Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

duvidas upgrade de vga


Posts recomendados

Bom, possuo meu PC a alguns anos já e estou quase certo de fazer um upgrade de VGA.

Meu PC:

asus m5a88-m

Fx-8150

2x 4gb Kingston 1333 (modelo simples)

Fonte xfx 750w core edition

HD 500gb

VGA atual HD6850

Penso em comprar uma GTX 960, vou enumerar minhas duvidas.

1- Compensa a diferença de +- 200R$ na placa de 4gb? Em que a de 4gb seria superior?

2- Minha fonte suporta tranquilo? Tanto em potencia quanto a conectores?

3- Compensaria mudar a plataforma para intel? Ou o aumento de desempenho seria pouco pelo alto gasto com CPU + mobo (+- 1200)?

4- em stock meu 8150 consegue me trazer um bom desempenho com a 960?

5- qual o melhor S.O. para jogos atualmente? Uso win7, estava pensando em mudar se o 8 ou 10 fossem melhores

6- qual GTX 960 tem um bom custo x beneficio? (Achei bonita a asus strix)

Por enquanto acho que as duvidas são essas. Os jogos que mais jogo são CS:GO, metin2 e LoL

PS: estou querendo testar nvidia, possuo R$1100,00 para gastar a vista, porém se a 4gb compensar eu dou uma esticada no orçamento

Desde já, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com essa grana, é melhor comprar essa placa aqui. Mesmo preço da Gtx 960, só que é ~8% mais potente: http://www.megamamute.com.br/produto/placa-de-video-powercolor-amd-radeon-r9-280x-3gb-gddr5-pci-express-3-0-3gbd5-t2dhe-oc-74657

 

A sua fonte é completo overkill, seguraria até duas dessas r9 280x sem problema.

 

Se fosse montar um PC novo, nunca aconselharíamos um processador FX. Mas você já tendo, também não é motivo para trocar (pelo menos não agora).

 

Windows 10 é o melhor. Empatado com o 8.1, embora a preferência seja ligeiramente maior para o 10. O 7 dá uma certa perda de desempenho; mas isso também não é problema, upar do 7 pro 10 é de graça mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- vai depender dos jogos q você pretende rodar. No seu caso parece que não precisa. Mas eu penso q 200,00 vale os 4gb, eu gastaria. Se você algum dia quiser rodar algum jogo q utiliza mais q 2gb você vai ter placa.

2-sim. sim.

3-não compensa mudar p/ intel.

4-sim

5-sim, em tese são melhores (64bits claro). Na prática a melhoria é pouca.

6-se vai rodar em stock, pode ser a mais barata. Prefira os modelos q tem melhor refrigeração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte foi um erro do cara que pediu as peças quando eu montei o PC, era pra ser uma Corsair cx500, enviaram essa xfx,acabei ficando com ela sem pagar nada a mais.

Sobre o processador eu já imaginava isso, que para montar um novo seria intel sem duvidas.

Saberia me responder se meu 8150 em stock levaria tanto a 960 quanto a r9 280x tranquilamente? Até tenho um hyper 612, porém não sei nada sobre OC e a cidade aqui é meio quente 30 graus em média, tenho medo de fazer algo errado.

Disse que tenho preferência por NVIDIA pois os desenvolvedores e alguns amigos que jogam metin2 falaram que o jogo roda mais liso em NVIDIA do que em radeons, e acho que é verdade pois com a 6850 tenho um pouco de lag quando fica muito cheio de players no mesmo lugar, e isso já não acontece com alguns amigos que usam NVIDIA (GTX 650, gt 640, GTX 960)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O processador aguenta tranquilo. Sobre o OC pode relaxar também, esse modelo da 280x vem com dois coolers, não terá problema com OC. E quanto aos lags com a radeon não tem nada a ver. Nem compara a 6850 com a 280x. A 6850 tem 1GB só, normal dar lag com mapa cheio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem outros detalhes, meu PC fica ligado umas 14h por dia e 6 dias na semana, vi que o consumo da 960 em full é melhor.

Tenho um amigo de jogo que trabalha em loja de venda de peças, e a loja só usa NVIDIA, provavelmente ele consegue um preço legal na 960 pra mim e me envia por correios. (Isso ele comprando pra ele da loja e me "revendendo")

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas você vai ficar jogando 14 horas por dia? Daí qualquer placa de vídeo aquece mesmo. E a 280X pode ter um consumo maior mas tem dois coolers, acredito que não teria problema de aquecimento.

 

Mas se o seu amigo consegue a 960 com um desconto bom aí fica a teu critério, porque compensaria pegar a 280X com o preço quase igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, no caso eu não fico jogando as 14 horas, porém quando eu não estou jogando, o jogo fica se "auto" jogando (no caso do metin2).

