Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom galera, eu estava pensando em comprar um processador potente para jogos e que fosse barato, procurei muito, até que achei a serie XEON da intel (nunca tinha ouvido falar dessa serie de processadores antes) porém seu socket é de FCLGA1155 e a da minha placa-mãe é LGA 1155 (Sem o FC) eu quero saber se esse processador roda na minha placa-mãe. E tambem quero saber se uma GTX 650 ti 1gb roda de boa nessa processador e se tem alguma outra coisa que eu tenho que prestar atenão sem ser o socket ^^ Obrigdado desde já ^^

MODELO DA MINHA placa-mãe:

GIGABYTE H61M-S1

MODELO DO PROCESSADOR:

Intel® Xeon® Processor E3-1230 v2 

Postado

Xeon é uma linha da Intel pra servidores.. Ele tem alguns modelos que servem em placas-mãe comuns..

Sobre o soquete, FCLGA 1155 = LGA 1155

Você precisa ver ser a placa-mãe suporta essa CPU, se tem BIOS que o suporte.. Só ter o mesmo soquete, não é o bastante..

Pra essa placa de vídeo, qualquer Core i3 daria conta...

• Curtir 1
  • 5 anos depois...
Postado

@RS Faria A minha placa-mãe é Gigabyte H61M-DS2 da revisão 4.0 e a BIOS está na versão F6. Segundo o site do fabricante, os processadores Xeon mostra a lista apenas os de segunda geração (Sandy Brigde). Eu não tenho certeza se esta placa-mãe suporta os processadores Xeon de terceira geração (Ivy Brigde), será que funciona?

Postado

@gutopereira Sim, esta versão F6 é a mais recente segundo a versão da placa-mãe que é 4.0: http://www.gigabyte.pt/products/page/mb/ga-h61m-ds2rev_40#support-dl

Postado

@Reinaldo Araujo

Segundo o site parece que ele da suporte apenas aos Xeon de 2° geração e não aos de 3° geração, o que não faz muito sentido uma vez que ela dá suporte ao i7 3770 de 3° geração...

Não sei se a Gigabyte esqueceu de atualizar o site colocando o suporte aos Xeon de 3° geração, ou se realmente a BIOS não adicionou esse suporte. 

http://www.gigabyte.pt/products/ajax?block=GetCpuList&id=3672

Postado

@gutopereira Será que atualizar a BIOS resolve? Eu testei o processador i3 de terceira geração e funciona.

Postado
agora, Reinaldo Araujo disse:

@gutopereira Estou usando o Xeon E3 1270.

Se voce estiver com o E3 1230 V2 em mãos, então atualiza a BIOS para essa versão F6 e depois testa pra ver se ele funciona?

Teoricamente ele é quase que o mesmo que um i7 3770, então pode ser que a placa-mãe o reconheça.

Mas se voce ainda não comprou ele, minha recomendação é não arriscar porque pode ser que não funcione. Além do mais o seu E3 1270 já possui 4 núcleos e 8 threads, a performance é praticamente a mesma de um E3 1230 V2, o que muda é a litografia 32nm vs 22nm, ou seja o seu esquenta mais...

Postado
39 minutos atrás, Reinaldo Araujo disse:

@gutopereira Esta litografia: quanto menor é melhor o desempenho?

Teoricamente uma litografia menor pode dar um ganho de performance, mas no seu caso o E3 1270 possui clock base 3,40Ghz e turbo boost para 3,80Ghz. Um E3 1270 V2 possui 3,50Ghz e 3,90Ghz. Ou seja, ganha 100Mhz o que é muito pouca diferença, o que muda mais é o TDP 80W vs 69W e por isso necessita de um cooler melhor...

Mas esse E3 1230 V2 que voce quer comprar possui clock base 3,30Ghz e turbo boost para 3,70Ghz, ou seja ele possui 100Mhz a menos e aparentemente fica um pouco atrás do seu E3 1270.

Esse comparativo mostra o E3 1230 V2 com 15% a mais de desempenho nos benchmark em relação ao seu E3 1270.

https://technical.city/pt/cpu/Xeon-E3-1230-v2-vs-Xeon-E3-1270

Sinceramente acho que nem vale a pena essa troca, a não ser que voce não gaste nada com isso.

Postado
Em 09/04/2021 às 18:11, gutopereira disse:

Mas esse E3 1230 V2 que voce quer comprar possui clock base 3,30Ghz e turbo boost para 3,70Ghz, ou seja ele possui 100Mhz a menos e aparentemente fica um pouco atrás do seu E3 1270.

Na verdade eu comprei o Xeon E3 1270. Eu fiquei confuso com o V2 que não está na lista do site do fabricante.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...