad e jogos de última geração.

 

Isto pode ser muita coisa, mas muita coisa mesmo e não o sistema operacional. Vou lhe citar exemplos...

 

1 - Estou atualizando todos os computadores de meus clientes para windows 10. Em alguns casos ficou normal... o arranque é mais lento, mas a utilização interna é impressionante. Em outros casos ficou uma carroça, mas não por causa do windows 10 e sim por causa de programas que prejudicaram seu funcionamento. Ex.: plugins de bancos.

2 - Tenho um Core 2 Duo E8400 (antiguin coitado) com ssd aqui para teste e lhe garanto que ficará impressionado de ver como ele voa. Segredo? Sim... instalar somente o essencial e, preferencialmente, do 0. Ou seja, atualizar o windows para 10 pode ter problemas de rendimento... muitos casos estão com cores a 100% de utilização nos processos "Aplicativo de logon do Windows" e "Host de serviço: Desempilhar grupo de serviços".

3 - Máquinas com i7 como a sua e a minha só servem para programas específicos. Na utilização do windows, raramente se percebe diferenças que justifiquem tais processadores. Então é irrelevante dizer que tem um processador bom e a máquina tá mais lenta do que com windows 8.1, pois o problema não é do windows e muito menos do processador e sim dos acompanhantes instalados e, principalmente, se utiliza hd ou ssd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto pode ser muita coisa, mas muita coisa mesmo e não o sistema operacional. Vou lhe citar exemplos...

 

1 - Estou atualizando todos os computadores de meus clientes para windows 10. Em alguns casos ficou normal... o arranque é mais lento, mas a utilização interna é impressionante. Em outros casos ficou uma carroça, mas não por causa do windows 10 e sim por causa de programas que prejudicaram seu funcionamento. Ex.: plugins de bancos.

2 - Tenho um Core 2 Duo E8400 (antiguin coitado) com ssd aqui para teste e lhe garanto que ficará impressionado de ver como ele voa. Segredo? Sim... instalar somente o essencial e, preferencialmente, do 0. Ou seja, atualizar o windows para 10 pode ter problemas de rendimento... muitos casos estão com cores a 100% de utilização nos processos "Aplicativo de logon do Windows" e "Host de serviço: Desempilhar grupo de serviços".

3 - Máquinas com i7 como a sua e a minha só servem para programas específicos. Na utilização do windows, raramente se percebe diferenças que justifiquem tais processadores. Então é irrelevante dizer que tem um processador bom e a máquina tá mais lenta do que com windows 8.1, pois o problema não é do windows e muito menos do processador e sim dos acompanhantes instalados e, principalmente, se utiliza hd ou ssd.

Concordo amigo. 

No meu caso avaliei baseado em instalações limpas e sem guardiões de bancos instalados.

Mas é reconhecido pela própria Microsoft que o windows 10 vem consumindo mais memória RAM que o esperado e por conta disso está em desenvolvimento seu primeiro SERVICE PACK que será distribuído em breve para corrigir esse problema de consumo de memória... 

Tirando isso o sistema é realmente fantástico. Mas hoje, na minha opinião o windows 8.1 tem melhor desempenho ainda...

E como você falou... se trocar o HD por um SSD fica uma bala... o ganho no login e logout e load de aplicativos é gritante...

E o processador influencia e muito dependendo da aplicação rodada... edição de vídeos, jogos e autocad comem núcleos de processadores e memória RAM...

Mas de fato o sistema operacional não tem um peso relevante nesse cálculo... apenas no uso convencional que se percebe uma fluidez maior no 8.1...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa

Obrigado pelas respostas

 

No momento estou utilizando MicroStrategy e Excel, quando o MicroStrategy não consegue a informação que preciso tenho que ir pro excel fazer fórmulas e gráficos na mão. O problema é que são muitas informações, cerca de 1kk de linhas. Acompanhando o processamento pelo Task Manager do Win7, dá pra ver que a memória RAM aguenta, o problema é o processador que vai a 100% na hora de cruzar informações.

 

EDIT: justifica a troca de win7 para 8.1 ou 10? Processador vou trocar de qualquer jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...