O problema não é sobre aquecimento e sim o custo em dinheiro gasto a mais com energia mensal.

Acho que consigo uma 960 2gb com 2 fans por uns 900, isso seria 150 a menos que a r9 fora o consumo mensal.

O jogo mais pesado que eu jogo é o csgo, talvez pense em jogar um bf4. A r9 é mais placa pelo que vocês dizem, porém a diferença no meu caso será que realmente vale a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, no caso eu não fico jogando as 14 horas, porém quando eu não estou jogando, o jogo fica se "auto" jogando (no caso do metin2).

O problema não é sobre aquecimento e sim o custo em dinheiro gasto a mais com energia mensal.

Acho que consigo uma 960 2gb com 2 fans por uns 900, isso seria 150 a menos que a r9 fora o consumo mensal.

O jogo mais pesado que eu jogo é o csgo, talvez pense em jogar um bf4. A r9 é mais placa pelo que vocês dizem, porém a diferença no meu caso será que realmente vale a pena?

Você vai estar pagando mais caro por um produto mais poderoso. Nada mais justo. Fazendo umas contas rápidas, assumindo que a placa esteja em FULL LOAD durante essas horas todas (coisa que você mesmo disse não ser o caso), e que a sua tarifa de luz seja de 0,50 R$ por kWh, o que é meio alto, a diferença fica... 13,50 R$ por mês.

 

Eu preferiria, digamos, ir ao McDonald's uma vez a menos todo mês e pegar uma placa de vídeo melhor. Mas, se você acha que isso justifica, ai é com você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, me veio a cabeça outras dúvidas, fiquei pensando se não compensaria subir o orçamento (resolvi não gastar um dinheiro que iria gastar com acessórios pro carro) e partir para uma 970 ou 290 que estão em média 1700.

Sei que meu processador provavelmente vai barrar o desempenho, mas penso em trocar ele daqui algum tempo e manter a VGA, essa duvida me veio pensando nos jogos futuros, pois a 960 que eu estava pensando em pegar é 2gb e a 4gb sobe muito o preço compensando subir de categoria.

Será que compensaria o investimento de 700 a mais para ter uma placa melhor por mais tempo, ou compensaria guardar esse dinheiro e quando a 960 não me satisfazer mais investir em algo mais atual?

Lembrando que hoje uso um monitor de 24 e os jogos que jogo são tranquilos para qualquer uma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A longo prazo, se você pode pagar e irá utilizar, ai sim compensa. Se você comprar a 960 ou a 280x agora para depois trocar o investimento final seria maior do que se você comprasse uma 970 ou 290 agora. Mas analise se você irá utilizar mesmo, são placas mais potentes mas se for para fazer "overpower" é gasto desnecessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale a pena se for rodar jogos mais exigentes numa qualidade melhor. Aí você aproveita mais a placa.

Pelo q tenho visto nos preços, ambas de 4gb, a diferença de preço é pequena, se pechinchar bastante, faz sentido sua observação. Embora a 970 tenha excelente custo/benefício, avalie com cuidado. Pelos jogos que você citou aí, a 960 atende super bem. Mas, se conseguir uma gtx por preço aproximado, eu também acho que vale a pena.

já cheguei a ver uma 970 por 1200,00 no boleto, mas em loja desconhecida, com várias reclamações de não entrega de produtos... aí não dá. Ou melhor, dá se eu for lá na porta e pagar e retirar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim, eu nunca fui a pessoa mais exigente quanto a gráficos, só odeio travadas e etc. Não veria problema em baixar alguns filtros.

Estou tendendo bastante para a 960 2gb mesmo, gostei bastante da asus strix OC pela estética, é uma boa placa certo? Acho que com ela consigo rodar jogos futuros no meu monitor de 24, mesmo que talvez precise reduzir a qualidade não é?

Muito obrigado a todos que estão ajudando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, a 960 é uma ótima placa. Se o preço dela onde você for comprar tiver pouca diferença pra 970, compre a 970 sem dúvidas (isso é óbvio). Caso contrário, pelo perfil que você se descreveu, a 960 não vai te deixar na mão por um bom tempo. Além do bom desempenho dela, ela aquece muito pouco (mesmo em OC) ao lado de outras placas, tem um sistema de ventilação muito bom e silencioso.

 

Resumindo, se a diferença de preço for pouca, compre a 970 ou a 290; se não, não precisa ter medo em comprar a 960 ou a 280x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre a vga eu já estou quase certo, igual o @mmarsego falou, pouca diferença em preço eu pego uma vga melhor que provavelmente vai me atender por mais tempo.

