Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de Bancada - Ajudem um leigo


lfarah

Posts recomendados

Pessoal, boa tarde.

Montei um transformador somente como curiosidade. Inicialmente tinha calculado para ter as seguintes especificacoes:

Primario : 127v

Secundario : 32v 8A

Ao finaliza-lo e testa-lo, notei que o secundario esta soltando 30.8v (acredito que eu tenha 'pulado' uma volta no transformador), mas isso nao é problema.

Quero agora fazer uma fonte de bancada com o trafo.

Uma fonte com regulagem de 0 à 28 - 30v, com display indicativo de corrente e tensão. Futuramente quero limitar a corrente (como fazem essas fontes profissionais).

Encontrei um esquema que aparentemente vai servir para o meu proposito. Mas necessito de algumas pequenas modificações e por isso estou aqui pedindo ajuda. Vamos la...

Originalmente esse projeto limita a regulagem da tensão entre 3 e 28v. Preciso de 0 a 28.

A tensão de entrada é de 25v no projeto. Existe algum problema se entrar com 30.8v do meu trafo ? O que preciso mudar caso isso nao seja possivel ?

Valeu !!!

 

1.jpg

 

2.jpg

3.jpg

6.jpg

 

 

7.jpg

 

Esquema que quero utilizar (preciso modificar o 'range' de regulagem para 0v a 28v e se é possivel alimentar esse circuito (originalmente entrada de 25v) para entrada de 30.8v. Tambem gostaria de incluir um limitador de corrente.

 

8.jpg

Link do projeto original: http://www.toroid.com.br/arquivos-downloads/Fonte_Reg_30V_8A.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O maior problema que certamente vais encontrar é quando fores alimentar alguma carga qualquer com 1 Volt e 8 Amperes..

Sobre os transistores vão ficar a dissipar coisa de 40 Volts x 8A = 320 Watts.. Certo mas absolutamente certo que seus 4 transistores 2n3055 não vão aguentar tamanha dissipação..

E por ai afora vão teus problemas amplamente discutidos ai nesse tópico..

Se tiveres um tempo seria bom que o lesses de cabo a rabo..

 

Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem   

 

Repense se realmente necessitas ajustar a tensão abaixo de 1,2 Volts. Repense se necessitas ajustar a fonte acima de 24 Volts, se tens realmente uso para essas tensões mais altas. Simplifique sua fonte de bancada para que ela resolva 99,9% de seus problemas e não seja ela mais um problema..

Na minha bancada tenho duas ou três fontes ajustáveis de 1,2 a 10 Volts por 10 Amperes.

Cada uma delas resolve 80% de minhas necessidades.

Duas juntas resolvem os outros 20% que é nos casos onde necessito de 40 Volts por 10 Amperes (somo as duas em série)

Ou quando necessito de fontes simétricas ou quando necessito de fonte com 0,5 Volts, ai subtraio uma da outra (uma com 15 Volts e outra com 14,5 Volts somadas em série com polaridade invertida.

Até mesmo resolvo problemas de obter alguma tensão até 20 Volts mas com 20 Amperes (coloco duas em paralelo)

 

Ter duas ou três fontes menores, mais compactas, de menor corrente e ajustável em menor tensão são essenciais e resolvem tudo...

 

Outra delas montada por mim, bem mais simples:  Fonte para bancada - Uma visão diferente    

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!