Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal.

Gostaria de ajuda de vocês para descobrir a melhor forma (se é que vale a pena) de compartilhar minha internet.

Em casa, tenho uma conexão de 10MB da NET. Um vizinho, já um senhor, me perguntou se eu não concordaria em dividir o wi-fi com ele, em troca de uma contribuição mensal, da parte dele, de R$ 30 (pago R$ 89,90).

Em princípio, me pareceu uma boa ideia: pelo que vi no notebook dele, esse senhor só acessa mesmo e-mail, redes sociais e, quem sabe, um ou outro streaming de vídeo. Mas gostaria de criar uma rede separada para, dentro do possível, preservar a velocidade da minha fatia da internet, e evitar problemas legais (vai saber o que esse senhor, de fato, acessa...). Pensei, então, em fazer como alguns estabelecimentos comerciais fazem: criar uma rede secundária (no caso dos restaurantes e lojas, para os clientes; no meu caso, para meu vizinho).

Cheguei a fazer uma busca razoável na internet, mas as informações me parecem confusas: alguns lugares dizem para conectar um roteador a outro; outros sites dizem para conectar dois roteadores a um mesmo modem (neste último caso, me parece que meu modem não suportaria). Meu modem é um SBV5122 (cedido pelo provedor) e meu roteador é um TP-Link TL-WR740N.

Gostaria de ajuda para saber se:

É possível fazer essa separação entre rede pra mimária e secundária (com senhas diferentes) com o equipamento que tenho?

Não sendo possível, gostaria da opinião de vocês: acham que vale a pena compartilhar a internet sem essa segurança?

Desde já agradeço a atenção e a ajuda!

Postado

se vale a pena ? - a resposta é simples -> Confias ? :devil::santo:

Mas se resolver aceitar o desafio...( tudo que envolve o ser humano é desafio....) crie uma rede Virtual.

-> http://www.softpedia.com/get/Internet/File-Sharing/Hamachi.shtml

* https://www.tecmundo.com.br/conexao/4133-crie-uma-rede-virtual-privada-vpn-via-internet-para-jogar-com-seus-amigos-como-se-estivesse-em-lan.htm *

no texto acima o foco é jogos.... mas pode se ter uma base....

• Membro VIP
Postado

Sim é possível.

Não precisa criar um VPN, mesmo porque usando o VPN teria que usar o computador como ponte, o que poderia levar a baixo o compartilhamento já que o custo poderia ser maior (ou igual).

Se vai criar um rede wireless, basta ver no manual. Você cria outro SSID, separa ela e depois atribui as configurações de QoS para o MAC. Se possível deixe apenas o MAC do notebook cadastrado, assim você se assegura que a banda estaria sendo utilizada apenas pelo notebook (ou dos MACs cadastrados).

O firmware original é limitado, com firmware alternativo Gargoyle por exemplo você tem até mais controles para fazer. (Como banda, cota mensal, etc)

Postado

Agradeço a explicação. Este roteador que tenho é capaz de lidar com 2 SSIDs?

Se puder me indicar tutoriais que indiquem como proceder a essa configuração, lhe agradeço.

Por último, você não deu sua opinião: procedendo conforme sua sugestão, acha seguro o compartilhamento da conexão?

Sim é possível.

Não precisa criar um VPN, mesmo porque usando o VPN teria que usar o computador como ponte, o que poderia levar a baixo o compartilhamento já que o custo poderia ser maior (ou igual).

Se vai criar um rede wireless, basta ver no manual. Você cria outro SSID, separa ela e depois atribui as configurações de QoS para o MAC. Se possível deixe apenas o MAC do notebook cadastrado, assim você se assegura que a banda estaria sendo utilizada apenas pelo notebook (ou dos MACs cadastrados).

O firmware original é limitado, com firmware alternativo Gargoyle por exemplo você tem até mais controles para fazer. (Como banda, cota mensal, etc)

• Membro VIP
Postado

Veja no site da Tp-Link, tem os manuais dos produtos, atualizações, etc.

Como não tenho a versão, não posso afirmar se no firmware original existe a opção, mas o hardware tem capacidade. (No OpenWRT ele oferece suporte para tal recurso)

Se você criar outra rede separada e habilitar como VLAN é seguro porque não é possível acessar os dados dos outros conectados. Só teria problema caso ele realizasse algum delito usando a internet, mas dependendo do que se trata é fácil conseguir identificar que o IP é aquele, mas os pacotes não foram para seu computadores por exemplo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!