 

mais perguntas:

agora sobre o cpu, como disse eu tenho um 8150, que no caso daria para substituir por um 6300 / 8320 / 8350, porém acho que não justifica o investimento correto?

trocar a plataforma para intel como eu disse, no momento é complicado pois um jogo i5 + b85 sai por uns 1300 - 1400 reais. Iria aumentar muito o desempenho?

se acaso eu optar pela 970 creio que meu processador vai barrar um pouco ela, porém vai barrar muito? um over simples talvez resolveria?

ouvi dizer que talvez o windows 10 aproveitasse melhor os núcleos dos fx, isso é mito ou realmente melhora algo?

o correto da fonte é ficar com o fan para baixo? mesmo que a escrita fique de ponta cabeça?

tem algo para se fazer para melhorar o desempenho dos primeiros fx's?

 

minha config inteira:

fx-8150

cpu cooler Hyper 612 (com 2 fans)

2x 4gb kingston 1333 (simples, verdinhas)

asus m5a88-m

XFX 750w core edition

XFX HD 6850 ghost 1gb --> gtx 970?

Haf 912 plus (com fan 20cm em cima fora os normais)

monitor samsung 24'' syncmaster TA550

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre a vga eu já estou quase certo, igual o @mmarsego falou, pouca diferença em preço eu pego uma vga melhor que provavelmente vai me atender por mais tempo.

 

mais perguntas:

agora sobre o cpu, como disse eu tenho um 8150, que no caso daria para substituir por um 6300 / 8320 / 8350, porém acho que não justifica o investimento correto?

trocar a plataforma para intel como eu disse, no momento é complicado pois um jogo i5 + b85 sai por uns 1300 - 1400 reais. Iria aumentar muito o desempenho?

se acaso eu optar pela 970 creio que meu processador vai barrar um pouco ela, porém vai barrar muito? um over simples talvez resolveria?

ouvi dizer que talvez o windows 10 aproveitasse melhor os núcleos dos fx, isso é mito ou realmente melhora algo?

o correto da fonte é ficar com o fan para baixo? mesmo que a escrita fique de ponta cabeça?

tem algo para se fazer para melhorar o desempenho dos primeiros fx's?

 

minha config inteira:

fx-8150

cpu cooler Hyper 612 (com 2 fans)

2x 4gb kingston 1333 (simples, verdinhas)

asus m5a88-m

XFX 750w core edition

XFX HD 6850 ghost 1gb --> gtx 970?

Haf 912 plus (com fan 20cm em cima fora os normais)

monitor samsung 24'' syncmaster TA550

  1. Seu processador realmente não é lá muito bom. Mas qualquer uma das opções mencionadas também vai ser igualmente ruim, não vai ser upgrade, vai ser só jogar dinheiro fora.

     

  2. Por outro lado, trocar para intel também não vai te dar TÃO mais desempenho assim. Ainda mais considerando que você não vai jogar jogos exigentes, que é onde a diferença realmente se mostra. Não adianta ferrari VS kombi se o limite de velocidade é 30 km/h....

     

  3. O windows 10, por si só, é irrelevante. O que disseram melhorar o desempenho dos FX é o DirectX 12 (que só vem no Windows 10). Mas para isso, o jogo precisa ser feito pensando em DX12; ou seja, nenhum dos jogos criados até hoje iria se beneficiar dele.

    E ainda tem mais: no único benchmark que temos para DX12 atualmente, os FX foram DESTRUIDOS pelo i5, tanto em placas da nvidia como em placas da AMD. Eles simplesmente não são bons processadores, não tem jeito...

     

  4. A fonte, procure colocar o fan puxando ar de fora do gabinete. Se o seu gabinete for metade decente, a fonte será montada na parte de baixo, e terá uma aberturar para ela poder puxar ar. Se o gabinete for bem basicão, ai ponha ela puxando ar de dentro do case; não é o ideal, mas é o menos pior.

     

  5. Para aumentar o desempenho de qualquer processador (num contexto gamer), só fazendo OC.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não compensa fazer upgrade de AMD, como foi dito você praticamente não iria notar diferença. Para o próximo upgrade compensaria mudar de mobo e cpu indo para intel, um i5 4690 quem sabe. Isso daria um investimento de uns 1500~1600 reais aproximadamente, só justificaria se a 8150 não te satisfizesse mais só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou quase certo em pegar uma 970 agora, mais para o final do ano pego um SSD e na metade do ano que vem troco mobo + RAM + CPU , ai passo a config atual para um PC na casa da minha mae de uso geral

No caso manterei da config atual somente fonte, gabinete e cooler do cpu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!